quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Bondinho de cara nova

Pão de Açúcar receberá 4 aparelhos de presente de aniversário

Rio - Em pouco mais de um mês o Morro da Urca e o Pão de Açúcar vão ter a paisagem modificada por quatro novos bondinhos. Os aparelhos já deixaram a cidade de Olten, na Suíça, e embarcaram para o Brasil. Os bondinhos ganharam design mais moderno e estrutura toda em vidro fumê anti-reflexo, o que facilitará a visualização de um dos cenários mais famosos do mundo. A base e o teto das cabines são brancos.

Os novos equipamentos, que têm a mesma dimensão dos antigos e capacidade para 75 pessoas, custaram quase três milhões de euros (quase R$ 8 milhões). Serão inaugurados dia 27 de outubro, data do aniversário de 95 anos do bondinho.

A empresa que fabricou as cabines, a CWA, não é a única da Suíça no Pão de Açúcar. Os cabos de sustentação, trocados em 2002, também vieram do país europeu. Técnicos da Companhia Caminho Aéreo do Pão de Açúcar, administradora da atração, viajaram para Olten e supervisionaram a construção dos novos bondinhos. A troca das novas cabines não deve prejudicar os passeios turísticos.

O bondinho, no entanto, deverá parar por um longo período no próximo ano, quando o sistema de controle analógico será substituído por mecanismos digitais.


O Dia Online

Nenhum comentário: