quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

RJ discute software livre na gestão pública

O Rio de Janeiro sediará na segunda-feira, 08, e na terça-feira, 09, a primeira edição do evento internacional de software livre, Free Software Rio. O evento será focado no uso de soluções de código aberto para a administração pública.

Distribuídos em sete painéis, os palestrantes discutirão assuntos como política de incentivo ao software livre e seu uso em serviços de interesse público, para melhorar a gestão dos estados e municípios, na educação e o desenvolvimento cooperado.

Agenda
Além de palestras, o seminário contará com quatro salas destinadas a discutir com mais detalhes as plataformas em código aberto. Em uma delas, a comunidade de software livre vai oferecer mini-cursos sobre o uso de programas de linguagem de computador como Python e Inkscape.

O Proderj ocupará uma sala no primeiro dia do evento para apresentar os diversos projetos e ações do governo estadual como uso de Linux e Voip nos Centro de Internet Comunitária (CICs), a ferramenta ICOX para rede de relacionamento, entre outras soluções.

O meio acadêmico também terá uma sala no segundo dia. Professores e alunos vão discutir as soluções inovadoras criadas pelas universidades como o middleware Ginga para TV Digital e o LUA, uma linguagem de programação para jogos, bastante utilizada no
exterior.

Internacionais
A produtora de filmes Dreamworks é uma das convidadas do evento. O engenheiro da empresa, Karl Rasche, apresentará sua experiência na adoção de softwares livres na produção de filmes como Shrek, Bee Movie e Kung Fu Panda.

Karl é coordenador de software e cores na animação da DreamWorks, especializado no universo da pós-produção e masterização de filmes, incluindo cinema digital, tecnologias de reprodução de imagem e gerência de cores.

(www.baguete.com.br - Márcia Lima)

Mais informações - Free Software Rio

Nenhum comentário: