sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Árvore com flores que exalam mau cheiro intriga cariocas

Alta e com uma copa bem formada, a árvore de nome científico Sterculia foetida tem grande valor ornamental. Mas a beleza que encanta os cariocas durante a maior parte do ano vira um incômodo do fim de julho ao início de outubro. Neste período, a espécie fica coberta de pequenas flores vermelhas, que exalam um cheiro muito forte.
O botânico Bruno Rezende explica o fenômeno. “O forte odor atrai moscas, que têm a função de carregar o pólen de uma árvore para outra, fazendo o cruzamento da espécie e a formação das sementes.”
(G1.com)

3 comentários:

Unknown disse...

Apaerentemente descobri a razão do mau cheiro na minha rua, República do peru, em Copacabana. Tenho sentido o mesmo cheiro horrível em ruas de Ipanema. É o primeiro comentário que leio na internet a respeito.

Tereza Durão disse...

A árvore, de linda copa, foi trazida ao Brasil por um famoso paisagista francês, Auguste Glaziou, nos meados do séc. XIX , quando este foi nomeado por Pedro II para a Diretoria de Parques e Jardins da Casa Imperial. Dentre muitos projetos coordenados por Glaziou, está o paisagismo do Campo de Santana e também os jardins da Quinta da Boa Vista. Talvez o francês não imaginasse quanto fétidas seriam as árvores, no tempo da floração !

Unknown disse...

E como fede nossa, tem uma linda copa, lidas flores.