domingo, 27 de maio de 2012

Corrida Contra o Câncer de Mama vai reunir 8 mil pessoas no Rio


Neste domingo, 27, acontece a 45ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama. Desta vez, os participantes vão ter como desafio percorrer 5 km no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio. Nesta edição são esperados oito mil participantes. Parte do dinheiro arrecadado com o pagamento das inscrições será doado ao Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), em São Paulo, e para o Hospital São José, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio.
Segundo os médicos, este é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. A prova será dividida em cinco categorias: cadeirantes e handcycle, elite masculina e feminina, atletas com deficiência e geral masculino e feminino. A largada está programada às 8h, em frente ao Monumento das Pracinhas.


Serviço
Data: 27 de maio de 2012 (domingo).
Local: no Monumento Nacional aos Mortos da 2ª Guerra Mundial (Monumento aos Pracinhas) – Parque do Flamengo.
Largada: 8h da manhã.
Distância do percurso: 5 km corrida e caminhada.
Participantes: 8 mil participantes. (4 mil caminhantes – 4 mil corredores)


Siga o Informativo Rio no Twitter @Informativo_Rio

sábado, 26 de maio de 2012

Império reinaugura quadra neste sábado e homenageia baluartes


O Império Serrano abre seus portões em grande estilo para cinco mil convidados e reinaugura sua nova quadra após oito meses de reforma, neste sábado, a partir das 13h, na Avenida Ministro Edgard Romero, 114, em Madureira.

O presidente da agremiação, Átila Gomes, e sua diretoria, apresentam a nova quadra com muitas atrações, shows da bateria “Sinfônica do Samba”, dos imperianos Arlindo Cruz e Alex Ribeiro e outros 20 grupos de samba do bairro, acompanhados da famosa feijoada da Tia Néia. O prefeito Eduardo Paes confirmou presença e vai conferir a nova estrutura da quadra e as premiações conquistadas pela escola de samba da Serrinha. (O Dia Online/Redação)

Siga o Informativo Rio no Twitter @Informativo_Rio

Secretaria Municipal de Saúde inicia campanha de vacinação contra a raiva animal


A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC) inicia neste sábado, 26, a campanha “Rio Sem Raiva 2012”. A iniciativa tem como objetivo manter a controle da raiva animal e acontece em cinco etapas, para atender a todos os bairros da cidade. A primeira etapa, neste sábado, será nos bairros de Paciência, Santa Cruz, Sepetiba, Manguariba, Palmares, Pedra de Guaratiba, Barra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba, e as etapas seguintes acontecerão nos dias 30 de junho, 21 de julho, 25 de agosto e 22 de setembro.

Siga o Informativo Rio no Twitter @Informativo_Rio

A meta é vacinar 80 mil cães e gatos em cerca de 50 pontos de vacinação da região. Os cães devem estar com coleira e guia e os gatos, devem ser levados em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais que têm temperamento agressivo devem estar com focinheira. (Agência Rio de Notícias/Redação)

Prefeitura sorteia 600 boxes do novo mercado popular da Central do Brasil


A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE), sorteará cerca de 600 boxes do novo mercado popular para os ambulantes que tiveram suas barracas destruídas pelo incêndio ocorrido na Central do Brasil, no Centro da cidade. O sorteio será realizado pela Loterj neste sábado, 26, às 10h, no Ciep José Pedro Varela, na Rua do Lavradio no Centro do Rio.

Siga o Informativo Rio no Twitter @Informativo_Rio

O mercado popular Leonel de Moura Brizola, que fica ao lado do Terminal Rodoviário Américo Fontenelle, na Central do Brasil, será inaugurado em breve. São dois prédios de três andares cada. Um fica localizado na Rua Bento Ribeiro (do número 85 até o 104) e outro na Rua Coronel Audomaro Costa (do número 207 até o 227). O espaço terá mais de nove mil metros quadrados de área construída, com ligação de água, esgoto e energia, dando uma condição melhor de trabalho para os comerciantes. (Agência Rio de Notícias/Redação)

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Painéis gigantes de arte urbana invadem o Rio


O Rio está recebendo murais gigantes de artistas que já inspiram cariocas. Um muro do Vidigal e os respiradores do metrô da Cinelândia viraram tela para os artistas italianos Alessandra Montanari e Walter Contipeli e o paulista Ozi Duarte. No embalo da chamada ‘arte urbana’, moradores da comunidade se ofereceram como voluntários para ajudar na confecção dos painéis.

Siga o Informativo Rio no Twitter @Informativo_Rio

Na Cinelândia, Ozi fez pintura de 10 metros de um São Sebastião estilizado, inspirado no de autoria do italiano Pietro Perugino, do século 15. “Usei o São Sebastião que ele pintou e transformei no Menino do Rio. Juntei elementos da cultura brasileira com a renascentista”, explicou Ozi, um dos precursores do grafite. Os trabalhos fazem parte do Projeto Mural Itália-Brasil por ocasião das comemorações ao ‘Momento Itália-Brasil’, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Embaixada Italiana. (O Dia Online/Redação)

Margens de rio em Bangu terá tratamento paisagístico

Siga o Informativo Rio no Twitter @Informativo_Rio

A Fundação Rio-Águas licita, no próximo dia 5, obra de revitalização e tratamento paisagístico do Rio das Tintas, em Bangu. A calha do rio será recuperada e suas margens ganharão área de lazer e arborização. Além disso, será implantada ciclovia com guarda-corpo ao longo da Rua Engenheiro Pires Rabelo, cuja extensão é de 1.918 metros. A intervenção visa prevenir enchentes no entorno do curso d'água, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores. (JB Online/Redação)

Transoeste vai mudar 26 linhas de ônibus da cidade


Com o novo corredor expresso de ônibus BRT Transoeste, 26 linhas municipais sofrerão alterações. Cinco deixarão de existir e 21 terão seus circuitos reduzidos. O objetivo é formar percursos que liguem diferentes trajetos às novas estações do sistema.  O BRT, que vai ligar a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande, começará a funcionar de forma gradual.  Para que a população possa se acostumar com as mudanças, estão sendo distribuídos folhetos com as novas regras e linhas. Além disso, antigos itinerários podem continuar operando por algumas semanas após o início do sistema. A primeira linha que deixará de circular logo na primeira fase será a 882 (Santa Cruz-Barra). Já a atual 460S, que hoje sai de Itaguaí e vai até a Barra, terá seu itinerário reduzido, parando em Curral Falso, em Santa Cruz. Ao todo, serão quatro fases até o sistema chegar a Campo Grande.

Siga o Informativo Rio no Twitter @Informativo_Rio

Além da 882 (Santa CruzBarra), as linhas 876 (Vila Kennedy-Alvorada), 877 (Campo Grande-Alvorada), 897 (Pingo D’Água-Alvorada) e SP870 (Praia do Cardo-Bangu) também serão extintas. (MetroRio/Redação)

PF investiga venda do hotel Nacional para sócio de Demóstenes


A Polícia Federal vai investigar se a Susep (Superintendência de Seguros Privados) - órgão do Ministério da Fazenda - favoreceu o grupo do empresário goiano Marcelo Limírio Gonçalves Filho ao leiloar o hotel Nacional, localizado em São Conrado, zona Sul do Rio, em 2009. O empresário arrematou o hotel por R$ 85 milhões, R$ 33 milhões a menos do que o lance inicial, no leilão anterior, no qual ninguém ofereceu proposta pelo prédio, desocupado desde 1995.
Siga o Informativo Rio no Twitter @Informativo_Rio
Limírio é sócio, no ICF (Instituto de Ciências Farmacêuticas), de Andrea Aprigio de Souza, ex-mulher de Carlinhos Cachoeira, preso há três meses acusado de chefiar esquema de jogo e negócios ilegais. Ela também é investigada e pode depor à CPI sobre o ex-marido.  Além disso, Marcelo Limírio também é sócio, na Nova Faculdade, em Contagem (MG), do senador Demóstenes Torres (GO), ameaçado de cassação por usar o mandato em favor de Cachoeira. (DestakRio/Redação)

TCE vai investigar uso de verba da Saúde para festa julina


O Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai aprofundar as investigações sobre o uso de verba do governo do estado destinada à Saúde para pagamento de “eventos e festejos”. Como o Jornal O DIA revelou na última quarta-feira, 23, o órgão considerou “não pertinente” o pagamento, com esses recursos, de aluguel de touro mecânico e contratação de trio de forró e banda de aniversário de uma cobra albina.
Apesar disso, os conselheiros do TCE deram parecer favorável, com ressalvas, para que os deputados da Alerj aprovem as contas do governador Sérgio Cabral referentes a 2011. A notícia indignou deputados, que querem que o Ministério Público apure o mau uso da verba pública. (O Dia Online/Redação)

Fechamento da Ponte do Saber causa atrito entre UFRJ e Paes


O prefeito Eduardo Paes afirmou, nesta quinta-feira, 24, que o prefeito da Cidade Universitária, Ivan Carmo, se comprometeu a abrir Ponte do Saber no horário de funicionamento normal a partir desta sexta-feira. Paes disse que haverá uma reunião na tarde desta quinta-feira entre a prefeitura da universidade e o município para discutir a questão.

"A Ponte do Saber foi feita como medida compensatória. Portanto, é uma ponte que pertende à cidade do Rio de Janeiro. É pública. Por isso, é inaceitával que permaneça fechada", afirmou Paes. De acordo com o prefeito, caso a UFRJ não atenda o pedido da prefeitura, o fechamento da ponte será entendido como uma ilegalidade. "Ele não pode impedir o direito de ir e vir em uma via pública porque é crime. Será assim que vamos tratar o assunto se essa brincadeira continuar" garantiu Paes. Mais cedo, a CET-Rio informou, por meio de nota, que o fechamento da saída sul do Fundão para a Ponte do Saber foi uma medida tomada unilateralmente. (O Globo Online/Redação)

terça-feira, 22 de maio de 2012

Táxis do Rio vão ganhar novas placas luminosas


Os táxis do Rio vão ganhar novas placas luminosas para identificação. Os chamados bigurrilhos foram redesenhados a pedido do prefeito Eduardo Paes, coforme noticiou a coluna de Ancelmo Gois do jornal O Globo nesta terça-feira, 22. A data da implantação ainda não foi definida. (G1/Redação)

'Não-depoimento' de Cachoeira é o tema mais comentado no Twitter brasileiro


Enquanto marca presença em sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as relações de seu grupo com autoridades, políticos e empresários, mas permanece em silêncio, o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, se tornou o assunto mais comentado do Twitter brasileiro nesta terça-feira. Pouco depois de começar a ser sabatinado pelos parlamentares, o bicheiro já era destaque na rede de microblogs. A hashtag #PergunteaoCachoeira chegou a assumir o primeiro lugar nos Trending Topics (TTs) nacionais, a lista dos temas mais debatidos pelos usuários do Twitter.

Carlinhos Cachoeira foi preso em 29 de fevereiro pela Operação Monte Carlo da PF e é acusado de comandar um esquema de exploração de maquinas de caça-níqueis. Apesar da tentativa da defesa de adiar seu depoimento pela segunda vez, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o comparecimento do contraventor aconteceria nesta terça. O primeiro adiamento aconteceu há uma semana, quando o ministro Celso de Mello acatou os argumentos da defesa de que Cachoeira não podia depor, porque não teve acesso aos inquéritos que o investigam. Cachoeira é acusado de comandar um esquema de exploração de jogo ilegal e de corromper agentes públicos, dentre eles vários alguns governadores como o peemedebista Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro.(IG/Redação)

Rodrigo Maia é multado em R$ 5 mil por propaganda antecipada


O deputado federal e pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, Rodrigo Maia (DEM), foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) por propaganda eleitoral antecipada e terá de pagar multa de R$ 5 mil. Segundo a sentença, Rodrigo se valeu da propaganda de seu partido para promover a sua imagem e, por isso, desrespeitou a lei eleitoral, que estabelece o dia 6 de jullho como a data para o início das propagandas dos candidatos.

Em sua sentença, a juíza Ana Paula Pontes Cardoso, da 192ª Zona Eleitoral, aceitou representação do Ministério Público Eleitoral (MPE) e condenou Maia por considerar que 'na propaganda veiculada, foram inseridos dados inerentes à pessoa do deputado ora representado, descrevendo sua carreira política, fazendo questão de dizer que este 'realizou obras e programas importantes', e que 'trabalha para ajudar a melhorar o Rio e a vida das pessoas'". Contrariando alegação da defesa, que afirmou que o deputado federal é uma figura importante da política nacional e um dos símbolos da oposição no Rio de Janeiro, e que, por isso, teria apenas exercido seu papel ao criticar o atual governo na propaganda de seu partido, Ana Paula afirmou que "trata-se de propaganda pessoal, e não apenas partidária, visando à promoção da imagem do representado, com vistas às eleições que estão por vir, o que se denota mesmo que este não a tenha mencionado, nem tenha feito pedido de votos". (JB Online/Redação)

Mais de 2.000 alunos ficam sem aula por conta de operações em favelas da zona oeste


A Secretaria Municipal de Educação informou que 2.140 alunos ficaram sem aula por conta da operação policial nas favelas do Rola e de Antares, em Santa Cruz, zona oeste do Rio, na manhã desta terça-feira, 22. De acordo com a 10ª Coordenadoria Regional de Educação, três escolas municipais e três creches municipais da região ficaram fechadas. Até as 10h40, três suspeitos morreram, três foram presos e um ficou ferido durante a operação.

O objetivo da ação foi retirar barricadas colocadas por traficantes para impedir a entrada dos policiais. Agentes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) foram para o local com caminhões e retroescavadeiras. Os bandidos chegaram a colocar fogo em pneus sobre uma ponte, o que provocou uma nuvem de fumaça na região. Os suspeitos baleados foram levados para o Hospital Rocha Faria, em Campo Grande, mas não resistiram. A PM apreendeu um fuzil AK-47, três pistolas e 11 granadas. (R7/Redação)

Primeiro dia de fiscalização das novas regras para a Avenida das Américas tem 29 veículos multados


Agentes da Guarda Municipal multaram, nesta terça-feira, 22, ônibus e caminhões por desobedecerem as normas estabelecidas por Resolução da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). As penalidades foram aplicadas neste primeiro dia de fiscalização para coibir o tráfego de veículos com mais de 3,5 toneladas na pista central da Avenida das Américas, nos dois sentidos, no trecho entre a Avenida Ayrton Senna e a Alceu Amoroso de Lima e no Túnel da Grota Funda. Os veículos receberão multa média no valor R$ 85,13 - por transitar em local ou horário não permitido pela regulamentação.

Segundo a Secretaria municipal de Transportes, a medida faz parte de um pacote de ações para reorganizar o trânsito e garantir sua fluidez nas vias localizadas em torno do BRT Transoeste. De acordo com a resolução, publicada sexta-feira no Diário Oficial, mudaram também os limites de velocidade: ele será de 70 km/h na Avenida das Américas, nas pistas laterais, e de 80 km/h nas pistas centrais, em ambos os casos no trecho entre o Canal de Marapendi e a Avenida Alceu Amoroso Lima. Já no trecho entre a Alceu Amoroso Lima e o Túnel da Grota Funda, o limite passa a ser de 80km/h. (O Globo Online/Redação)

domingo, 20 de maio de 2012


O Fluminense vai entrar em campo contra o Corinthians, no domingo, às 16h, em sua estreia no Brasileirão, com a equipe reserva. O time paulista fará o mesmo no Pacaembu. Ambos priorizam o mata-mata da Copa Santander Libertadores. As medidas fazem parte do planejamento da comissão técnica, que tem como prioridade o jogo de volta pelas quartas de final contra o Boca, no Engenhão, na quarta-feira, 23.

É bem provável que o atacante Wellington Nem (foto) faça parte do time que enfrentará o Corinthians. O jogador já está totalmente recuperado da lesão muscular na coxa direita. A ideia é dar a ele ritmo de jogo, visando o reencontro com os hermanos.(Lancenet/Redação)

sábado, 19 de maio de 2012

Marcha para Jesus promete reunir mais de 200 mil pessoas no Centro



Neste sábado sábado, 19, o Rio de Janeiro receberá a edição 2012 da Marcha para Jesus. O evento que se consagrou como uma das maiores mobilizações na cidade promete nesse ano superar o público de 200 mil pessoas, alcançado em sua última edição. Dirigida pelo COMERJ (Conselho de Ministros Evangélicos do Estado do Rio de Janeiro), a Marcha para Jesus 2012 será presidida pelo pastor Silas Malafaia e coordenada no segundo pelo pastor Alexandre Isquierdo.

A Marcha para Jesus Rio 2012 iniciará às 14h do dia 19 de maio, com saída da Central do Brasil. No decorrer do caminho, vários trios elétricos embalarão o percurso com muita música até o final do trajeto na Praça da Cinelândia, em frente à Câmara dos Vereadores, onde um grande palco estará montado para receber o público e uma palavra de fé ministrada pelo Pr. Silas Malafaia aos moradores do Rio de Janeiro ao lado dos pastores Abner Ferreira, Marco Antônio e Marcus Gregório. Grandes artistas do segmento gospel estão confirmados: Thalles Roberto, Jotta A, Davi Sacer, Renascer Praise, Ministério Apascentar, Comunidade Evangélica da Zona Sul, Régis Danese, Nani Azevedo, Jozyanne, Eyshila, Kainón, Gabriela Rocha, Ministério Gospel Night. (NewsGospel/Redação)

Defesa Civil realiza exercício simulado de desocupação durante chuvas fortes


A Defesa Civil Municipal realiza neste domingo mais um exercício simulado de desocupação em 18 comunidades que já contam com o Sistema de Alerta e Alarme para chuvas fortes. As comunidades estão localizadas nos bairros do Estácio, Rio Comprido, Catumbi, Santa Teresa, Botafogo, Ipanema, Copacabana, Cosme Velho, Praça Seca, Jacarepaguá, Lins de Vasconcelos e Tomás Coelho. Moradores de 2.554 residências de áreas de risco dessas comunidades participarão do exercício. Cerca de 600 pessoas, entre técnicos da Defesa Civil, agentes comunitários e de meio-ambiente e voluntários, irão orientar a população no acesso aos pontos seguros.

Quando as sirenes forem acionadas, os moradores deverão deixar suas casas e se dirigir a um dos 33 pontos de apoio pré-definidos pela Prefeitura. O exercício simula uma situação que pode acontecer em caso de ocorrências de chuvas. Nessas ocasiões, a comunicação com os agentes e as lideranças das comunidades é feita por meio de SMS (torpedos) para aparelhos celulares cedidos pelo Município. (JB Online/Redação)

Fim de semana de sol e vento gelado


Depois de duas semanas seguidas de chuva e frio nos finais de semana, o carioca poderá curtir o sol e tempo firme neste sábado e domingo. No entanto, a frente fria que já está há uma semana sobre a cidade maravilhosa deixa o tempo seco e frio, diminuindo a sensação térmica.
Apesar disso, o sol deve brilhar durante o dia e as temperaturas vão cair no final da tarde, sem previsão de chuvas. No sábado, a temperatura fica entre 13º e 27º. No domingo, a previsão é de tempo firme com as temperaturas chagando a 29º. A mínima é de 15º. (Redação)

Mar para surfista no RJ no fim de semana

Depois da ressaca da última segunda-feira, 14, o mar já baixou no litoral do Rio de Janeiro, mas as ondas permanecem relativamente altas. Neste fim de semana, a previsão é de picos entre 1,5 e 2 metros. Na tarde do domingo, algumas séries poderão ter picos de até 2,5 metros. Os surfistas devem fazer um bom aproveitamento das ondas, pois a expectativa é séries de ondas uniformes e com boa regularidade. A ondulação predominante deve ser de sudeste. Os melhores picos estão na Prainha e Praia da Macumba, no Recreio. Na zona sul, o canto do Leblon, Arpoador (foto) e Praia do Diabo são as melhores opções. (Climatempo/Redação)

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Baile de black music é uma das dicas culturais do fim de semana no Rio



Todos os sábados, o grande estacionamento que fica embaixo do Viaduto Negrão de Lima, em Madureira, no subúrbio do Rio, se transforma no maior baile charm do Brasil. O charm é uma forma de black music mais lento e sensual. A festa de comemoração de 22 anos do baile será neste sábado, 19, com uma programação especial. A classificação é 18 anos.


Confira abaixo as outras dicas culturais do fim de semana no Rio:
-Em Mesquita, na Baixada Fluminense, será realizado no domingo, 20, a primeira edição do Baixada Game Festival, com exposições, oficinas de mangá, cosplay e um grande campeonato de games. O evento é no Mesquita Futebol Clube e a classificação é livre.
-O cantor Diogo Nogueira se apresenta no Circo Voador, na Lapa, no Centro da cidade. O sambista vai mostrar músicas novas, com tempero latino, retiradas do show que Nogueira fez em Cuba. A classificação é 18 anos.
-A cantora Rosana faz show no sábado (19), no Cariocando, no Catete, Zona Sul. Ela vai cantar clássicos de Vinícius e Tom Jobim e músicas em inglês. A classificação é 18 anos. (G1/Redação)

Bondes poderão circular por 24h


O sistema de bondinhos de Santa Teresa poderá circular durante a madrugada, em uma espécie de circuito cultural que vai ligar o bairro à Lapa. O edital de licitação para a compra de 14 veículos, que já havia sido adiado, deve ser publicado só no próximo dia 4. O comércio do bairro, que registra queda desde agosto do ano passado, quando o bonde parou de circular, depois da tragédia, que deixou cinco mortos e 57 feridos.

Na ocasião, os negócios no bairro chegaram a cair 70%. A previsão é que os bondinhos só voltem a circular em 2014. Dois editais ainda precisam ser elaborados: para a aquisição de novos trilhos; e para a reforma das estações Carioca e Silvestre. Os documentos só ficam prontos no fim de junho. Para acelerar o retorno dos bondinhos, a Central Logística cogita a possibilidade de liberar os 17 km do percurso do bonde aos poucos, de trecho em trecho, à medida que ficarem prontos. As obras devem começar este ano. (DestakRio/Redação)

Lapa é o mais novo bairro da cidade do Rio


A Lapa agora é, oficialmente, o mais novo bairro da cidade do Rio. Nesta sexta-feira, 18, o prefeito Eduardo Paes sancionou o projeto de lei, já aprovado na Câmara, que determina a criação do bairro da Lapa pela subdivisão do Centro.
Segundo o projeto, que é de autoria dos vereadores Dr. Jairinho e Marcelo Arar, a Lapa passa a obedecer todas as regras e ter as especificações de um bairro, como limites específicos e oficiais. (G1/Redação)

Cabo da PM é baleado próximo ao Tribunal de Justiça


Um policial militar à paisana foi baleado, nesta sexta-feira, próximo ao Tribunal de Justiça, no Centro. Segundo a assessoria de imprensa do TJ, o cabo Fábio Mourão da Silva, de 37 anos, foi atingido por tiros em frente a uma agência bancária na Avenida Presidente Antônio Carlos, esquina com Nilo Peçanha.
Ele foi socorrido pelo departamento de saúde do tribunal e levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar. Os tiros assustaram pedestres que passavam pelo local. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. (O Dia Online/Redação)

Tricolor perde a primeira batalha


O Fluminense perdeu de 1 a 0 do Boca Junirs por, ontem, na Bombonera, mas, diante das circunstâncias do jogo, saiu no lucro. O tricolor começou bem, com a marcação forte e jogando para frente. Chegou a criar lances de perigo, mas falhava sempre na conclusão. Aos 33 minutos, o lateral Carlinhos colocou a mão na bola e, como já tinha tomado cartão amarelo, levou o vermelho e foi expulso. No final do primeiro tempo, no entanto, o árbitro José Buitrago ignorou pênalti escandaloso a favor do Fluminense, quando o zagueiro xeneize evitou gol de Anderson ao colocar a mão na bola dentro da área.
Logo no início no segundo tempo, Cvitanich deu um bolão na área para Mouche, que bateu de primeira, na saída de Cavalieri, e fez o gol que seria o da vitória. Os dois times voltam a se encontrar na próxima quarta-feira, no Engenhão, às 19h30. Vitória a partir de dois gols classifica o Flu; 1 a 0 leva aos pênaltis e qualquer vitória por um gol a partir de 2 a 1 é do Boca. (DestakRio/Redação)

Rio: 51% dos alunos são retidos no 1º ano do ensino médio


Os dados divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) revelam que, se no Estado do Rio a situação do ensino médio é crítica, na capital é pior ainda. No 1º ano, por exemplo, 51% dos estudantes da rede pública repetem ou abandonam a escola. O número coloca os cariocas com o terceiro pior desempenho entre todas as 27 capitais do país, à frente apenas de Vitória (53,3%) e Porto Alegre (52,5%).
Entre os 92 municípios fluminenses, a rede pública da cidade do Rio só é melhor do que Búzios no 1º ano do ensino médio. O município da Região dos Lagos apresentou taxa de 53,6% na soma de abandono e repetência. Na outra ponta, aparece a pequena Italva, com apenas 5,8%. Os dados são referentes ao ano de 2011. (O Globo Online/Redação)

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Fashion Business do Rio vai levar desfiles para a Favela da Rocinha

A vigésima edição do Fashion Business vai promover desfile da coleção Primavera Verão na Rocinha, favela da Zona sul da cidade. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, em parceria com a Prefeitura do Rio, a RioTur, a Ceg, o shopping São Conrado Fashion Mall e o Hotel Royal Tulip, o evento é totalmente voltado para os negócios de moda. Este ano, o Fashion Business, que acontece entre os dias 22 e 25 de maio, das 10h às 21h, estreará em novo endereço: no Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip e no terraço do Shopping Fashion Mall, em São Conrado.

O desfile que será levado para a Rocinha é do estilista Victor Dzenk, que tem como tema a Tropicália. A ideia, segundo os produtores, é apresentar no gramado sintético do Complexo Esportivo do Centro Comunitário da Rocinha um verdadeiro mix cultural como já sugeria a proposta do movimento tropicalista, misturando diversos gêneros. Parte dos modelos foi escolhida entre moradores da Rocinha, assim como serão utilizados trabalhos de moda e serviços da própria comunidade. (Agência Rio de Notícias/Redação)

Filhotes são atração de zoológico no Rio


Nos últimos meses, veterinários e técnicos do Zoológico do Rio, localizado na Zona Norte da cidade, estão tendo que trocar fraldas e fazer mamadeiras com mais frequência. Isso porque o zoo está com um verdadeiro baby boom. Desde o início do ano, os mais novos residentes são os filhotes de anta, lhama, alpaca, tamanduá mirim, cobras, pônei, além dos macacos classificados como ameaçados de extinção: prego-galego e prego-do-peito-amarelo.
Dentre as atrações está o filhote de macaco verde "Leguinho", que perdera a mãe após as complicações no parto e em seguida, sua avó tentou amamentá-lo sem sucesso. Após árduo trabalho dos veterinários, aos dois meses de idade, ele já está pesando 665 gr. E, de acordo com veterinários, dentro de um mês se juntará com os outros filhotes para ficar exposto ao público. (Ig Notícias/Redação)

Bicicleta elétrica livre de polêmica


Alternativa de meio de transporte ecológico, a bicicleta elétrica terá normas específicas — criadas pelo Denatran — que regulamentam sua circulação. Segundo o Detran-RJ, veículos com até 4 kw de potência serão equiparados à bicicleta comum. Assim, os condutores não precisarão de habilitação, nem de capacete. Também não será exigido o emplacamento do veículo. O Denatran ainda não definiu quando publicará portaria com as regras.
A regulamentação vai colocar um ponto final na polêmica. Desde que ciclista com bicicleta elétrica foi multado e rebocado pela Lei Seca, em 29 de abril, estado, município e o governo federal divergiam sobre se o veículo era ou não um ciclomotor e, como tal, exigia carteira. (O Dia Online/Redação)

Prefeitura vai vender imóveis abandonados do Centro do Rio


Após o terceiro desabamento de prédio no Centro, a prefeitura anunciou ontem que publicará, nos próximos dias, um decreto emergencial que a permitirá vender imóveis particulares abandonados, cuja dívida de IPTU tenha superado seu próprio valor, entre outras medidas. Os diversos imóveis desocupados da União, porém, continuarão abandonados, pois a prefeitura não pode legislar sobre bens de propriedade federal. Somente neste ano, 39 imóveis já foram interditados na cidade do Rio.

O decreto, para regulamentar imóveis antigos e obras inclui um cadastro único, em que qualquer pessoa poderá consultar a situação de um determinado imóvel. Além do decreto, a prefeitura enviará para votação na Câmara dos Vereadores um projeto de lei obrigando imóveis antigos a realizarem vistorias a cada cinco anos. A falta de conservação do imóvel poderá ser punida com aumento do IPTU. A intenção do prefeito Eduardo Paes é de aumentar o poder de fiscalização e cobrança sobre os proprietários de prédios antigos. (DestakRio/Redação)

Rompimento em tubulação de água congestiona várias ruas da Zona Norte


Um grande vazamento deixa a Rua Cândido Benício, em Campinho, debaixo d’água e congestiona a via no sentido Jacarepaguá na manhã desta quinta-feira. Apenas uma faixa está liberada, pela esquerda. O incidente causa um nó no trânsito no Largo do Campinho e nas vias próximas, como as Ruas Domingos Lopes, Maria Lopes, João Vicente e Ângelo Dantas. Segundo a Cedae, a trepidação da pista teria danificado a tubulação, que é pequena. Neste momento, equipes da empresa aguarda a água baixar para fazer o reparo.

Uma equipe da Cet-Rio está no local para orientar o trânsito. As Estradas Intendente Magalhães, no sentido Cascadura, e Henrique de Melo, que seriam rotas alternativas, estão completamente congestionadas. Quem vai para Jacarepaguá deve optar pela Estrada Grajaú-Jacarepaguá ou pela Linha Amarela. Na estrada, há fluxo intenso, mas sem retenções, no sentido Jacarepaguá. Já quem segue para Grajaú enfrenta problemas: houve deslizamento de barranco e algumas pedras, de pequeno porte segundo o Centro de Operações, caíram sobre a via, na altura do Km 2,5, mas não atingiram nenhum veículo. Há lentidão. Na Linha Amarela, tráfego lento no sentido Barra da Avenida Geremário Dantas à Avenida Ayrton Senna. Quem vai para o centro, encontra trânsito bom. Esse é o segundo grande vazamento de água de uma tubulação da Cedae em menos de uma semana. (O Globo Online/Redação)

Corinthians e Vasco empatam no Rio


No duelo de ida das quartas de final da Libertadores da América, que colocou frente a frente Corinthians e Vasco, respectivamente campeão e vice brasileiro, o placar ficou no 0 a 0. No jogo de volta, que acontece, na próxima quarta-feira, no Pacaembu, quem vencer está na semifinal. No caso de empate com gols, a vaga será do Vasco.
Com duas equipes preocupadas mais com a marcação, as bolas paradas acabaram sendo as principais armas durante o primeiro tempo. Jogando em casa, o Vasco retornou do intervalo com mais atitude e começou a pressionar o alvinegro do Parque São Jorge. O lance mais polêmico do jogo ocorreu aos 25 do segundo tempo. Alecsandro desviou de cabeça e marcou o gol, mas o assistente assinalou impedimento polêmico. Os vascaínos protestaram, mas a decisão ficou mesmo para o Pacaembu.

'Tira-teimas' diferentes aumentam polêmica 
Em um método bastante usado para acabar com a dúvida sobre impedimentos, o ''tira-teima'' dessa vez só serviu para aumentar mais a confusão. Tudo porque na Rede Globo, o mecanismo mostra Alecsandro na frente do zagueiro corinthiano, estando assim em condição irregular. Enquanto na Fox Sports, o atacante vascaíno aparece em condições legais para marcar o gol que seria da vitória vascaína.
A diferença das imagens causou ainda mais revolta na torcida vascaína, que se manifestou nas redes sociais. (DestakRio/O Dia Online/Redação)

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Vazamento de gás interdita rua na zona norte do Rio


Um vazamento de gás fechou a rua das Oficinas, no Engenho de Dentro, zona norte do Rio, na manhã desta quarta-feira, 16. O trecho interditado fica entre as ruas Henrique Scheid e José dos Reis. Segundo a CEG (Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro), a rede de gás foi atingida acidentalmente por operários de uma obra, em frente ao número 188.
Técnicos da CEG foram ao local para para efetuar o reparo. Bombeiros deram apoio. Agentes da prefeitura orientaram o trânsito na área. Para denúncias ou avisos de vazamentos, os consumidores podem ligar para a central de emergência da CEG, no telefone 08000-240197. (R7/Redação)

terça-feira, 15 de maio de 2012

Semana Nacional de Museus acontece até domingo no Rio


A décima edição da Semana Nacional de Museus, que acontece anualmente em homenagem ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio, já começou sua programação em 2012. A primeira Semana Nacional de Museus foi em 2003 e contou com 57 instituições culturais em 36 cidades. Em sua décima edição, A programação vai até domingo, 20.

Este ano, só no estado do Rio, 84 instituições culturais participam, entre elas, o Museu de Arte Moderna, o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu da Favela, no Cantagalo, na Zona Sul do Rio. O tema neste ano é “Museus em um mundo de transformação: novos desafios, novas inspirações”. A ideia é discutir os museus e seu papel e possíveis contribuições na atualidade. Confira aqui a programação no Rio. (G1/Redação)

Prefeito sanciona decreto que dá 20% das vagas em concursos para índios e negros


Índios e negros agora têm direito a reserva de vagas em concursos públicos da administração direta e indireta do município do Rio, de acordo com um decreto sancionado nesta segunda-feira (14) pelo prefeito Eduardo Paes. Segundo o projeto de lei nº 1081-A/2011, ficam reservadas 20% das vagas oferecidas nos futuros concursos públicos do Poder Executivo e das entidades da administração do município do Rio de Janeiro para negros e índios.

A reserva das vagas passará a constar nos editais dos concursos e as entidades realizadoras fornecerão toda a orientação necessária aos candidatos. De acordo com a lei, será considerado negro ou índio o candidato que assim se declare no momento da inscrição. A autodeclaração é facultativa, ficando o candidato submetido às regras gerais estabelecidas nos editais. A nova medida vigorará por dez anos e será acompanhada pela Secretaria Municipal da Assistência Social, que irá monitorar os seus resultados. A lei não se aplica aos concursos cujos editais já tiverem sido publicados antes de sua entrada em vigor. (G1/Redação)

Deco domina premiação do Carioca, mas é desfalque no Flu


Em festa promovida na noite da última segunda-feira, 14, a Federação de Futebol do Rio de Janeio (Ferj) elegeu os onze melhores jogadores do Campeonato Carioca 2012. O time de melhores da competição ficou com Diego Cavalieri, Fágner, Dedé, Thiago Medeiros e Carlinhos, Rômulo, Kléberson, Deco e Felipe; Vágner Love e Alecsandro. Além disso, o Flumienense recebeu oficialmente o troféu de campeão Carioca.
O melhor técnico do campeonato foi considerado Abel Braga que  revelou o resultado dos exames de imagem feitos por Deco. O meia, que saiu com dores na coxa direita ainda no primeiro tempo no segundo jogo da final, contra o Botafogo, ficará pelo menos três semanas fora e é descartado para as duas partidas contra o Boca Juniors, pelas quartas de final da Libertadores. De acordo com Abel, o meia só volta a atuar se o Fluminense passar para as semifinais da competição.

"Sabemos que é um missão muito difícil, complicada. Foi assim lá na Bombonera, foi assim no Engenhão. Mas uma coisa a gente tem certeza: hoje o Fluminense vai para a Bombonera e se faz respeitar. Eles sabem que não estão enfrentando uma equipe qualquer", afirmou Abel Braga. O gol de Deco na final da Taça Guanabara contra o Vasco foi eleito o mais bonito do Estadual. O meia foi o jogador mais premiado da noite. Além do título de campeão estadual, que recebeu com os demais companheiros, ele levou ainda o prêmio de melhor meia 1, desbancando Fellype Gabriel, do Botafogo, e Juninho Pernambucano, do Vasco, e o principal troféu individual da noite, de craque da competição. (O Globo/Redação)

Partidos serão orientados semanalmente sobre propaganda


O corregedor regional eleitoral do Rio de Janeiro, juiz Antônio Augusto de Toledo Gaspar, irá se reunir semanalmente, a partir desta terça-feira, com representantes dos partidos políticos para orientá-los sobre a fiscalização de propaganda nas eleições de outubro. "Os partidos precisam colaborar para que não haja abuso econômico e desrespeito às leis eleitorais. Esperamos que, com essa iniciativa, tenhamos uma eleição mais tranquila", disse o magistrado. Os encontros ocorrerão às terças-feiras, às 13h, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Rio.
Por determinação do TRE, os juízes responsáveis pela fiscalização da propaganda eleitoral nos 92 municípios fluminenses deverão enviar, semanalmente, um relatório detalhado dos trabalhos de fiscalização realizados nos sete dias anteriores, indicando eventuais irregularidades e as pessoas ou partidos envolvidos. (JB Online/Redação)

Petrobras rescinde contratos com a Delta no Comperj



A Petrobras afirmou que, no dia 11 de maio, rescindiu os contratos com consórcios que tem a Construtora Delta como participante, no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. Segundo a petroleira, a decisão foi motivada por baixo desempenho. “A Petrobras está estudando a melhor solução para evitar impactos no cronograma do Comperj”, declarou a Petrobras, em nota, nesta segunda-feira. De acordo com a estatal, foi mantido o contrato com a Delta na obra da etapa 2 da reforma e modernização da Unidade de Tratamento de Águas Ácidas da Reduc, que se encerra em junho.
Os contratos rescindidos são os firmados com os consórcios Itaboraí-URE e Itaboraí-HDT, compostos pelas empresas Delta, TKK Engenharia Ltda e a Projectus Consultoria Ltda. Em relação ao movimento de greve no Comperj, a Petrobrás afirma que ele foi encerrado e os trabalhadores retornaram ao trabalho no dia 9 de maio. (O Globo Online/Redação)

Meteorologia mantém alerta para muita chuva em parte do Sudeste


A meteorologia mantém o alerta para muita chuva em parte do Sudeste, nesta terça-feira, 15. O risco é maior no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e em Minas, principalmente de madrugada. Em Vitória pode chover, somente nesta terça, o esperado para o todo o mês de maio. É que os ventos estão vindo do mar carregados de umidade. Também pode chover forte em parte de Goiás, de Mato Grosso e em quase toda a região Norte. Tem aviso da Marinha para ressaca no Rio, entre Angra dos Reis e Cabo Frio.
Até quarta-feira o tempo quase não muda na maioria das regiões. Da Bahia ao Ceará, a massa de ar é quente e as temperaturas ficam altas. Já no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, as temperaturas continuam baixas, porque o ar que chega é frio. (JN Online/Redação)

Prédio do Cordão do Bola preta desaba no Centro


Um prédio desabou parcialmente na esquina das ruas do Lavradio com Relação, no Centro, na manhã desta terça-feira. Segundo os bombeiros, ninguém se feriu. O edifício, que pertence ao Cordão da Bola Preta, estava vazio na hora do acidente. Bombeiros estão no local para remover os escombros. A parte do prédio que ruiu, no entanto, estava desativada já que o bloco realiza suas atividades em outro espaço do imóvel.

"Esse imóvel nunca foi utilizado para nenhuma atividade da Bola Preta, exceto para depósito. Mas de alguns meses para cá, nem isso. O prédio já mostrava algumas rachaduras e fissuras. Nossa área para eventos está totalmente segura. O problema é apenas nessa esquina. Esse problema nada tem a ver com o dia a dia do Cordão da Bola Preta", disse à GloboNews o presidente da Bola Preta, Pedro Ernesto Marinho. (O Dia Online/Redação)

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Corrida na Ponte Rio -Niterói nesse domingo

Cerca de 8 mil participantes atravessarão a Ponte Rio-Niterói em um trajeto de quase 21 quilômetros. 




O trajeto terá 21 quilômetros num percurso estimado em 2h45, tendo como partida o Caminho Niemeyer, em Niterói, e o de chegada no Aterro do Flamengo, em frente ao Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio

Mais informações sobre interdições no site: www.corridadaponte.com.br
Foto:(O Fluminense)






quinta-feira, 10 de maio de 2012

Paes vai enviar projeto à Câmara de feriado de 3 dias na Rio+20


O governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes (centro) e a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann participaram de reunião sobre a Rio 20

A pedido do Governo Federal, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, vai enviar na próxima semana um projeto à Câmara dos Vereadores para que haja feriado municipal de três dias durante a Rio+20. O feriadão seria nos dias 20, 21 e 22 de junho, quando mais de 100 representantes de países participarão da Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.
A decisão foi tomada nesta sexta-feira durante reunião entre o prefeito, o governador Sérgio Cabral e a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do meio-ambiente, Isabella Teixeira. A intenção é liberar o trânsito para que os chefes de Estado, que estarão hospedados majoritariamente na zona sul, cheguem ao Riocentro, na zona oeste, sem maiores complicações.
"A gente acredita que assim não vamos precisar liberar faixas de trânsito apenas para os participantes da Rio+20. É claro que vai haver algum tipo de transtorno, mas é um momento importante para a cidade e os cariocas vão mostrar mais uma vez que são ótimos anfitriões", disse o prefeito.
A prefeitura espera que o feriado possa abrir espaço para que a sociedade civil também participe de alguma forma do evento. "No início de maio estaremos divulgando uma série de eventos paralelos que estarão acontecendo durante a conferência e será importante ter esse feriado para que a população possa se envolver com eles", afirmou Paes.
Além do esquema que vai aliviar o transporte pela cidade, o Governo Federal vai disponibilizar a base aérea de Santa Cruz, também na zona oeste, para utilização das delegações durante a conferência. "Estamos terminando as obras e vamos estar prontos para receber as delegações também na base aérea, uma opção aos aeroportos do Galeão, Santos Dumont e de Jacarepaguá", garantiu a ministra Gleisi Hoffmann. (GIULIANDER CARPES - Portal Terra)

Copa do Brasil: Botafogo é eliminado dentro do Engenhão

o Botafogo mostrou que a Copa do Brasil é cada vez mais um trauma para o clube, após ser eliminado pelo Vitória, dentro do Engenhão, o Botafogo tentará o impossível no próximo jogo contra o Fluminense, necessitando de 3 gols de diferença para o adversário para decidir nos pênaltis. o atacante uruguaio Loco Abreu minimizou a derrota




- É esporte, futebol. Tem que ensinar as crianças a não transformar em catástofe, morte. Uns ganham, outros perdem. Não morre ninguém. Infelizmente são coisas do futebol, mas para mim a vida continua. Vou chegar em casa, ver meus filhos, treinar amanhã e buscar dar o melhor para domingo - declarou Loco Abreu, lembrando o restropecto ruim do Botafogo na Copa do Brasil:

- Já são três anos que estou aqui e que este grupo tenta ir bem nessa competição, mas não consegue.


Libertadores - Vasco garante classificação nos pênaltis e Fluminense decide hoje.


O Vasco abriu o placar contra o Lanús e segurou o resultado no primeiro tempo, porém, na etapa final o time argentino pressionou e conseguiu reverter o placar, quase faz o terceiro gol que foi evitado pelo goleiro Fernando Prass com uma belíssima defesa. O jogo então foi para a decisão por pênaltis, onde o Vasco mostrou experiência e não desperdiçou sequer uma cobrança, garantindo a vaga para a próxima fase. Na próxima fase o Vasco jogará com o Corinthians que ganhou o time equatoriano Emelec por 3 x 0 no Pacaembú.

Já o Fluminense encara hoje  às 22h o Internacional no Engenhão com todos os ingressos vendidos. Quem passar jogará com o argentino Boca Juniors.


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Carioca terá a 12ª caminhada de mobilização contra a dengue nesta sexta



Acontece nesta sexta-feira, 4, a partir das 8h, a 12ª Caminhada de Mobilização contra a Dengue. A atividade busca incentivar a população e instituições a ficarem atentos a possíveis focos do Aedes aegypti dentro de sua rotina. Os agentes de vigilância em saúde e os voluntários saem das mais 200 unidades da rede municipal e percorrem um percurso pré-definido no entorno do local. Durante a ação, profissionais orientam os moradores a identificar e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da doença. A população também está convidada a participar.

Desde a primeira Caminhada de Mobilização contra a Dengue, a Prefeitura conseguiu reunir mais de 950 mil pessoas, entre voluntários, alunos de escolas municipais e agentes de vigilância em saúde. Além disso, foram eliminados 44.521 focos do mosquito da dengue, e identificados e tratados 68.220 possíveis criadouros. A ação tem como objetivo sensibilizar os cidadãos a olhar a sua própria rua e o entorno de sua residência como um espaço coletivo, que precisa ser cuidado durante o ano inteiro e não apenas no verão, a fim de evitar a proliferação do Aedes aegypti.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Catadores de Gramacho já podem abrir conta para receber indenização


Desde a manhã da última quarta-feira, 2, a Caixa Econômica Federal iniciou a abertura de contas para os 1.603 trabalhadores do aterro sanitário de Gramacho - Baixada Fluminense - que serão beneficiados com R$ 21 milhões do Fundo de Participação dos Catadores de Gramacho. O posto de atendimento foi instalado pelo banco no próprio aterro (Av. Monte Castelo nº 1.760 – Jardim Gramacho – Duque de Caxias - RJ). O espaço foi cedido pela empresa Novo Gramacho Energia Ambiental S/A. A etapa de abertura de contas prossegue até 15 de maio, das 10h às 16h. A previsão da Caixa é que 165 pessoas sejam atedidas diariamente.

Este recurso é uma das contrapartidas previstas no contrato de concessão da empresa Novo Gramacho para explorar o gás metano produzido no aterro. O valor será antecipado aos catadores em cota única pela Prefeitura do Rio, que receberá o reembolso da empresa em 15 parcelas anuais. A quantia tem por objetivo ajudar a inclusão dos catadores cadastrados em atividades alternativas ao trabalho que vinham realizando em Gramacho. A lista com os 1603 nomes que serão contemplados pelo Fundo de Participação dos Catadores de Gramacho foi entregue no dia 26 de maio pelo presidente do Conselho de Lideranças de Gramacho, Tião Santos, para aprovação na segunda reunião do conselho gestor do fundo, que contou com a participação do secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc. (Agência Rio de Notícias/Redação)

Ciclista é atropelado após não conseguir atravessar passagem subterrânea no Aterro do Flamengo


O alagamento de uma passagem subterrânea no Aterro, na altura da Praia de Botafogo, provocou problemas na manhã desta quinta-feira, 3. Sem conseguir passar pelo local, muitos pedestres foram obrigados a atravessar a via expressa, entre os carros. Por volta das 7h, um homem, identificado como Paulo César de Almeida, de 25 anos, foi atropelado na beira da pista sentido Copacabana, na altura do Mourisco. Não se sabe se ele tentava cruzar a pista no local. Segundo a PM, Paulo estava de bicicleta e não corre perigo.

O alagamento foi causado por uma pane elétrica no sistema de bomba hidráulica automática, que bombeia a água de dentro do túnel sempre que ela atinge determinado nível. Um caminhão de sucção e bombas manuais foram usados para retirar a água de dentro da passagem subterrânea. (O Globo Online/Redação)

Museu do Amanhã será sustentável


Uma das obras mais esperadas da revitalização da zona portuária, o Museu do Amanhã, teve seu design lançado ontem pelo prefeito Eduardo Paes. “O Museu do Amanhã será um novo ícone da cidade, assim como já são o Maracanã, os Arcos da Lapa, o Cristo Redentor e nossos monumentos naturais”, afirmou Paes.
O arquiteto espanhol Santiago Calatrava, responsável pelo projeto, apontou a preocupação com a sustentabilidade. “Todos os materiais que estamos utilizando são reciclados, sem dano algum ao meio ambiente. Será um espaço que, sem dúvida, vai aproximar seus visitantes da natureza”, disse Calatrava. O espaço contará com uma área verde de 30 mil m2, espelho d'água, ciclovia e área de lazer. Além de atividades interativas para relembrar o passado e simular como será a cidade daqui a 50 anos. Na ocasião, o prefeito também defendeu a derrubado do viaduto da perimetral e afirmou que o trânsito irá melhorar com as alternativas ao acesso. (MetroRio/Redação)

Justiça proíbe 32 taxistas de se aproximarem do Galeão


A Justiça proibiu 32 taxistas de se aproximarem a menos de 1 km do entorno do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. A decisão, divulgada nesta quarta-feira, ocorre um ano depois de investigações do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança. Dos 32 taxistas indiciados, dois foram presos em flagrante por tentativa de homicídio durante um "jóquei" (aliciamento de passageiro no saguão para levá-lo ao táxi)
Foi determinado que sejam disponibilizadas as tabelas de preço fixo para corridas de táxi nas rampas de acesso e nos balcões de atendimento dos aeroportos; providenciado documento com dados cadastrais do táxi e números de telefones para eventuais reclamações, a ser entregue aos passageiros; melhorado o layout dos guichês de táxi e padronizado o comportamento dos empregados. (JB Online/Redação)

Cabral chama base aliada para dar troco a Garotinho


Alvo de ataques pela postagem no Blog do Garotinho de fotos (ao lado) e vídeos feitos em Paris que expõem sua ligação com o empresário Fernando Cavendish, dono da Delta Construções, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), partiu para o contra-ataque. Ontem de manhã, ele convocou seus principais aliados no Palácio Guanabara e deu o tom do discurso a ser adotado daqui por diante. Ele exigiu que a base aliada o defenda e que reúna munição contra seu principal desafeto, o ex-governador e deputado federal Anthony Garotinho (PR), autor da divulgação do material contra Cabral pela Internet (foto). Além do secretário de Governo, Wilson Carlos, e do chefe da Casa Civil, Régis Fichtner, que aparecem nas fotos com Cabral, durante a viagem a Paris em 2009, conforme o ‘Blog do Garotinho’, também participaram do encontro os deputados Paulo Melo (PMDB), presidente da Alerj; André Corrêa (PSD), líder de governo; e André Lazaroni, líder do PMDB.

A ordem é repetir à exaustão o discurso de que a Delta — hoje investigada por suspeita de elo com o bicheiro Carlinhos Cachoeira — já era a empreiteira que tinha mais contratos com o governo do estado antes de Cabral assumir. Na outra frente, Cabral quer que a base aliada ataque Garotinho, lembrando dos processos de improbidade contra o ex-governador e acusações de conivência com a corrupção policial. (O Dia/Redação)

Lei Seca apreende bicicleta elétrica e condutor recebe multa de R$ 1.723


Um bicicleta elétrica foi apreendida durante uma blitz da Lei Seca na rua Francisco Otaviano, em Copacabana, na zona sul do Rio. De acordo com a Secretaria de Governo, Marcelo Toscano Bianco se recusou a fazer o teste do bafômetro, estava sem capacete e não tinha Carteira Nacional de Habilitação da categoria do veículo. Ele foi multado em mais de R$ 1.700 e recebeu 21 pontos na carteira.

Marcelo voltava para casa na bicicleta, no último sábado, 28, quando foi parado na blitz. A secretaria só confirmou a apreensão na última quinta-feira, 3. O condutor ainda pode ter a suspensão do direito de dirigir. (R7/Redação)

Arquiteto Oscar Niemeyer é internado no Rio


O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, está internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde a noite desta quarta-feira. Em depoimento à Rádio CBN, a filha dele, Ana Lúcia Niemeyer, disse que o pai deu entrada no hospital por conta de uma forte gripe e passou a noite sendo medicado e recebendo hidratação. Ainda de acordo com Ana Lúcia, o quadro não é grave.

O hospital é o mesmo em que se encontra o ex-presidente da Fifa, João Havelange, de 95 anos, internado desde o dia 18 de março.  Niemeyer já foi hospitalizado na Samaritano em abril de 2011, por causa de uma infecção urinária; e em abril de 2009, quando passou por duas cirurgias (uma para a retirada de uma pedra da vesícula, e outra para retirar um tumor do intestino). (JB Online/Redação)

Cariocas terão desconto para curtir os pontos turísticos da cidade


Aproveitar as belezas das paisagens naturais do Rio e conhecer os mais famosos lugares da Cidade Maravilhosa não são exclusividade de turistas. Cariocas e moradores do Rio podem fazer passeios turísticos com descontos de até 52% a partir de amanhã, quando começa o projeto Carioquinha. Em sua 14ª edição, o projeto, com duração maior do que nos outros anos, proporciona a visita a 140 atrações por preços mais baixos. Agora, quem quer aproveitar a promoção tem  dois meses para passear pagando menos. Até 4 de junho, o ‘Carioquinha Cidade’ se dedica às atrações promocionais na capital. E de 5 de junho a 1º de julho, os descontos serão em serviços no interior do Estado.

Para aproveitar, o usuário deve comprovar, com documento oficial de identidade, que nasceu no Rio. Já os moradores da cidade, além do documento, também precisam mostrar conta de luz, água, telefone ou gás. Maraca no Carioquinha O novo Maracanã, que receberá jogos da Copa do Mundo de 2014, também participa da promoção. Aberto para visitas guiadas no primeiro sábado de cada mês, grupos de até 50 pessoas podem passear pelo estádio com 50% de desconto. Com o ‘Carioquinha’ o preço cai de R$ 20 para R$ 10. (MetroRio/Redação)

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Antes de inauguração, via construída para Copa do Mundo alaga no Rio



Antes mesmo de ser inaugurado, o corredor expresso construído para facilitar o trânsito no Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos já registrou pontos de alagamento, nesta terça-feira (1º). Internautas filmaram o local, conhecido como Transoeste, no trecho próximo ao túnel da Grota Funda, entre o Recreio dos Bandeirantes e Guaratiba. A Transoeste, que deve ser inaugurada ainda em maio, irá ligar a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz. A via deverá ser o primeiro corredor expresso de BRT (Bus Rapid Transit).
O BRT é um sistema de transporte público com ônibus articulados que circulam em vias segregadas e por isso operam em velocidade maior do que uma linha de ônibus comum. O pacote de obras para a Copa e as Olimpíadas inclui também os BRTs Transcarioca (em construção), Transolímpica (já licitado) e Transbrasil (com previsão de licitação para este ano). a Secretaria Municipal de Obras (SMO) informou, em nota, que o corredor Transoeste ainda não foi finalizado. Ajustes relacionados a pontos de alagamentos já estäo sendo avaliados para que os reparos sejam feitos antes da conclusão da obra. (G1/Redação)