segunda-feira, 2 de março de 2009

Alerj debate crise com prefeitos do Sul Fluminense

Os efeitos da crise econômica internacional e as alternativas para retomar o crescimento econômico e gerar empregos nos municípios do Sul do Estado do Rio serão tema da audiência pública que a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro realiza na próxima quarta-feira (4), às 14h30.
Prefeitos dos 12 municípios da região (Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda) e parlamentares vão se reunir com empresários e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, para identificar medidas que possam ser implantadas para garantir a sobrevivência das empresas e a manutenção dos postos de trabalho.
A região Sul Fluminense, que possui o maior nível de industrialização e o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, é uma das áreas mais atingidas pela desaceleração econômica. A siderurgia e a indústria automobilística, pilares da economia local, são segmentos que registraram forte queda nas vendas e até mesmo redução no preço final dos produtos.
Demissões e diminuição da arrecadação são algumas das consequências diretas sofridas por municípios como Volta Redonda (onde está localizada a Companhia Siderúrgica Nacional), Porto Real (sede da montadora Peugeot-Citroen) e Resende (onde está localizada a Volkswagen Caminhões).
O Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda estima que 1.800 pessoas perderam seus postos de trabalho desde o agravamento da crise internacional, em setembro do ano passado.

Nenhum comentário: