As comemorações pelos 200 anos de chegada da Família Real à Cidade do Rio de Janeiro estão incentivando nos cariocas dois grandes prazeres: boa comida e boa leitura. Com o apoio da Prefeitura, o Circuito Copa Gourmet reuniu 20 restaurantes da orla de Copacabana e Leme, que elaboraram cardápios especiais para dar a seus clientes um gostinho do século XIX. Ao mesmo tempo, uma série de livros, lançados por diferentes editoras, oferece uma ampla releitura do período joanino.
No Circuito Gourmet, os restaurantes que participam do “banquete” ofereceram durante o mês de junho a série Culinária Joanina, inspirada nas delícias que faziam a cabeça da Corte portuguesa. A iniciativa fez com que a Prefeitura do Rio incluísse o evento no calendário oficial de eventos pelo bicentenário. Além disso, com o apoio da Subprefeitura da Zona Sul, foram realizados shows instrumentais no calçadão.
Os restaurantes incluídos no Circuito – que vai até janeiro de 2009, com cardápios para todos os gostos – são: La Fiorentina, Miss Tanaka, Don Camillo, Sindicato do
Chopp (filiais do Leme e de Copacabana), Taberna Atlântica, Mab’s, Balcony Bar e Café, Maxim’s, Rondinella, Deck, Espuma na Pressão, La Maison, Mondego, Transa, Meia Pataca, Alcazar, Garota de Copacabana, Pigalle e Imperator. Para reconhecer imediatamente os participantes do Circuito, basta conferir a entrada: as varandas externas desses estabelecimentos foram padronizadas pelo arquiteto André Piva e o estilista Carlos Tufvesson, que substituíram os tradicionais “ombrelones” por grandes toldos brancos, cuja borda reproduz o grafismo do calçadão de Copacabana, o mais famoso do país. Mais detalhes sobre o Circuito estão disponíveis pelo telefone (21) 2512-3636.
No entanto, para quem tem “fome” de saber mais sobre esse período da história brasileira, a Prefeitura está lançando, em parceria com diferentes editoras, livros que contam fatos e curiosidades sobre a vinda da Corte Portuguesa. A começar pela viagem: em setembro de 2007, a parceria com a Editora José Olympio relançou o livro A Vinda da Família Real para o Brasil, do inglês Thomas O’Neil, que acompanhou D. João VI e os nobres portugueses durante toda a viagem, desde Lisboa até seu destino final em terras cariocas. Na mesma linha está o livro A Viagem Marítima da Família Real, do pesquisador inglês Kenneth Light, lançado em março deste ano com a Editora Zahar, que remonta detalhes da travessia pelo Oceano Atlântico.
(www.rio.rj.gov.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário