quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Alerj gasta 43% da pauta com títulos

A farra da distribuição de honrarias já ocupa quase metade da pauta de votação da Assembléia Legislativa. Dos 90 projetos desta semana, 39 se referem à entrega dos títulos e da Medalha Tiradentes, ou seja, 43,3% do total. Além do tempo perdido, há o desperdício de dinheiro público com a sua publicação no Diário Oficial. Por ora, os campeões de distribuição das benesses de 2007 são o presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB), e Jodenir Soares (PTdoB), com 12 cada.

Ontem, o projeto que disciplina a entrega das condecorações, da Mesa Diretora (isto é, do próprio Picciani), saiu de pauta ao receber 19 emendas - quase todas do baixo clero, insatisfeito com a limitação. Pelo texto, cada um concederia 24 moções - ilimitadas ho$- duas medalhas, dois diplomas Cristo Redentor, dois títulos de benemérito e quatro de cidadão do estado por ano.

- Isso está demais. Tem que haver um limite - reclama Graça Matos (PMDB), primeira-secretária da Mesa.

O caso mais emblemático foi o da Medalha Tiradentes - a mais alta honraria do Legislativo estadual - dada ao senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello, afastado por impeachment em 1992. Acostumados a aprovar as concessões simbolicamente, sem prestar atenção à pauta, os deputados concordaram com a proposta, apresentada por Renata do Posto (PAN).

- Apresentei um projeto para cassar a medalha do Collor, mas foi indeferido - lamenta André do PV.

Outro contemplado este ano foi o vereador Josinaldo Francisco da Cruz, o Nadinho de Rio das Pedras, preso semana passada como suspeito pela morte de um policial em fevereiro. A proposta foi de Natalino Guimarães (DEM).

- Tem de haver rigor maior. No meu caso, só concedi para quem realmente fez algo pela sociedade, assumindo até o papel do poder público - diz Jodenir Soares.

Ainda inédito, o Diploma Cristo Redentor, criado para quem contribui com o turismo, já tem um agraciado na fila de espera. Waldeth Brasiel (PR) o dará a uma jornalista:

- Ela veio de baixo e o seu currículo é muito bom.

(Extra Online)

Nenhum comentário: