sexta-feira, 29 de abril de 2011

'Disney on ice - Aventuras em Walt Disney World' estreia no Maracanãzinho em maio

O espetáculo "Disney on ice - Aventuras em Walt Disney World" estreia dia 25 de maio no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O show de patinação no gelo com os personagens mais famosos do mundo promete divertir todas as gerações. No espetáculo, a família super-poderosa de Os Incríveis tenta passar férias normais, como qualquer outra família, em Walt Disney World®. A tentativa acaba quando os super-heróis entram em diversas confusões por causa de seus super poderes. A plateia vai rir bastante com uma série de acontecimentos cômicos. Além disso, o público também se divertir bastante com Baloo na "Jungle Cruise", voar como um astronauta com Buzz Lightyear na "Space Mountain®" e acompanhar as princesas Branca de Neve e Cinderela durante o Desfile de Luzes pela avenida principal do parque. Os espectadores ainda vão lembrar das atrações mais famosas de Walt Disney World® sem sair de sua cidade. A plateia vai poder sentir emoções assustadoras da "Mansão Mal Assombrada", se divertir com a batalha com os piratas fanfarrões do "Piratas do Caribe" e as xícaras de chá de "Mad Tea Party". A plateia também vai poder acompanhar os passos no gelo de Mickey, Minnie, Donald, Margarida, Pateta, Pluto, os personagens de Toy Story 3, Alice e o Chapeleiro Maluco, do desenho "Alice no País das Maravilhas", nesta aventura. O show é produzido pela Entertainment® e realizado pela Time For Fun. No Rio de Janeiro, clientes Credicard, Citibank e Diners contam com pré-venda exclusiva de ingressos, que acontece entre os dias 22 e 28 de março, pela Central de Vendas da Tickets For Fun no site www.ticketsforfun.com.br, no telefone 4003-5588, nos pontos de vendas espalhados pelo Brasil (lista disponível no site) e nas bilheterias oficiais do espetáculo no Ginásio Maracanãzinho (Rua Prof. Eurico Rabelo, s/n - Rio de Janeiro/RJ). A bilheteria para o público em geral abre dia 29 de março nos mesmos canais de venda. (SRZD/Redação)

Grajaú-Jacarepaguá receberá investimento em obras na encosta

A autoestrada Grajaú-Jacarepaguá receberá investimentos de R$ 3,1 milhões em obras estruturais na encosta. O dinheiro será da prefeitura, por meio da Geo-Rio. O início da intervenção, de caráter emergencial, é imediato e o prazo é de 180 dias para a sua conclusão. As informações são da Secretaria Municipal de Obras. Os serviços constarão de estrutura de impacto em concreto armado, ancorada com perfis metálicos, além da instalação de tela com extensão de 150 metros ao longo do Trecho dos Eucaliptos. Também serão executados trabalhos de drenagem e desmonte de blocos de rochas, além de fixação de outros blocos com estruturas ancoradas. A Geo-Rio já havia feito investimentos corretivos e preventivos na via, que, de acordo com a prefeitura, evitaram maiores transtornos na madrugada do dia 26. Ao longo de 2010, foram realizadas obras de recuperação do sistema de drenagem e da pavimentação e instalação de estruturas que garantiram mais segurança à via. (G1/Redação)

Show do Dia do Trabalhador terá Beth Carvalho e convidados no Rio

Para comemorar o Dia do Trabalhador, a cantora Beth Carvalho vai receber convidados no próximo domingo (1º), na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O “Show do Trabalhador” é promovido pela Globo Rio. Entre os artistas que se apresentarão ao lado de Beth Carvalho estão Nelson Sargento, Monarco e Dudu Nobre. O evento será realizado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria estadual de Emprego e Renda e Secretaria municipal de Trabalho e Emprego. A partir das 9h começam as atividades e serviços para toda a família, com área de lazer infantil, balcão de empregos, cadastro de seguro desemprego, emissão de carteira de trabalho, núcleo de atendimento ao deficiente e muito mais. Será instalado um telão de alta definição para exibir a grande final da Taça Rio.
Confira a agenda do evento
09h - Serviços sociais, balcão de empregos, emissão de documentos, lazer para crianças
16h - Transmissão da final da Taça Rio no telão do evento
18h - Show com Beth Carvalho e convidados especiais
(G1/Redação)

Promessa de casa cheia para a decisão da Taça Rio

A procura por ingressos para a final da Taça Rio, envolvendo Flamengo e Vasco, que será realizada no próximo domingo (1º), no Engenhão, esteve a todo vapor. Muitos torcedores se deslocaram para os principais postos de vendas para garantir um lugar na decisão. No início da tarde de quarta-feira (27), os rubro-negros esgotaram os setores Sul e Leste Superior. Os setores Norte e Oeste Superior, destinados à torcida cruzmaltina, também acabaram. (Redação)

Termômetros sobem, mas frio torna a voltar domingo

Uma forte massa de ar polar que chegou segunda-feira e trouxe também ventos frios à cidade derrubou as temperaturas do Rio de Janeiro. A madrugada de ontem foi a mais fria do ano. No Alto da Boa Vista, a 400 metros do nível do mar, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 16,8 graus. A temperatura máxima foi de 25,6 graus na Saúde. Hoje (29), a massa de ar polar deve se afastar do litoral do Rio, permitindo que a temperatura suba um pouco e a nebulosidade diminua durante o final de semana. A previsão é de que a mínima seja de 12° e a máxima de 29°. No sábado, o sol aparece e os termômetros deverão registrar entre 18 e 31 graus.
Calor por pouco tempo
Mas a subida da temperatura não deve permanecer por muito tempo. No domingo pela manhã, o sol continua a aparecer, mas à tarde a frente fria volta com nuvens. A previsão para o dia é de rajadas de vento no litoral e possibilidade de chuvas fracas durante a noite. A mínima esperada para o dia é de 18 graus e máxima de 33 graus. Na próxima semana, uma frente fria chega com força ao País, trazendo ainda mais frio para o Rio. De acordo com o Instituto Climatempo, essa onda de ar frio será a mais forte a entrar no País esse ano, e pode derrubar as temperaturas das regiões Sul e Sudeste. (O Dia Online/Redação)

Estação Central do Brasil, no Rio, será homenageada em selo comemorativo

Ponto de partida e chegada de milhares de cariocas diariamente, a estação de trens Central do Brasil, no Centro do Rio, vai virar tema de um selo comemorativo em homenagem ao Dia do Ferroviário, comemorado amanhã, sábado (30). Com tiragem de 900 mil exemplares, os selos serão lançados na própria Central do Brasil, às 11h, amanhã. Eles fazem parte da série "Estações Ferroviárias", que também homenageia outros terminais ferroviários históricos. Cada selo vai custar R$ 1,10 e pode ser adquirido nas agências dos Correios. (G1/Redação)

Estado inaugura mais três Delegacias de Policia na próxima semana

Serão inauguradas no dia 04 de maio, quarta-feira, três Delegacias de Polícias, no estado do Rio. Estarão presentes no evento o Governador Sérgio Cabral, o Vice-Governador e Secretário de Estado de Obras do Rio de Janeiro Luiz Fernando de Souza Pezão, o Secretário de Estado de Segurança José Mariano Beltrame e a Chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Delegada Martha Mesquita da Rocha.
Programação:
9h - Inauguração da 67ª Delegacia de Polícia, a 123ª do Programa Delegacia Legal.
Local: Estrada do Bananal, nº 1919 – Bairro Bananal - Guapimirim - RJ.
10h - Inauguração da 70ª Delegacia de Polícia, a 124ª do Programa Delegacia Legal.
Local: Rua Firmino Francisco Leite, s/nº - Tanguá - RJ.
11h - Inauguração da 119ª DP Delegacia de Polícia, a 125ª do Programa Delegacia Legal.
Local: Rua Liane Kleinsorges com a Estrada Municipal Cachoeira dos Bagres, Quadra 11 – Lote 6 – Rio Bonito – RJ.
(Redação)

Parlamentares lançam no Senado frente em defesa da família

Deputados e senadores lançaram ontem (27), no Senado Federal, a Frente Parlamentar Mista Permanente em Defesa da Família Brasileira. No início do evento, o presidente da frente, senador Magno Malta (PR-ES), agradeceu a presença dos vários parlamentares, artistas, desportistas, líderes políticos e religiosos, e destacou a importância da proteção ao núcleo familiar como forma de assegurar o desenvolvimento de uma sociedade saudável no país. De acordo com Magno Malta, a frente parlamentar foi criada para atuar de forma propositiva no Congresso Nacional, formulando e implementando políticas públicas em seu favor.
- A primeira instituição é a família. Se a família vai bem, a sociedade vai bem. Se a família vai mal a sociedade também vai mal - declarou Magno Malta. Estiveram presentes os senadores Marcelo Crivella (PRB-RJ), Walter Pinheiro (PT-BA), Jayme Campos (DEM-MT), Wellington Dias (PT-PI), Waldemir Moka (PMDB-MS), Blairo Maggi (PR-MT), Sérgio Petecão (PMN-AC) e Eduardo Amorim (PSC-SE); os deputados federais, Fátima Pelaes (PMDB-AP), Arolde de Oliveira (DEM-RJ), Romário (PSB-RJ), Nilton Capixaba (PTB-RO), Audifax (PSB-ES), Rosinha da Adefal (PTdoB-AL), Zequinha Marinho (PSC-PA), Silas Câmara (PSC-AM), Eros Biondini (PTB-MG) e Marcelo Aguiar (PSC-SP), entre outros.

Fluzão abre vantagem de 3 a 1 sobre o Libertad

E os Guerreiros venceram mais uma. Nem mesmo a campanha do Libertad, do Paraguai, de segundo melhor time na primeira fase da Libertadores, muito menos o apagão parcial dos refletores no Engenhão, atrasando o jogo em uma hora, foram páreos para mais uma vitória do Fluminense ontem (28). Com os 3 a 1 sobre os paraguaios, o Tricolor pode perder por até um gol no jogo de volta que avançará para as quartas de final. O técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes esteve presente no estádio e viu os gols marcados por Rafael Moura, Marquinho e Conca - Gamarra descontou para os paraguaios. E melhor, assistiu mais um espetáculo da torcida tricolor. Um lindo mosaico com a palavra "Guerreiros" registrou mais uma noite vitoriosa do Fluminense.
(Agência Rio de Notícias/Redação)

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Testes de teleférico do Alemão terminam em maio

O ministro do Comércio Exterior da França, Pierre Lellouche, visitou ontem (27) o Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio. Na ocasião, Ícaro Moreno, presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), órgão do governo do Rio, anunciou que os testes do teleférico terminarão no dia 20 de maio. Mas passado o período, o transporte terá ainda uma fase de operação assistida, que servirá para o treinamento dos moradores para a utilização de forma segura do teleférico. (G1/Redação)

Fla bate Horizonte com Willians em dia de Messi

Com Willians em dia de Messi, o Flamengo não teve muita dificuldade para superar o Horizonte-CE, nesta quarta-feira (27), por 3 a 0, e garantir a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. Os gols foram marcados pelo camisa 8 do Fla, Deivid e Galhardo. Agora, o Rubro-negro enfrentará o Ceará, na próxima quarta-feira (4), em local a ser definido. (Ag. Rio de Notícias/Redação)

Zoológico do Rio ganha casal de tigres 'William e Kate'

O zoológico do Rio ganhou um novo casal de ilustres moradores. Dois tigres de bengala, batizados de William e Kate, chegaram ao local na última segunda-feira (25) e serão apresentados ao público carioca a partir de hoje  (28), quando os visitantes terão acesso, a partir das 10h, à Casa dos Tigres. Lá, será possível conhecer como funciona a rotina de trabalho do tratador dos animais. Segundo o zoológico, William tem 4 anos e Kate, 5. Os dois vieram do zoológico do Beto Carreiro, em Santa Catarina.
Serviço:
Parque da Quinta da Boa Vista, s/nº - São Cristóvão
Ingresso: R$ 6
Idosos a partir de 60 anos e estudantes, mediante a documentação escolar, pagam meia
Outras informações: (21) 3878-4200 / 4207 / 4223
(G1/Redação)

Prefeitura reprova 45% dos ônibus avaliados no município

Um balanço da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) sobre a fiscalização de ônibus no município apontou que 45% dos veículos avaliados nos últimos 13 meses foram reprovados por não estarem de acordo com as exigências da Prefeitura para o transporte urbano à população. De acordo com a secretaria, dos 1.484 coletivos fiscalizados, 667 não passaram na avaliação dos fiscais. Entre as irregularidades constatadas pelos fiscais estão mau estado de conservação dos veículos; extintor de incêndio vencido ou a falta dele; e a falta de documentos obrigatórios. No mesmo período, a fiscalização flagrou em suas operações 87 ônibus piratas. Após a implantação do sistema de consórcio, a secretaria fiscalizou 398 ônibus, aprovou 258 e reprovou 140. Os consórcios Transcarioca, Intersul, Internorte e Santa Cruz começaram na gestão das linhas de ônibus municipais em novembro do ano passado, após vencerem licitação, e todos estão sendo alertados pela secretaria sobre as irregularidades. As linhas que mais receberam reclamações dos usuários foram a 381, 384, 854, 523, 945, 866 e 691. (O Globo Online/Redação)

Jardim Botânico sedia exposição de orquídeas durante o fim de semana

Quem visitar o Jardim Botânico entre sexta-feira (29) e domingo (1º) pode, à primeira vista, se surpreender e acreditar que a primavera já chegou. Durante o fim de semana, das 8h às 17h, acontece a 24ª edição da exposição "Orquídeas no Jardim", com palestras, visitação guiada ao orquidário e atividades para crianças. Ao todo, 20 estandes de vendas e da OrquidaRio, associação que tem 2.800 exemplares da planta, vão vender orquídeas das mais variadas espécies e preços.
- Vamos ter mudinhas a R$ 10, e plantas floridas a R$ 15. Também teremos orquídeas para colecionadores de R$ 300 a R$ 800 - explica o presidente da OrquidaRio, Ricardo de Figueiredo Filho.
O valor da entrada é de R$ 5. O ingresso é gratuito para maiores de 60 anos, residentes no Brasil ou em outros países do Mercosul, crianças até 7 anos e portadores de necessidades especiais, com direito a um acompanhante.
Estacionamento:
Rua Jardim Botânico, 1008
R$ 5 - Veículos até cinco assentos
R$ 9 - Veículos acima de cinco assentos (vans)
R$ 3 - Moto
O Globo Online/Redação)

Vacas da 'Cow Parade' chegarão às comunidades pacificadas do Rio

Quatro anos após a sua última passagem pelo Rio de Janeiro, a exposição “Cow Parade” voltará à cidade no dia 28 de setembro deste ano. Dessa vez, além das ruas da cidade, as vaquinhas também ficarão espalhadas pelas comunidades pacificadas. Ao todo, cem novas vacas de fibra de vidro prometem chamar a atenção do público até o dia 27 de novembro. A exposição é considerada a maior mostra a céu aberto do mundo. No Brasil, a Cow Parade já passou por Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo e Porto Alegre. Não precisa ser artista profissional para decorar sua vaca. Um comitê especial vai selecionar 60 trabalhos criados por qualquer pessoa. Os critérios vão da qualidade da obra ao ineditismo do projeto. (G1/Redação)

Joá terá terceira faixa para reorganizar trânsito

A prefeitura decidiu desarquivar um projeto viário do fim dos anos 90 para reorganizar o trânsito entre a Barra da Tijuca e a Zona Sul a tempo dos Jogos Olímpicos de 2016. A ideia é construir uma terceira faixa em vão livre e alargar os túneis do Joá e de São Conrado na parte superior do Elevado do Joá (ou das Bandeiras). As obras vão começar em 2013 e devem durar pelo menos dois anos, já que terão que ser executadas principalmente durante a madrugada. O projeto foi aprovado ontem (27) durante uma reunião no Palácio Guanabara com a delegação do Comitê Olímpico Internacional (COI), que está no Rio supervisionando o andamento dos projetos. Ainda não se sabe quanto custará a intervenção. O plano apresentado pelo secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, recebeu sinal verde do consultor do COI para transportes, Philippe Bovy. Ficou decidido também que será implantado um sistema de rodízio para carros de passeio em dois trajetos da ligação Barra-Zona Sul, entre a Avenida Ministro Ivan Lins e a Praça Sibelius e o cruzamento das Avenidas Niemeyer e Delfim Moreira. O rodízio acontecerá tanto durante os Jogos Olímpicos (de 5 a 21 de agosto de 2016) quanto nas Paraolimpíadas (de 7 a 18 de setembro). O sistema prevê ainda outras restrições para carros particulares, para estimular a população a usar os transportes coletivos . (O Globo Online/Redação)

Flu encara Libertad no mata-mata da Libertadores

Com a moral elevada após a heróica classificação para as oitavas de final da Taça Libertadores da América, o Fluminense pega o Libertd (PAR) no primeiro jogo da fase eliminatória da competição hoje (28). O jogo acontece a partir das 21h50, no Engenhão, no Rio de Janeiro. No último treino antes da partida contra o Libertad (PAR), o técnico Enderson Moreira e o atacante Fred destacaram a concentração total do elenco na competição mais importante do continente. "Necessitamos de equilíbrio emocional para suportar qualquer tipo de provocação e não perder um atleta com cartão vermelho, o que complica o desempenho e dificulta demais a nossa missão. Nesse jogo de 180 minutos, precisamos ser ofensivos em casa, mas não podemos dar o contra-ataque ao Libertad. Eles têm uma consciência tática forte e uma linha defensiva muito bem armada. Ninguém consegue a segunda melhor campanha da Libertadores (com 14 pontos) de graça", alertou Enderson. (Ag. Rio de Notícias/Redação)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Filha de Brizola morre aos 56 anos no Rio

Neusa Maria Goulart Brizola, a Neusinha, filha do ex-governador do Rio Leonel Brizola (1922-2004), morreu na tarde de hoje (27) aos 56 anos por complicações pulmonares decorrentes de uma hepatite. Ela estava internada desde domingo (24) na Clínica São Vicente, na Gávea (zona sul do Rio). Neusinha tinha dois filhos --Laila e Paulo César-- e foi casada três vezes. "Neusinha, que com todos os desentendimentos que a imprensa sempre explorou, foi sempre objeto de um carinho especial de meus avôs e será sepultada ao lado deles em São Borja", afirmou o deputado Brizola Neto (PDT-RJ) em seu blog. Segundo a família, o corpo de Neusinha será velado no Cemitério São João Batista, no Rio, e amanhã será levado para São Borja, onde será enterrado no Mausoléu dos Gourlart. (Folha.com/Redação)

Programas de incentivo ao esporte terão cota para mulheres



Programas de incentivo ao esporte mantidos ou financiados pelo Governo do estado deverão reservar cota de 30% para mulheres. É o que estabelece a lei 5.958/11, publicada no Diário Oficial do Executivo desta quarta-feira (27). Assinada pela presidente da comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Inês Pandeló (PT), tem como objetivo fomentar a prática esportiva entre o público feminino e descobrir novos talentos. “Ainda hoje, mesmo com tantos casos exemplares de atletas bem sucedidas, como a jogadora de futebol Marta, ainda é dado pouco espaço para elas nos esportes”, justifica a parlamentar.(JB Online/Redação)

Casas de show do Rio terão que disponibilizar cadeira de rodas

Assim como já é exigido de supermercados e shoppings, as casas de shows localizadas no estado também terão que disponibilizar cadeiras de rodas para deslocamento de clientes, em caso de mal estar. É o que assegura a lei 5.959/11, publicada no Diário Oficial do Executivo de hoje (27/04). A nova regra inclui a determinação na Lei 2.650/96. “Por motivo de segurança, a utilização de cadeiras de roda torna-se fundamental para pronto atendimento e melhor deslocamento de algum cliente que esteja passando mal, tenha se contundido ou não esteja em condições de se locomover, pessoas idosas e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”, argumenta a autora da proposta, a ex-deputada e atual prefeita de Nova Iguaçu Sheila Gama, na justificativa ao projeto. (JB Online/Redação)

Pré-sal abastece também cursos técnicos no Rio

A descoberta da camada do Pré-Sal, com gigantescas reservas de petróleo e gás natural no litoral do Rio e do Espírito Santo, vem provocando uma correria de candidatos aos cursos de capacitação em petróleo e gás natural.
– Além de colocar o Brasil num patamar ainda mais alto no mercado mundial, as novas reservas aumentarão a demanda de emprego, o que vai exigir mão-de-obra mais qualificada – entende o engenheiro de petróleo Pedro Tedeschi. – Daí, essa grande procura, principalmente dos jovens, pelos cursos de capacitação. Com o preço da mensalidade de uma faculdade de engenharia de petróleo girando em torno de R$ 1,2 mil, como na PUC do Rio, os interessados em tratalhar no ramo estão optando pelo curso técnico, bem mais em conta. (JB Online/Redação)

A um pulo de Portugal, delícias da mesa e cultura da Espanha, no Centro do Rio






A um pulo de Portugal, chegamos à Espanha, em pleno Centro do Rio. Vizinho ao prédio, o histórico Real Gabinete Português de Leitura.
Instalado em um prédio antigo da Rua Luis de Camões com um pé-direito muito alto e uma decoração bem cuidada, o Caffè Olé, misto de sofisticado restaurante e livraria, conta com um ambiente amplo e atraente.
A qualidade e o requinte do cardápio preparado pelo proprietário e Chef Mike, vem conquistando pessoas com os mais exigentes paladares. A livraria faz às vezes de biblioteca, podendo o cliente consumir delícias do cardápio gastronômico e cultural.
O esmero na escolha dos produtos para oferecer especialidades da cozinha internacional, é uma preocupação diária que garante sempre o melhor sabor, a melhor textura e o melhor visual. Vale uma visita.
(21) 2509-7331 atendimento@caffeole.com.br Rua Luiz de Camões, 2 - Largo São Francisco  http://www.caffeole.com.br
Redação

Complexos da Penha e Alemão terão pacote de TV por assinatura

Moradores dos complexos do Alemão e da Penha terão, em duas semanas, a possibilidade de pagar R$ 29,90 para receber canais de TV por assinatura. O preço é semelhante ao cobrado por serviços clandestinos. O pacote será oferecido em outras favelas pacificadas. O valor foi divulgado ontem, numa reunião no Comando Militar do Leste, por Antônio João Filho, da Via Embratel: o pacote básico da operadora custa R$ 69,90. A SKY também decidiu entrar na disputa pelo novo mercado e cobrará R$ 39 de moradores de comunidades com UPPs.
Banda larga
Secretário estadual de Assistência Social, Rodrigo Neves diz que o governo também tem estimulado empresas a fornecer, nessas favelas, acesso à Internet com tarifas mais baixas. Segundo ele, este serviço ficará disponível em meados do ano que vem. (O Dia Online/Redação)

Vítimas das chuvas podem usar FGTS para cobrir danos

Proprietários de veículos danificados e donos de estabelecimentos que tiveram prejuízos com a forte chuva que alagou vários pontos da cidade, segunda-feira, contam com decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para cobrir os danos. Uma posição libera o saque do Fundo de Garantia para prejuízos com moradia, outra, do mesmo STJ, garante indenizações em processos contra a prefeitura em situações em que houve prejuízos com enchentes comprovadamente provocados por negligência da administração pública. Assim, há antecedentes legais para que os prejudicados do Rio entrem com ações contra a prefeitura. Baseados no argumento de que impostos servem para manutenção, investimentos em infraestrutura e limpeza de vias pluviais, entre outros serviços, os cidadãos têm opção de ir ao Juizado Especial da Fazenda Pública, nos casos em que danos não ultrapassem 60 salários mínimos (R$ 32.700). Se o valor for maior, as Varas de Fazenda Pública são as alternativas. “A prefeitura e o estado têm a obrigação de zelar pela bem público. Há muito caso de negligência em que o cidadão paga altos impostos e acaba prejudicado”, afirma o presidente da Associação Nacional de Assistência ao Consumidor e ao Trabalhador (Anacont). O Dia Online/Redação

Burocracia afoga obras na Praça da Bandeira

Cenário de caos toda vez que chove no Rio, a Praça da Bandeira voltou a ficar submersa nesse último temporal. Ônibus e carros foram arrastados e pessoas se penduraram no teto dos veículos para não ser levadas pela correnteza. Uma ‘rotina’ que poderia ser diferente: o governo federal destinou R$ 292 milhões para obras de prevenção de enchentes no local, mas a verba ainda não foi repassada porque a documentação entregue pela prefeitura está incompleta. O prefeito Eduardo Paes, no entanto, garantiu que as obras começam ainda este ano e vão durar 18 meses. Segundo ele, o município está dentro do prazo previsto para cumprir as exigências feitas. O secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, ressaltou que problemas na documentação são normais quando o repasse é de valores muito altos. “Em cinco dias, acho que vamos resolver as pendências”, disse. (O Dia Online/Redação)

Fla conta com a garotada para passar pelo Horizonte-CE

Sem Ronaldinho Gaúcho e Leonardo Moura, o Flamengo terá de confiar na garotada para vencer o Horizonte-CE hoje (27), para conseguir a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. A partida acontece no Estádio Domingão, no Ceará, a partir das 21h50. Entre os jogadores que vieram da base rubro-negra estão o lateral direito Galhardo e o atacante Diego Maurício, este aproveitado com mais assiduidade no time principal do Fla. Amigos desde criança, Galhardo e Diego Maurício se acostumaram com os jogos decisivos pelo Flamengo e atuaram no último Fla-Flu, que valeu a vaga na final da Taça Rio. "Aqui no Flamengo convivemos com a pressão desde pequenos. Chegou a hora de assumir a responsabilidade e ajudar a equipe. Conversei com o Léo Moura e ele me deu muito apoio e disse para eu jogar o meu futebol", contou Galhardo. (Ag. Rio de Notícias/Redação)

Programa celebração de saúde e cidadania chega à Zona Oeste do Rio

As regiões de Palmares e Manguariba, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, vão receber, no próximo dia 30 deste mes de abril, das 9 às 14 horas, o programa Celebração de Saúde e Cidadania na Praça Padre Guilherme Decaminada. O evento, promovido pelo Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, comemora as ações de educação popular e promoção da saúde desenvolvidas pelas Escolas Populares de Saúde da região. Estarão à disposição da comunidade equipes de combate à dengue e de saúde bucal com escovário, vacinação de idosos e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e Aids, tuberculose, hanseníase e diabetes. Outros serviços oferecidos serão: planejamento familiar, aferição de pressão arterial, ouvidoria da saúde, assessoria jurídica, oficina de reciclagem com distribuição de mudas, emissão da 1ª via da carteira de trabalho, cadastro de emprego, entre outros. Também haverá apresentação de bandas de Reggae e MPB, caricaturistas, poetas, Grupo Locosamba, Pegada Carioca e os blocos de carnaval Mocidade Unida de Manguariba e Alegria de Palmares. (Ag. Rio Notícias/Redação)

Google vai 'remover' excesso de favelas em seus mapas

O Google, maior ferramenta de busca na internet do mundo, anunciou que fará mudanças nos mapas do Rio que disponibiliza em seu domínio. A medida se deve ao fato de, atualmente, o site priorizar as favelas, mesmo as minúsculas, em detrimento de bairros como Cosme Velho e Humaitá, que sequer são encontrados nos registros. Já as comunidades, por menores que sejam, têm lugar garantido. Além disso, nomes de bairros e de favelas estão escritos com o mesmo tamanho de letra. A promessa é a de alterar todo o layout do site, hierarquizando, assim, as informações dos mapas em um prazo de seis meses a um ano. Desta forma, pontos turísticos e bairros ganharão destaque, e comunidades só poderão ser vistas caso o usuário amplie a visualização do mapa.
Briga antiga De acordo com uma declaração do secretário especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, em 2009 a Riotur solicitou a inclusão dos pontos turísticos da cidade nos mapas ao Google, que teria dito que a mudança não seria possível. (Destak Rio/Redação)

Temporal no Rio de Janeiro foi o 3º mais intenso desde 1997

A chuva que caiu sobre a região da Tijuca na noite de segunda (25) foi a terceira maior registrada na cidade desde a criação do Sistema Alerta Rio, em 1997. A estação pluviométrica da Tijuca e da Muda chegou a registrar um pico de 99,6 milímetros em uma hora. O temporal começou às 21h50m de segunda-feira. Em 24 horas, entre a manhã de segunda e a manhã de ontem, a mesma estação captou uma incidência de chuva de 274,2 milímetros. Pelos dados do Alerta Rio divulgados pelo Centro de Operações da prefeitura, em menos de quatro horas, choveu 180 milímetros na área, mais do que a média para todo o mês de abril da estação pluviométrica da Tijuca, que é de 161,4 milímetros. A média da cidade para o mesmo mês é de 110 milímetros. (O Globo Online/Redação)

Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá é liberada nos dois sentidos

A Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá foi liberada ao trânsito ao trânsito às 7h35 de hoje (27), segundo o Centro de Operações Rio. De acordo com o órgão, depois de avaliação dos técnicos da Geo-Rio, da Conservação e da Defesa Civil, veículos já podem circular normalmente nos dois sentidos da via. Equipes da prefeitura trabalharam durante toda a madrugada para desobstruir o local, após a queda de pedra de 600 toneladas na pista sentido Jacarepaguá, durante a noite de ontem (25). Ontem (26), a pedra que impedia a passagem dos veículos passou por duas implosões.
Estágio de atenção
Ainda segundo o Centro de Operações, a cidade do Rio encontra-se, desde as 5h25 de terça-feira, em estágio de atenção, o segundo em uma escala de quatro níveis. Este estágio se caracteriza pela possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. (G1/Redação)

terça-feira, 26 de abril de 2011

Rio terá um carro para cada dois moradores até 2020, diz estudo da UFRJ

Um estudo feito pelo Programa de Engenharia da Coordenadoria de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ) revela que, se não forem adotadas medidas práticas e imediatas no sistema viário do Rio de Janeiro, a cidade deverá bater recordes de engarrafamentos durante as Olimpíadas de 2016. Segundo a pesquisa, a frota atual de 1,8 milhão de automóveis ultrapassará os 3 milhões até 2020, o que representará um carro para cada dois moradores. O resultado será o aumento dos congestionamentos, que praticamente vão durar o dia todo, atingindo um número maior de ruas e avenidas. A equipe coordenada pelo professor Paulo Cezar Ribeiro projetou o número de veículos baseado no crescimento verificado nos dez últimos anos. Em 2001, a frota na cidade era 1,3 milhão de automóveis, 500 mil carros a menos do que atualmente. “Os congestionamentos serão mais extensos, começando antes e terminando depois, e vão abranger um maior número de ruas. Isso é inevitável”, afirmou Ribeiro, que alertou para a falta de planejamento de longo prazo, em períodos que vão além dos mandatos dos governantes. Ele lembrou que muito do que existe no Rio em avenidas expressas, túneis e elevados foi projetado ou construído há mais de 40 anos, ainda na época de Carlos Lacerda, que governou o antigo Estado da Guanabara de 1960 a 1965. “Esta é uma das grandes constatações. O Lacerda chamou um planejador estrangeiro, o [arquiteto grego Constantino] Doxiádis, que fez uma análise muito boa da cidade, com projeções para 20 e 30 anos”, lembrou o professor da Coppe. Ele frisou existir iniciativa semelhante, o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), entregue em 2005, e atualizado recentemente, mas que precisa ser implementado. “Caso contrário, vamos chegar a uma situação em que a mobilidade na cidade vai ficar muito reduzida. Daqui a dez anos vai ser muito tarde.” (Último Segundo/Redação)

Rio ganhará 124 novos voos mensais para o exterior até janeiro de 2012

O Rio de Janeiro vai ganhar 124 novos voos internacionais mensais partindo do aeroporto do Galeão até janeiro de 2012, segundo levantamento feito com empresas aéreas. O crescimento da oferta tem início previsto a partir de maio com o aumento de saídas da TAM para Frankfurt, na Alemanha, e Nova Iorque, nos Estados Unidos. A lista de novas frequências conta ainda com a retomada da rota Rio-Roma, pela Alitalia, e a estreia da operação Rio-Dubai, pela Emirates. Para aumentar seu número de saídas para o exterior a partir do Rio, a TAM investiu cerca de US$ 300 milhões em duas novas aeronaves Airbus A330. Operada pela empresa aérea há oito meses, a rota entre a capital fluminense e Frankfurt vai ganhar mais duas frequências a partir de 2 de maio, tornando diária a ligação entre as duas cidades. Ainda na TAM, no próximo mês será inaugurada uma decolagem adicional às quatro saídas já existentes para Nova Iorque. Em agosto, há a previsão de mais um voo para a cidade norte-americana, totalizando seis partidas semanais. No mesmo mês, a empresa vai aumentar de três para seis o total de decolagens para Londres, na Inglaterra. “Com as novas frequências, estamos reconhecendo a importância da cidade como porta de entrada ou saída do País para viajantes de negócios ou a lazer”, avalia o presidente da TAM, Líbano Barroso.
Rio-Dubai, o voo mais longo
Com rota estabelecida para São Paulo há quatro anos, a Emirates vai inaugurar em 3 de janeiro de 2012 uma ligação diária direta entre Dubai, nos Emirados Árabes, e o Rio. O avião usado vai ser o Boeing 777-300 com oito lugares na primeira classe - com suítes privativas -, 42 assentos na classe executiva e 304 na econômica. A nova frequência, com duração de 13h40 (o mais longo voo direto saindo do Rio), vai facilitar a chegada de cariocas a outros países da Ásia, como Índia e China. “O Brasil está na rede de negócios da Emirates desde 2007, com os voos de Dubai a São Paulo. Sediando a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o País ficará ainda mais em evidência no mundo e nós vamos estar em uma posição privilegiada para o transporte de fãs desses eventos esportivos”, diz o CEO da Emirates, sheik Ahmed bin Saeed Al-Maktoum. (Último Segundo/Redação)

Poluição sonora mobiliza colégio no Centro do Rio

Com o objetivo de fazer um levantamento de como a poluição sonora pode prejudicar a capacidade auditiva da população, o Colégio Estadual Júlia Kubitschek, no Centro, deu início ontem (25) a uma campanha especial voltada para o problema. Professores, alunos e funcionários foram submetidos a exames de audição, e um decibelímetro mediu a pressão sonora nos arredores da escola. Como o colégio fica na Rua General Caldwell, perto dos hospitais Souza Aguiar e Moncorvo Filho, foi feita uma medição do barulho provocado pelas ambulâncias, em que foi constatado que o nível de ruído emitido chega a 110 decibéis, bem acima dos 50 estipulados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Acima desse valor de referência, o ruído pode causar prejuízo à saúde. A poluição sonora foi a principal reclamação dos estudantes do colégio, dentro do programa de educação ambiental da Secretaria estadual do Ambiente "Agenda 21 escolar: formando elos de cidadania". O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, autor da Lei da Saúde Auditiva, acompanhou na segunda-feira as atividades na escola. Além da medição, equipes da secretaria também vão elaborar, com a ajuda de alunos, o mapeamento acústico da região, destacando os locais mais barulhentos. A partir dessa análise, serão acionados programas de saúde para fazer de exames periódicos em alunos e funcionários.
- A poluição sonora é uma das principais queixas do carioca. Vamos ampliar a campanha para outras escolas e, a partir do segundo semestre, na vistoria anual dos veículos, além de aferir a emissão de gases por carros e motos, vamos medir o ruído - afirmou Minc. (O Globo Online/Redação)

‘Tropa de batom’ no caminho da pacificação

A partir da semana que vem, quando a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Complexo de São Carlos for inaugurada, uma ‘tropa de batom’ terá a difícil missão de substituir os ‘caveiras’ do Batalhão de Operações Especiais (Bope) na ocupação das comunidades. A unidade terá o maior contingente de mulheres em seus quadros até agora — 20% da equipe que vai para o conjunto de favelas do Estácio são policiais femininas. O fenômeno, segundo a própria corporação, se deve ao grande número de mulheres inscritas no último concurso, cerca de 400. Dos 270 PMs formados para integrar a UPP São Carlos, 53 são ‘fems’, como elas são chamadas no jargão policial. Nas outras unidades que compõem a região — Santa Teresa e Catumbi —, mais 90 policiais completam o time. (O Dia Online/Redação)

Vasco vai trabalhar muito por duas vitórias

O adversário do Vasco na decisão da Taça Rio já está definido. No domingo (1), os vascaínos enfrentam o Flamengo, que garantiu sua vaga derrotando o Fluminense nos pênaltis neste domingo (24), no Engenhão. Só que antes da final do segundo turno do Campeonato Carioca, o Gigante da Colina encara o Náutico amanhã (27), pela Copa do Brasil. Visando os resultados positivos nas duas partidas, o meia Bernardo garante que sua equipe vai trabalhar muito nesta semana. "Estamos classificados para a final, mas temos um jogo importante na quarta-feira contra o Náutico. Conseguimos um bom resultado fora de casa, mas não tem nada ganho. Vamos ter duas partidas difíceis e vamos trabalhar muito nesta semana. Só com trabalho podemos conseguir as duas vitórias", disse o xodó Bernardo. (Ag. Rio de Notícias/Redação)

Passageiros cegos testam equipamento que alerta quando ônibus chega ao ponto

Dez deficientes visuais que andam de ônibus começam a testar hoje (26) um equipamento eletrônico que alerta ao passageiro cego quando o coletivo chega ao ponto. Ao mesmo tempo, o aparelho avisa ao motorista de ônibus que existe uma pessoa com deficiência visual à espera da condução. Os equipamentos serão testados durante um mês pelos dez passageiros. Todos usam a linha 107 (Central-Urca), que faz ponto em frente ao Instituto Benjamin Constant, na Urca, zona sul do Rio. O projeto "Mobilidade para pessoas com deficiência visual", ainda em caráter piloto, é uma parceria da Fetranspor, Rio Ônibus e Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Prefeitura do Rio. Se a novidade tecnológica for eficiente, poderá beneficiar os 5.160 passageiros com deficiência visual.(R7/Redação)

Velódromo deverá ser reconstruído para 2016

Legado dos Jogos Pan-Americanos, o Velódromo do Rio, no Autódromo de Jacarepaguá, tem aquela que é considerada a melhor pista de ciclismo da América Latina. A instalação, que custou R$ 14,1 milhões (valores de 2007), é usada no treinamento de atletas, em projetos sociais com crianças e já foi até cenário de novela. A estrutura atual, no entanto, pode estar com os dias contados. O Velódromo deverá ser reconstruído para ter os padrões exigidos para as Olimpíadas de 2016. A informação foi divulgada ontem (25) pela Federação de Ciclismo do Rio. O Velódromo tem capacidade para 1.500 lugares, mas, para atender aos padrões olímpicos, seriam necessários cinco mil. Além disso, será preciso ampliar a capacidade de vestiários e a quantidade de boxes para bicicletas. Mas não é possível fazer as obras sem mexer na estrutura. E os problemas estão justamente neste ponto.
- O prédio é sustentado por duas pilastras no meio da estrutura, obstruindo a visualização completa da pista. Como em outros esportes, os árbitros precisam ter uma visualização completa da pista para poder estudar eventuais faltas cometidas. Tecnicamente não dá para resolver - disse o presidente da Federação de Ciclismo, Cláudio Santos. (O Globo Online/Redação)

Chuva ainda causa transtornos no trânsito na manhã de hoje

São muito ruins as condições de trânsito nas principais vias de acesso ao Rio na manhã de hoje  (26) por causa das chuvas da noite de ontem (25). Ainda há várias ruas e avenidas inundadas, inclusive a Avenida Brasil, onde o tráfego flui com lentidão devido às enormes poças d'água. Os principais problemas são na altura de Ramos (pista central), no sentido Centro, e após o Viaduto de Benfica, no sentido Zona Oeste (pista lateral). A Prefeitura está com equipes no local com o objetivo de normalizar a situação, porém recomenda aos motoristas que, no momento, evitem trafegar pela via nos pontos mencionados. A Linha Vermelha também apresenta muita lentidão, principalmente na altura do Fundão. A melhor opção é seguir pela Avenida Brasil. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. A Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá continuará totalmente interditada devido ao deslizamento de uma pedra na via, em frente ao Morro da Árvore Seca. O bloco de rocha de 300 metros cúbicos, do tamanho de um caminhão, atingiu a pista durante a madrugada. A melhor opção de rota, no sentido Jacarepaguá, é o Alto da Boa Vista e Linha Amarela, e no sentido Grajaú, a Estrada do Pau Ferro e a Linha Amarela. Quem tenta sair da Barra da Tijuca encontra problemas. A Linha Amarela apresenta trânsito complicado em direção à Avenida Brasil. O congestionamento começa já em Jacarepaguá. Na Avenida Paulo de Frontin, sentido Centro, os motoristas perdem bastante tempo. (O Globo Online/Redação)

Todas as comunidades mapeadas pela GeoRio com riscos receberão sirenes de alerta até o fim do ano

O prefeito Eduardo Paes, que passou toda a madrugada no Centro de Operações do município, afirmou, em entrevista ao telejornal "Bom Dia Rio", que até o fim do ano todas as comunidades mapeadas pela GeoRio com possíveis riscos de deslizamentos terão sirenes para alertar os moradores. O sistema foi usado, pela primeira vez, entre a noite de segunda-feira e a madrugada desta terça em 11 comunidades. Paes reconheceu que a estrutura, que começou a ser desenvolvida no ano passado, ainda não é a ideal. O prefeito pediu que os moradores acreditem nas sirenes e obedeçam aos agentes:
- O sistema de sirenes foi acionado pela primeira vez. É importante que as pessoas acreditem nisso. A sirene não é porque o prefeito olhou para o céu e mandou tocar a sirene: tem pluviômetro, tem radar, tem meteorologista. Cento e vinte pessoas indo para pontos de apoio ainda é muito pouco. A gente tem o depoimento de um morador do Morro da Formiga que não acreditou, mas o fato da sirene ter tocado acordou ele, e o deslizamento foi em cima da cama dele. (O Globo Online/Redação)

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Metrô Rio apoia a ação “Juntos contra a Hipertensão”

Amanhã, dia 26 de abril, é Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, e a concessionária Metrô Rio apoia a ação “Juntos contra a Hipertensão”. O evento, realizado em parceria com a UniRio, acontece nas estações Pavuna, das 8h às 11h, e Central, das 15h às 18h, e tem como objetivo levar para a população conhecimentos básicos necessários para a prevenção da doença. Os usuários do metrô poderão também, gratuitamente, aferir a pressão arterial. A Hipertensão Arterial, sem cura, porém tratável, é normalmente silenciosa e possui diversos fatores de risco, entre eles: hereditariedade; obesidade; sedentarismo; tabagismo; alcoolismo, ingestão excessiva de sal e gorduras; estresse; idade superior a 50 anos. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, estima-se que um a cada quatro habitantes da zona urbana seja portador dessa enfermidade. Essa doença, inclusive, está relaciona com ao menos 40% das mortes por Acidentes Vasculares Cerebrais, 25% das mortes por doença arterial coronariana e, em combinação com o diabetes, 50% dos casos de insuficiência renal terminal. (JB Online/Redação)

Feira Internacional de Artesanato de Niterói começa nesta quarta

A quarta edição da Feira Internacional de Artesanato de Niterói (FIAN) começa nesta quarta-feira (27), no ginásio do Colégio Salesiano, em Santa Rosa. O evento traz artesanatos, danças e comidas típicas e um pouco da cultura de cerca de 20 países, entre eles Turquia, Índia, Tunísia, África do Sul, Grécia, Egito e Indonésia. O ingresso é um quilo de alimento não perecível. Estandes brasileiros também vão participar da feira, com produtos de estados do Nordeste, Sudeste e Sul do país. Os visitantes poderão encontrar perfumes, joias, roupas, peças artesanais em madeira e produtos típicos dessas regiões. Ainda nesta edição, a FIAN terá apresentações diárias, a partir das 16h, de hora em hora, com danças do ventre e cigana, demonstrações do Dabke, dança folclórica libanesa, danças gaúchas e, ainda nos intervalos, haverá shows de voz e violão.
Serviço:
FIAN. Colégio Salesiano - Rua Santa Rosa, 207. Data: 27 de abril a 1º de maio. Hora: das 12h às 22h. A entrada é um quilo de alimento não perecível. (O Dia Online/Redação)

Ônibus da Alerj atende moradores de Campo Grande nesta semana

O ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio) atende moradores de Campo Grande, zona oeste do Rio, durante toda esta semana, das 9h às 17h. O veículo ficará estacionado no calçadão, no Beco do Ceridó. Os casos que não puderem ser resolvidos no local serão enviados online para a sede da comissão, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na rua da Alfândega, 8, no centro do Rio. Os consumidores podem, ainda, se dirigir ao térreo deste endereço, onde estão disponíveis guichês de atendimento à população. O serviço funciona, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. Os interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060). R7/Redação

Estado do Rio de Janeiro ganhará 36 novos hotéis até 2014

Trinta e seis novos hotéis serão construídos no Estado do Rio até 2014, totalizando investimentos de R$ 1,4 bilhão, de acordo com levantamento realizado pela empresa paulista de consultoria BSH Internacional. A pesquisa revelou que não somente a capital – maior destino de lazer do país – receberá os novos empreendimentos. Dezenove serão erguidos em cidades da região Metropolitana e do interior. Os grandes eventos esportivos que o Estado irá sediar nos próximos anos, além do desenvolvimento econômico representado pelos investimentos nas áreas de infraestrutura, petróleo e gás e indústria naval, impulsionam o setor hoteleiro, que vai disponibilizar 7.500 novos quartos de olho na grande demanda de visitantes que desembarcarão no Rio para lazer e turismo de negócios, de acordo com o secretário de Turismo, Ronald Ázaro.
- Nossa demanda para o turismo estava represada. O crescimento do número de hotéis no Estado acontece quando o governador passa a mostrar o Rio de Janeiro ao mundo. A capital é a grande alavanca, mas vemos um aumento do número de visitantes no interior. Na cidade do Rio, 17 hotéis serão construídos em bairros como Copacabana, zona sul, e Barra da Tijuca, zona oeste. No restante do Estado, serão inaugurados novos pontos de hospedagem no municípios de Itaboraí (3), em Campos (4), em Itaguaí (2), em Duque de Caxias (2), em Macaé (2), em São João de Meriti (1), em Niterói (1), em Angra dos Reis (1), em Nova Iguaçu (1), em Petrópolis (1), em Cabo Frio (1). (R7/Redação)

Novos trens do metrô do Rio são exibidos na China

O acabamento já está aprovado. Uma maquete em tamanho natural dos novos trens do metrô carioca foi apresentada à concessionária Metrô Rio, em Changchun, na China. Foram analisados detalhes que farão a diferença dos carros usados atualmente. Os 19 novos trens, que vão circular na linha 2, terão TV, melhor iluminação com lâmpadas de LED, circuito de refrigeração 33% maior que o atual, passagens entre os vagões e bancos longitudinais (paralelos ao corredor), permitindo maior número de passageiros. Para quem viajar em pé, as novas composições terão alças pega-mão, além das barras para os passageiros segurarem. Sinais sonoros indicam o fechamento das portas. Painéis eletrônicos em LED informam a estação em que o trem está e o lado do carro em que a porta será aberta. Cada vagão será monitorado por duas câmeras. A cor dos detalhes internos, escolhida pelos passageiros, é azul, que combina com branco e cinza, que predominam. O piso emborrachado italiano tem decoração geométrica também azul.
Março de 2012
Antes de chegar ao Brasil, todos os trens serão experimentados em uma linha de testes de 1,8 km, já construída em Changchun, especialmente para o modelo brasileiro, com bitola maior que os encomendados por outros países. O primeiro teste será feito em junho. Os trens chegam de navio, já montados, e passam, no Rio, por novos testes, antes de entrarem em operação. (O Dia Online/Redação)

Começa hoje a campanha de vacinação contra a gripe

Começa hoje (25) a campanha de vacinação contra a gripe. A campanha, que era normalmente voltada para o público da terceira idade, agora será estendida a outros grupos: gestantes após o primeiro trimestre de gestação, crianças de seis meses a 2 anos e profissionais de saúde de unidades de referência para atendimento de influenza. A campanha vai até o dia 14 de maio, em cerca de 200 postos de saúde da cidade. No próximo sábado (30), haverá o dia de mobilização nacional, quando as unidades de saúde e pontos de apoio funcionarão durante todo o dia. A expectativa da Secretaria municipal de Saúde é imunizar 80% da população-alvo, que é de cerca de 1,16 milhão de pessoas. Em caso de dúvida sobre calendário e locais de vacinação, a população pode ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746. A lista também está disponível no site da Secretaria municipal de Saúde, no endereço www.rio.rj.gov.br/web/ 
(G!/Redação)

Fla vence Flu nos pênaltis e está na final da Taça Rio

Após mais de 90 minutos de jogo e disputa de pênaltis, o Flamengo está na final da Taça Rio, que equivale ao segundo turno do Campeonato Carioca de 2011, ao vencer nas penalidades o Fluminense por 5 a 4. No tempo normal, houve empate de 1 a 1. Foi difícil começar o jogo. Com apenas 10 minutos de partida, faltou luz no Estádio do Engenhão e o juiz foi obrigado a interromper a partida durante alguns minutos. Ele chegou a reiniciar a partida, mas parou de novo logo em seguida, devido à reclamação do goleiro Felipe, de que não havia luz o suficiente para ver a bola. Além disso, havia a forte chuva, que complicou um pouco mais o domínio da bola. Quando finalmente a bola voltou a rolar para valer, o Fla sofreu com a perda de Leonardo Moura, contundido. Antes que o primeiro tempo terminasse, o Flu aproveitou o apagão futebolístico do Rubro-negro para abrir o placar. Rafael Moura aproveita uma bola alçada na área para fazer 1 a 0 para o Tricolor. No segundo tempo, ainda com muita chuva no Engenhão, o Flu pressionou bastante o Fla. Mas quem fez o gol, foi o Rubro-negro, com Thiago Neves, que recebeu de Willians para empatar. No restante do jogo, a partida foi bastante equilibrada, restando aos jogadores disputar a vaga nos pênaltis, após a igualdade no tempo regulamentar. Na decisão das penalidades máximas, cada goleiro – Ricardo Berna (Flu) e Felipe (Fla) – pegou duas cobranças. Mas o meia Tricolor Sousa, em sua vez, mandou a bola por cima do travessão e acabou fazendo a diferença no resultado final. Agora, o Fla joga para vencer o Vasco na final da Taça Rio e ser campeão carioca sem a necessidade dos dois jogos finais. (Ag. Rio de Notícias/Redação)

sábado, 23 de abril de 2011

Anjos da Barra malham os "judas": corruptos e criminosos


Criminosos e políticos corruptos foram os Judas malhados neste Sábado de Aleluia (23) por crianças no Rio. Vestidas de anjo, elas malharam Judas nesta manhã na Praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste.
Dois bonecos, representando criminosos e políticos corruptos, foram colocados em caixões, enquanto as crianças simbolizavam as Unidades de Polícia Pacificadoras (UPP). A intenção dos organizadores é que as crianças levassem os bonecos até o mar, simbolizando um afogamento. Quem passava pelo local ficou curioso com a manifestação cultural. “Estou achando muito bacana a iniciativa. Devia ser feita sempre”, disse a dona de casa, Emília Cunha, de 83 anos. O organizador do ato, Orson Welles, disse que a representação tinha como intenção mostrar que o Rio está alcançando a paz.
“Mostramos criminosos e políticos corruptos e, por outro lado, a paz que vem chegando no Rio. É um agradecimento público ao que as UPPs estão fazendo, por isso cada criança representa uma Unidade de Polícia Pacificadora”, explicou ele. G1/Redação

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Hotéis do Rio com 92% de ocupação na Semana Santa




No feriadão da Semana Santa, os hotéis do Rio comemoram a ocupação quase completa e aproveitam para testar as novas instalações e serviços. Atrás do que a cidade tem de melhor para oferecer, os turistas ocupam 92% da capacidade dos hotéis.
Alguns turistas, como o contador Cleverton da Silva, estavam tentando uma vaga nos hotéis do Rio desde fevereiro.
Outros, mesmo depois de terem reservado vagas, tiveram de mudar para um outro hotel da mesma rede por causa da superlotação. “Estavam todos lotados, desde aquela época”, disse o contador.
Aumento de 25% em 10 anos
Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), nos últimos dez anos a procura por hospedagem no Rio aumentou 25%. Desde outubro de 2010, uma série de incentivos fiscais, novas linhas de financiamento têm incentivado a chegada de novos grupos de hoteleiros e a reforma dos prédios já existentes.

O Hotel Nacional, fechado nos anos 80, voltará a operar totalmente modernizado em 2014. Segundo o presidente da ABIH, Michel Chertouh, até as Olimpíadas de 2016, cerca de 40 mil quartos estarão prontos.
“É uma rede hoteleira extremamente competitiva e a chegada de dois grandes eventos (Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016) vai contribuir para isso porque realmente vai ter uma entrada de novos hotéis, que vão ser novas referências. Então, o parque hoteleiro atual vai ter que se modernizar", disse Chertouh. Redação/G1
 

100 mil na Quinta da Boavista cantaram com o "Louvorzão"

Mais de cem mil pessoas compareceram, nesta quinta-feira (21), ao show gospel "Louvorzão 2011", que aconteceu na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. A estimativa inicial é da Polícia Militar. Segundo o tenente-coronel Vinícius Mello, comandante do 4º BPM (São Cristóvão), não houve ocorrências graves durante as sete horas de evento.
Já os organizadores esperavam receber mais de 200 mil pessoas. Do pop ao forró, mais de 20 atrações gospel se apresentaram no palco montado no gramado da Quinta da Boa Vista. O show terminou por volta das 22h desta quinta.
Entre atrações estavam grandes nomes da música gospel como as cantoras Cristina Mel, Fernanda Brum, Bruna Karla e Eyshila e o cantor Kleber Lucas. Em 2010, o “Louvorzão” reuniu mais de 200 mil pessoas. "Esta é uma festa de religiosidade. É uma festa do amor, do som do amor de Deus. Toca o coração da gente, muda a história, muda vidas", disse Cristina Mel.
Na música gospel, vários estilos convivem em harmonia com mensagens de amor e devoção. Um helicóptero jogou flores e pedaços de papel laminado sobre a multidão. 
Em outro ponto da cidade, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul, um evento da Igreja Mundial do Poder de Deus reuniu fiéis nesta quinta-feira (21). Nem o sol forte e o calor afastaram as caravanas que começaram a chegar pela manhã ao local. O culto aconteceu ao ar livre, com músicas e palavras de fé e paz. G1/Redação

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Quinta da Boavista, sede da santa alegria do "Louvorzão 2011"

A tarde de sol desta quinta-feira alegrou ainda mais o público que está  cantando e dançando com os cantores e conjuntos do grupo MK de Comunicação, no Louvorzão 2011, no grande palco montado na Quinta da Boa Vista. 
Na véspera da Sexta-feira da Paixão, o Rio de Janeiro celebra a fé, a vida e o amor!
Ao som dos principais cantores gospel do país, Fernanda Brum, PG, Bruna Karla, Kleber Lucas, Eyshila, Wilian Nascimento e mais dezenove atrações se revezam, desde as 15h, num dos principais pontos turísticos da cidade. O megashow tem apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e só termina à noite. (Redação)

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Rio é a capital brasileira com maior número de pessoas acima do peso

A cidade do Rio de Janeiro, apesar de ser famosa pelo culto ao corpo, é considerada a capital brasileira com o maior número de pessoas acima do peso, quando analisado o percentual de adultos acima dos 18 anos que possuem Índice de Massa Corporal acima de 25kg/m2, de acordo com pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde. A capital fluminense conta com 52,7% da população com sobrepeso, destes 56.5% são do sexo masculino e 49.1% do sexo feminino. Quando considerado o número de obesos, quase 16% dos cariocas estão em condições consideradas críticas. De acordo com o ministério, os homens são os que mais sofrem para manter o peso, mas quando são observadas as taxas de obesidades, as mulheres ultrapassam e ganham destaque no levantamento, liderando a estatística. A principal causa do sobrepeso da população é o sedentarismo - falta de atividade física aliada a uma má alimentação.(R7/Redação)

Internet gratuita e pacote de TV a cabo serão oferecidos para os moradores do Alemão

A partir de junho, os moradores dos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio, poderão navegar pela internet gratuitamente e adquirir pacotes populares de TV a cabo a partir de R$ 25. Os serviços foram anunciados na última segunda-feira (18) pelo governador Sérgio Cabral. As novidades, parte do processo de pacificação das comunidades, vão oferecer cidadania e reprimir a ilegalidade na região. Segundo o Governo, a internet gratuita será implantada por intermédio do programa Rio Estado Digital, da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Os pacotes especiais de TV estão sendo negociados com as empresas Embratel e Sky para combater o serviço clandestino, popularmente conhecido como “gatonet”. (Ag. Rio de Notícias/Redação)

Planetário do Rio comemora 50 anos do homem no espaço com visita de cosmonautas

Para comemorar os 50 anos da missão que levou o primeiro homem ao espaço, o Planetário do Rio, em parceria com o Consulado da Rússia no Rio de Janeiro, está realizando a exposição “Yuri Gagarin: os 50 anos do homem no espaço”, aberta à visitação até o próximo dia 30 deste mês de abril. Além dos paineis fotográficos, dois cosmonautas russos, Pavel Vinogradov e Oleg Kotov, irão ao Planetário da Gávea para conversar com crianças e visitantes nesta quarta-feira (20), no auditório do Museu do Universo. A visita ilustre é o ponto alto da exposição. Ambos os cosmonautas têm um currículo respeitável. Vinogradov passou 197 dias na Mir, agência espacial russa – desativada em 2001 – e foi o comandante da missão que levou Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), em 2006. Além disso, o russo chefiou a ISS por seis meses e realizou algumas caminhadas espaciais. (Ag. Rio de Notícias/Redação)

Por mais segurança, escolas terão um inspetor por andar

A secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, anunciou ontem (19) que todas as escolas municipais terão um inspetor por andar e pelo menos um porteiro "o mais breve possível". Os inspetores acompanharão os visitantes, que terão de usar crachá e deixar um documento de identidade na secretaria. Serão instaladas câmeras de vigilância nas escolas que pedirem o equipamento. As medidas são efeito do massacre de Realengo. Hoje, das 1.064 escolas da cidade, 399 (ou 37,5%) têm câmeras. Os 1.844 inspetores e os 1,5 mil porteiros serão contratados por concurso. Essas medidas são reivindicações antigas de professores. A diretora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio, Suzana Gutierrez, defendeu a contratação de psicólogos para os alunos. (Destak Rio/Redação)

Rio de Janeiro terá sambódromo novo sem gastar nada, diz secretário

O secretário especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, deu início às obras de ampliação do sambódromo na manhã desta quarta-feira (20). O secretário especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, deu início às obras de ampliação do sambódromo na manhã desta quarta-feira (20). A inauguração está prevista para 18 de dezembro. Com investimento de R$ 30 milhões, a obra será toda custeada pela Ambev. Com isso, o município não precisará gastar nada.
- Esperamos um sambódromo novo para os cariocas. Já deixaremos um legado para as Olimpíadas. Aqui será o palco do tiro com arco e da chegada da maratona. Será um sambódromo revitalizado, com mais conforto e com adptações para deficientes. Tudo isso sem o Rio gastar um centavo.
O secretário explicou que serão demolidos o antigo prédio da Brahma e o setor 2 (camarotes), que darão lugar a quatro novos blocos com arquibancadas, camarotes e frisas no mesmo padrão do lado oposto da Sapucaí.
- Vamos fiscalizar cada etapa. O prefeito também participará. Estaremos aqui todos os dias. A obra resgata o projeto original de Oscar Niemeyer, que previa um equilíbrio entre os dois lados do sambódromo, segundo Mello.
- Conseguiremos trazer mais emoção ao público com mais lugares e com camarotes dos dois lados, como era o projeto incial do Oscar Niemeyer. (R7/Redação)

Estradas do RJ terão esquema especial para o feriado de Páscoa

Com previsão de tempo bom, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e quatro dias de descanso, muitos cariocas devem viajar no Rio de Janeiro durante o feriado de Páscoa. Para atender o aumento no fluxo de veículos, as concessionárias que administram as principais estradas do Rio fazem uma série de operações especiais para auxiliar os motoristas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a fiscalização nas rodovias que cortam o estado será reforçada. A PRF pede ainda que os motoristas trafeguem pelas estradas com os faróis ligados mesmo durante o dia. A ideia faz parte da campanha "Uma Luz pela Vida" que ressalta a importância da necessidade de trafegar com segurança nas rodovias.
Região dos Lagos
Na Ponte Rio-Niterói a previsão é de que quase 245 mil veículos passem pela rodovia rumo à Niterói e à Região dos Lagos, entre hoje (20) e sexta-feira (22). O dia de maior movimento está previsto para amanhã (21), quando mais de 92 mil veículos devem atravessar a Ponte. Segundo a concessionária, nos períodos de maior movimento, papa-filas (equipe de arrecadores volantes) vão atuar para facilitar o pagamento do pedágio e melhorar a fluidez do tráfego. Cerca de 170 mil veículos devem passar pela RJ-124 (Via Lagos) até a próxima segunda-feira (25). De acordo com a concessionária, os dias de maior movimento devem ser a quarta (20) e quinta-feira (21). G1/Redação

Via Sacra da Rocinha 2011 ganha cenário e novo figurino

Com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e realização da Cia de Teatro Roça Caçacultura, acontece na sexta-feira da Paixão (22) a 19ª Via Sacra da Rocinha. O espetáculo itinerante, que mistura religião e realidade, é montado nas próprias ruas da comunidade desde 1992, e anualmente atrai uma multidão para uma caminhada de 2,7 quilômetros pelo bairro acompanhando o espetáculo. Este ano, a Via Sacra da Rocinha ganha ares ainda mais profissionais com cenário assinado por Dione Viegas e Lorena Sender - esta também responsável pelo novo figurino. “Estamos usando elementos como, por exemplo, escadas medindo de 5 a 7 metros, em estrutura tubular, e telas que marcam pequenas 'estações'. Os figurinos, para mais de 40 atores, interpretando dois ou três personagens, cada, se aproximam de uma estética operística. Tudo isso para compor as cenas que se integram à paisagem natural da comunidade em 2,7 km de espetáculo” - detalha a cenógrafa e figurinista Lorena Sender.

SERVIÇO
Via Sacra da Rocinha
22 de abril (sexta-feira da Paixão), às 20h
Rocinha - Saindo do Largo do Boiadeiro e seguindo até a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.
(www.cultura.rj.gov.br/Redação)

Feriadão será de sol e calor no Rio

O feriadão prolongado de Tiradentes, Sexta-Feira Santa e São Jorge será de bastante sol e calor na cidade do Rio. Na terça-feira, uma frente fria passou pelo mar em São Paulo, mas não chegou ao litoral fluminense. Nos próximos dias, o ar quente vai predominar. Segundo a meteorologista Camila Ramos, do Climatempo, não há previsão de chuva:
- Não tem umidade disponível para formar chuvas até domingo. Só volta a chover segunda à tarde. Quem gosta de praia, vai poder aproveitar - garante ela. Na quinta-feira, há previsão de chuva rápida no Centro-Norte do estado e na Região dos Lagos. Mas, o sol e o calor predominam ao longo do dia. Na sexta-feira, a chuva rápida ocorre à tarde na Região Serrana. No domingo, há chuva, também passageira, no Sul do estado, na Costa Verde e no Vale do Paraíba. Já na Região Serrana, a chuva de domingo pode ser moderada e com raios, mas também ligeira. (O Globo Online/Redação)

Louvorzão 2011: milhares de pessoas reunidas na Quinta Da Boa Vista no feriadão

Amanhã (21) mais de 20 atrações vão se alternar no grande palco montado na Quinta da Boa Vista. Véspera da Sexta-feira da Paixão, o Rio de Janeiro vai celebrando a fé, a vida e o amor! Esta é a proposta do LOUVORZÃO 2011, evento produzido pelo Grupo MK de Comunicação, que vai reunir uma multidão na Quinta da Boa Vista (RJ). Ao som dos principais cantores gospel do país, Fernanda Brum, PG, Bruna Karla, Kleber Lucas, Eyshila, Wilian Nascimento e mais dezenove atrações vão se revezar, a partir das 15h, no grande palco montado num dos principais pontos turísticos da cidade. O megashow tem apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro. (Redação)

Auto da Paixão encenado na Cidade de Deus promete polêmica ao adaptar história

Um Messias negro, morador de uma favela carioca, morto queimado por traficantes. Uma das histórias mais encenadas no planeta, o auto da vida de Jesus Cristo terá versão que promete gerar polêmica nesta Páscoa. O espetáculo ‘Outra Paixão’ adapta passagens do Evangelho para os dias atuais tendo a criminalidade do Rio como pano de fundo. Montagem da Companhia de Teatro Provocação, formada por jovens moradores de comunidades carentes do Rio, a peça será apresentada amanhã, Sexta-feira da Paixão e Sábado de Aleluia, no Ciep João Batista, na Cidade de Deus. Na sinopse de ‘Outra Paixão’, o protagonista Messias é um jovem que tenta evangelizar dois amigos envolvidos com o tráfico de drogas. Mas acaba traído, acusado de estar diminuindo o lucro da venda de drogas, recuperando usuários. Azul, um policial corrupto que fornece os entorpecentes para os bandidos da comunidade, condena Messias à morte. Em vez de pregá-lo na cruz, Azul o mata no micro-ondas — quando a vítima é queimada viva presa a pilha de pneus. Idealizador do espetáculo, o diretor Adilson Dias, 30, diz que sua intenção é humanizar a história de Cristo. “Dois mil anos de Jesus Cristo santo não deu jeito na humanidade. Precisamos acreditar em um Jesus mais humano, próximo da nossa realidade”, argumenta.
NEGADO AO SOM DE TIROS
Além de Jesus, outros personagens como Maria, Maria Madalena, Pedro e Judas também estão no elenco. “Maria é uma lavadeira, como muitas senhoras de comunidades. Maria Madalena é uma jovem espancada pelo marido. Pedro e Judas, que na montagem atende pelo vulgo Pereba, são os traficantes. Messias é negado ao som de três tiros, e não do Galo como na Bíblia”, explica Adílson, que recebeu apoio de empresários da Barra da Tijuca para montar o espetáculo. (O Dia Online/Redação)

terça-feira, 19 de abril de 2011

Barcas vão operar em esquema de feriado de quinta a domingo

A concessionária Barcas S/A vai operar no período prolongado do feriado de Tiradentes, de quarta-feira (20) a domingo (24), com intervalos normais de feriado e fim de semana. Conforme previsto no quadro de horários, a linha Praça 15-Niterói-Praça 15 terá intervalos de 30 minutos, e as linhas de Charitas e de Cocotá não funcionarão. As viagens do trajeto Praça 15-Paquetá-Praça 15 não sofrerão alterações.(R7/Redação)

Evento evangélico espera esquema para 800 ônibus

A prefeitura começou desde ontem (18) a trabalhar para evitar que a realização de um evento religioso de grande porte na zona sul repita os transtornos causados no ano passado. Neste ano, o encontro é da Igreja Mundial do Poder de Deus, quinta-feira, 9h. Cerca de 800 ônibus fretados devem transportar os fiéis ao Aterro do Flamengo. No mesmo feriado de Tiradentes, no ano passado, a Igreja Universal do Reino de Deus promoveu culto semelhante, na enseada de Botafogo, causando mais de 11 horas de engarrafamento. Os piores focos foram no Centro e na zona sul, em torno do local, mas os reflexos chegaram até a ponte Rio-Niterói e a avenida Brasil. Temendo novo tumulto, a CET-Rio fez uma reunião ontem para discutir soluções de tráfego que, desta vez, comportem todos os ônibus e participantes. O culto foi autorizado pela Polícia Militar, segundo o coronel Antônio Henrique, comandante do 2º Batalhão, de Botafogo. A maior preocupação da prefeitura é evitar surpresas desagradáveis como a do ano passado, quando eram previstas 100 mil pessoas e 1.500 ônibus, mas houve 1 milhão de pessoas e 4 mil ônibus. (Destak Rio/Redação)

Flu está motivado e otimista para jogo decisivo

O Fluminense já se encontra em terras argentinas, onde amanhã (20) lutará contra o Argentinos Juniors por uma vaga às oitavas de final da Copa Libertadores da América, pelo Grupo 3. A delegação tricolor chegou a Buenos Aires na noite desta segunda-feira após três horas tranquilas de voo. Para se classificar à próxima fase da Libertadores, o Fluminense precisa vencer o time argentino e torcer por uma vitória do América do México sobre o Nacional do Uruguai em jogo a ser realiado em Montevidéu. Caso haja empate neste jogo, o Tricolor precisa vencer por dois gols de vantagem para superar o Nacional nos critérios de desempate. (Ag. Rio de Notícias/Redação)

Irmão de Silas Malafaia arruma as malas para o PSD

O deputado estadual Samuel Malafaia (PR) está de partida para o PSD, partido em fundação, cujo fundador é o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A principal liderança estadual do novo partido, Indio da Costa, confirmou a informação ao O Dia Online. Malafaia, no entanto, desconversou. Segundo o deputado, como o partido ainda não foi criado oficialmente, ele não pode confirmar sua mudança de sigla, mas ele "deverá ir" para o novo partido assim que ocorrer sua oficialização junto à Justiça Eleitoral.
O motivo para a troca seria a insatisfação com a política praticada pelo deputado federal e ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, presidente estadual do PR. "No PR, não estamos tendo condições de desenvolver um trabalho político-partidário. É aquele típico partido com cacique", disse o deputado, se referindo a Garotinho. Ele acrescentou: "Temos que fazer uma oposição coerente, mas meu atual partido não permite". O Dia Online/Redação

Rio anuncia campanha de vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio informou hoje (19) que vai iniciar na próxima segunda-feira (25), a Campanha de Vacinação contra a Gripe. A partir deste ano, além dos públicos tradicionais dos idosos e população indígena, serão incluídos nos grupos que receberão a imunização gestantes após o primeiro trimestre de gestação, crianças de seis meses a dois anos e profissionais de saúde de unidades de referência para atendimento de influenza. A vacina protege também contra o vírus da Influenza A (H1N1). A campanha acontece até o dia 14 de maio, em cerca de 200 postos de saúde da cidade. No dia 30 de abril, sábado, será promovido o Dia de Mobilização Nacional, quando as unidades de saúde e pontos de apoio funcionarão durante todo o dia, a fim de estimular a participação. A expectativa da SMSDC é de imunizar 80% da população-alvo, que é de cerca de 1,16 milhão de pessoas. (Ag. Rio de Notícias/Redação)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Escola de Realengo retoma atividades

Professores recebem alunos no retorno das atividades da Escola  de Realengo

A escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro, retomou suas atividades nesta segunda-feira (18) com oficinas culturais e artísticas. O objetivo é agilizar o processo de readaptação dos alunos antes do recomeço efetivo do período letivo, previsto para o dia 9 de maio. Poucos jovens estiveram no colégio, que há 11 dias foi palco de uma chacina que deixou 12 alunos mortos e outros 12 feridos. Uol/Redação

Consumo de chocolate na Páscoa: até 30 g/dia

A chegada da Páscoa faz com que as crianças já contam nos dedos quantos ovos devem ganhar de presente. Mas o consumo excessivo de chocolate preocupam os pais. Segundo a endocrinologista Cristiane Jesus Pacheco, do Prontobaby – Hospital da Criança, no Rio de Janeiro - embora o chocolate seja rico em nutrientes, ele deve ser consumido com moderação. "O excesso de chocolate pode promover ganho de peso e distúrbios gastrointestinais, como diarreia, náuseas e vômitos”, alerta a especialista. A médica orienta que o doce deve ser evitado por crianças com menos de um ano. Já para as maiores, moderação é a palavra de ordem. “Recomendo evitar o consumo diário e não ultrapassar 30 gramas de chocolate por dia", diz Cristiane.
Como nem sempre é possível controlar os excessos, a endocrinologista do Prontobaby dá a seguinte orientação aos responsáveis: “Em casos de diarreia é preciso suspender o doce e hidratar a criança com líquidos. Se houver desidratação, deve-se procurar um hospital”.
Também é importante que os pais estejam atentos à procedência dos chocolates. Neste período, é muito comum ver pessoas comercializarem ovos artesanais, nem sempre produzidos com condições de limpeza e higienização recomendadas, o que pode gerar contaminação por fungos e bactérias. Por isso, é melhor optar pelos produtos industrializados e marcas conhecidas. 
O chocolate pode provocar reações alérgicas em crianças com alergia a algum de seus componentes. “Nesses casos deve-se interromper o consumo e procurar orientação médica.”, observa a endocrinologista. Pequenos com intolerância à lactose devem consumir chocolate que não contenha leite e seus derivados. “Alguns ovos sem lactose estão disponíveis no mercado. Chocolates amargos e meio amargos não contêm leite e também podem ser consumidos”, diz Cristiane.
Outra vantagem do chocolate amargo é de que ele leva pouco açúcar em sua fórmula, enquanto o chocolate ao leite tem alto teor de gordura saturada e açúcar, além de ser muito calórico.
Para as crianças diabéticas, o ovo diet pode ser uma boa alternativa. “Mas o consumo deve ser bem moderado, porque ele tem uma quantidade de gordura maior do que aquela presente no ovo tradicional”, adverte a especialista.
Segundo Cristiane, desde que saboreado com moderação, o chocolate faz bem para o corpo e para a mente. “Ele contém nutrientes como cálcio, fósforo, proteínas e outros minerais necessários ao organismo, e é fonte de antioxidantes (especialmente o amargo) que combatem os radicais livres e ajuda a diminuir o colesterol. Também leva ao estímulo da produção de serotonina promovendo o bem-estar e aliviando a tensão”, afirma a médica. Agência Rio/Redação

Rio, entre os mais buscados para a Semana Santa

Uma pesquisa realizada pelo buscador de viagens Mundi revelou que o Rio de Janeiro está entre os líderes das cidades mais procuradas pelos brasileiros que pretendem viajar na Semana Santa – de 21 a 24 de abril. O Rio tem 15% da preferência dos turistas nacionais.
São Paulo veio em segundo lugar, com 13% das buscas totais e Salvador ficou na terceira posição, com 6%. Em quarto lugar, veio Brasília, com 5% das buscas e na quinta colocação, está Fortaleza, com 4%.
Belo Horizonte também entrou na lista, garantindo o sexto lugar. Na sétima colocação, veio Porto Alegre e logo após Recife. Em nono, veio Curitiba, e por último, Buenos Aires, única cidade estrangeira a fazer parte da lista. Agência Rio/Redação