terça-feira, 23 de outubro de 2007

Pista molhada suspende operações no aeroporto Santos Dumont

As operações de pouso e de decolagem no aeroporto Santos Dumont, no Rio, estão suspensas desde o começo da manhã desta terça-feira.

Segundo informações da Infraero (estatal que administra os aeroportos), a restrição vale para aeronaves com mais de 20 toneladas, devido ao mau tempo e à pista molhada.

Com a interrupção das operações, vôos foram desviados para o aeroporto Tom Jobim. O terminal opera por instrumentos desde as 4h.

Em São Paulo, o aeroporto de Congonhas (zona sul) tem movimento intenso de passageiros, mas registra poucos atrasos. Ontem (22), os passageiros enfrentaram filas e reclamaram da falta de informações.

A Infraero atribuiu os problemas ao fechamento do terminal na noite de domingo o que provocou remarcações de bilhetes e ao maior movimento de passageiros por causa da F-1.

O aeroporto ficou fechado para decolagens, no domingo, das 20h41 às 21h05, quando chovia forte. Na ocasião, a Infraero atribuiu o fechamento a um problema na freqüência de comunicação entre as aeronaves e a torre de controle. Ontem, porém, a Aeronáutica negou falha de comunicação e a Infraero disse que não forneceu essa informação.

Já o ministro Nelson Jobim (Defesa), em Brasília, disse que a falha na comunicação foi uma conseqüência do mau tempo. "Foi circunstancial. Teve um problema de comunicação decorrente do mau tempo", disse.

Segundo balanço da Infraero, os atrasos superiores a uma hora atingiram 30,5% dos vôos programados para ocorrer em Congonhas das 6h às 22h de ontem. Dos 262 pousos e decolagens previstos, 80 registraram espera. Outros 32 foram cancelados.

Balanço

De acordo com a estatal, da 0h às 8h desta terça, 50 dos 394 vôos previstos para ocorrer no país sofreram atrasos superiores a uma hora (12,7%). Outros 31 vôos foram cancelados (7,9%).

Em Congonhas, a espera atingiu 2 dos 42 vôos programados (4,8%), e outros quatro vôos foram cancelados. De acordo com o balanço, o aeroporto Tom Jobim registrava atrasos em 5 dos 28 vôos previstos (17,9%).

Juizado

O juizado especial do aeroporto de Congonhas teve na segunda-feira seu dia mais movimentado dos seus 15 dias de funcionamento. Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, foram registradas 46 reclamações, das quais 12 terminaram com acordos. A média diária é de 20 atendimentos a passageiros por dia.

Os Juizados começaram a funcionar no último dia 8 de outubro para atender casos como falta de informação aos passageiros, overbooking, atrasos e cancelamentos de vôos, extravio e violação de bagagens.

Além de Congonhas, os passageiros também encontram os juizados em no aeroporto internacional de São Paulo, em Cumbica (Guarulhos, região metropolitana), nos aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim, no Rio; e Juscelino Kubitschek, em Brasília. O atendimento é feito das 9h às 21 nos dias úteis e das 14h às 20h aos sábados, domingos e feriados.

(Folha Online)

Nenhum comentário: