quinta-feira, 30 de abril de 2009

"Não é Proibido", com Marisa Monte

Vamos cantar "Não é proibido", com Marisa Monte. Um feriado alegre para todos.
Redação do InformativoRio.

Assustada, população do Rio acaba com estoque de antiviral das farmácias

A gripe suína vem assustando os moradores do Rio. Com medo, alguns estão procurando as farmácias da cidade em busca do medicamento Tamiflu, que é o único disponível no Brasil, recomendado pela Organização Mundial de Saúde para tratar o vírus Influenza. Além do remédio, máscaras de proteção também estão acabando nos estoques. Segundo o farmacêutico Mathias Martins, como as pessoas estão tendo dificuldades para encontrar o Tamiflu, a procura pelas máscaras aumentou. A Roche que fabrica o medicamento afirmou que vai priorizar os pedidos feitos pelos governos. O Ministério informou que dispõe de nove milhões de caixas do remédio em estoque.
(Rádio Tupi)

O vírus da gripe suína (por enquanto) está na cabeça

Gripe suína por que tanto medo?

É brilhante este artigo de Fábio Santos que reproduzimos em parte. É exemplo de jornalismo de serviço por excelência. Do jornal Destak Online
"Impressionante a reação das pessoas frente às notícias sobre a tal gripe suína. Não existe nenhum caso de morte confirmado no Brasil. Mesmo assim as farmácias estão sendo invadidas por gente em busca de máscaras e remédios.
Em São Paulo, há relatos de pessoas comprando todo tipo de antigripais, mesmo que sejam ineficazes contra essa forma da doença. No Rio, esgotou-se o estoque de Tamiflu, o antiviral recomendado para quem já contraiu a gripe - atenção: apenas a quem já está doente. E olha que o medicamento custa entre R$ 70 e R$ 150, a depender da apresentação. Os compradores são gente de classe média e alta, que, supunha-se, são mais bem informadas.
O mais impressionante é que, por ora, a mortalidade da gripe suína no México não chega nem aos pés do estrago que a nossa tão conhecida dengue provoca todos os anos. No ano passado, apenas no Rio, foram 156 fatalidades. Os mexicanos reviram seus números e, em vez de 22, dizem agora que apenas sete morreram.
E por que tanta preocupação com uma doença que está ainda tão distante de se mostrar uma ameaça grave? Não adianta dizer que a culpa é da imprensa. Não, senhor. TV e jornais têm acompanhado as notícias com amplos esclarecimentos sobre como agir, ressaltando que não há casos confirmados, que não é necessário tomar remédios, que a carne de porco não transmite o vírus e assim por diante.
Mas por que a dengue não provoca esse tipo de reação? Uma hipótese é que o medo vem do desconhecido. A dengue é uma velha companheira de cama dos brasileiros. Novas epidemias trazem consigo uma mística toda especial, é como se fosse uma nova praga bíblica, ainda mais quando ameaçam se espalhar pelo mundo. Creio que todos nós carregamos no inconsciente episódios como a gripe espanhola e a peste negra, que arrasou a Europa na Idade Média.
Há uma outra possibilidade, que não exclui a primeira: as pessoas que estão mais expostas à gripe suína são as que viajam com frequência ou convivem com quem o faz. Ou seja, é gente que tem algum dinheiro. Será por isso? Quem sabe? O certo é que não há razão nenhuma para pânico. O vírus, por ora, está na nossa cabeça. "



Feriado do Dia do Trabalho terá frio e muitas chuvas

O Dia do Trabalho dos cariocas será chuvoso e frio, segundo meteorologistas da Climatempo. Uma nova frente fria chega ao Rio e muda o tempo já nesta quinta-feira. O sol ainda vai aparecer durante o dia, mas a nebulosidade aumentará e há previsão de chuva à noite. Os ventos devem ficar fortes, e a temperatura começará a cair, chegando à mínima de 15 graus.
Na sexta-feira, feriado, e no sábado, as áreas de instabilidade da frente fria devem se espalhar por todo o estado. O tempo ficará chuvoso e frio durante todo o dia. Os termômetros ficarão entre 27 e 18, na sexta, e 25 e 17, no sábado.
Durante o fim de semana, o mar voltará a ficar agitado, e as ondas podem passar dos dois metros de altura. Há possibilidade de ressaca de forte intesidade, como aquela que atingiu o litoral do Rio na Semana Santa.
(O Globo Online)

Veja os locais dos radares móveis de hoje no Rio

Livres, porém bem cuidados

Os gatos já nasceram pobres e livres, mas isso não quer dizer que não gostem de boa comida, casa e carinho. Para ajudar na solução de uma problema crônico na cidade, a enorme quantidade de animais abandonados, o Clube do Totó, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Estadual de Promoção e Defesa dos Animais e da Fundação Parques e Jardins, está recolhendo gatos do Campo de Santana e os encaminhando para doação em pet shops.
- Existe uma superpopulação de gatos em parques e praças. Só no Campo de Santana há cerda de 300 abandonados - diz Marco Antônio Sarnelli, presidente do Clube do Totó.
No próprio Campo de Santana, num minicentro de castração, os animais são separados por sexo, vacinados, vermifugados e castrados. Após o processo, são encaminhados para o gatil do Clubo do Totó, e depois levados para as oito lojas da pet Bicho Bacana.
- Colocaremos no máximo dois animais por gaiola, sempre em frente às lojas, para que todos possam ver. Qualquer pet pode participar do projeto. Nossa meta é chegar a 200 lojas e recolher e doar 18 mil gatos por ano - diz Sarnelli, o Totó.
(O Globo - Zona Sul)

Veja o que abre e fecha no Rio no Dia do Trabalho

No dia do trabalho, comemorado nesta sexta-feira, os shoppings vão funcionar em horário diferenciado para atender à população, assim como os supermercados e as feiras livres. Mas o carioca não vai encontrar repartições públicas estaduais e municipais, correios e bancos abertos. Já os principais meios de transportes funcionarão em horários especiais.

Repartições Públicas: Não abrem na sexta-feira.

Metrô: Funciona das 7h às 23h no dia do trabalho com intervalos de 10 minutos nas linhas 1 e 2. Os ônibus Metrô na superfície e as linhas de integração funcionam no feriado também com intervalos maiores.

Barcas: A travessia Rio - Niterói será feita entre 6h e 23h30 com intervalos de 30 minutos, nesta sexta-feira. No feriado, não haverá barcas no trajeto Praça XV - Cocotá e Praça XV - Charitas. Para Paquetá a primeira barca parte às 5h15 e a última às 23h.

Trens: Todos os trens partem com intervalos maiores que variam de acordo com a origem e o destino. Os trens de Santa Cruz e Japeri atenderão também o ramal de Deodoro nesta sexta-feira.

Shoppings: As praças de alimentação e os cinemas funcionam das 12h às 22h e as lojas das 15h às 21h na sexta-feira.

Comércio de rua: A abertura das lojas é facultativa.

Supermercados: Vão abrir normalmente, mas o horário de atendimento pode variar de acordo com as respectivas administrações.

Feiras livres: O funcionamento é normal nesta sexta-feira.

Comlurb: A coleta domiciliar de lixo será normal. O Serviço de Atendimento ao Cidadão e a remoção gratuita podem ser pedidas pelo telefone 2204-9999 das 6h às 22h.

Correios: Com exceção das agências localizadas no Aeroporto Tom Jobim e do Centro Cultural dos Correios, que funcionarão das 8h às 22h e das 12h às 19h, respectivamente, os correios permaneceram fechados nesta sexta.

Bancos: Não abrem na sexta-feira.

(O Dia online)

Três alunos do Rio brilham no alto da lista do Enem

Das cinco primeiras colocações no Enem 2008, três têm estudantes do Estado do Rio: dois estudaram em escolas privadas e uma na Escola Técnica de Química de Nilópolis.
No ranking das 100 melhores escolas, 87 são particulares, 12 federais e uma estadual, o CAp da Uerj. Dois colégios públicos e mais cinco particulares do estado estão entre os 20 melhores do Brasil, num universo de 26.664 escolas.
A aluna mais bem colocada no Enem da rede pública do Rio foi Rafaela da Silva Menezes, 18 anos, que ficou em 5º lugar na disputa com 2,9 milhões de estudantes em todo o Brasil. Com 96,8125 pontos na prova, a moradora de Paracambi completou o Ensino Médio no Cefet-Química de Nilópolis, sétima melhor pública do estado e 38ª do País. Atualmente, ela cursa o primeiro período de Biofísica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Apesar de ter entrado na faculdade pelo vestibular (foi terceira colocada no curso), não esquece a emoção de quando recebeu o resultado do Enem.
(O Dia Online)

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Rio 2016: Começam as sabatinas

Começam hoje (29), no Hotel Copacabana Palace, em Copacabana, Zona Sul do Rio, as sabatinas da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) ao Comitê de Candidatura do Rio à sede das Olimpíadas de 2016. Estão confirmadas na sabatina nomes dos ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, do Esporte, Orlando Silva; do Turismo, Luiz Barretto; das Cidades, Márcio Fortes; e do presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, além do governador Sérgio Cabral, e o prefeito Eduardo Paes.
A sabatina constará de perguntas e respostas sobre cada um dos 17 temas apresentados no Dossiê de Candidatura. São eles: Visão, legado e comunicação; Conceitos gerais dos Jogos; Estrutura política e econômica; Aspectos legais; Formalidades e vistos de imigração, Meio-ambiente e clima; Finanças; Marketing; Esporte e instalações esportivas; Jogos Paraolímpicos; Vila Olímpica; Serviços médicos e controle de doping; Segurança; Acomodações; Transporte; Tecnologia e Operações de Imprensa.
(Agência Rio de Notícias)

Novas vagas para motos

Até o final de junho serão 2000 vagas implantadas. Esses novos espaços foram criados em áreas que funcionava o sistema Rio Rotativo, no Centro. As vagas são gratuitas e, diarimente, estão sendo ocupadas na sua totalidade. Em cada vaga, antes utilizada por um veículo, cabem entre 7 e 8 motos.
As novas áreas contempladas com estacionamento para motocicletas são:
Rua São Bento, lado ímpar, em frente ao nº 25, trecho entre a Av. Rio Branco e a Rua da Quitanda;
Rua da Quitanda, lado par,em frente ao nº 118 da Praça Pio X, trecho entre a Rua Teófilo Otoni e a Praça Pio X;
Rua do Mercado, lado ímpar, e/f ao nº 7, no trecho entre a Praça Quinze de Novembro e a Rua do Ouvidor;
Rua da Assembléia, lado par, e/f ao nº 10, trecho entre a Rua Primeiro de Março e a Rua do Carmo;
Rua México, lado par, e/f ao nº 174, trecho entre a Av. Almirante Barroso e a Av. Nilo Peçanha;
Rua Senador Dantas, lado ímpar, e/f ao nº 75, trecho entre a Rua Lélio Gama e a Rua Evaristo da Veiga;
Rua Senador Dantas, lado par, e/f ao nº 118, trecho entre a Av. Chile e a Rua Lélio Gama;
Av. Pres. Wilson, lado par, no lado oposto ao nº 113 da Av. Pres.Wilson, junto à Praça Gal. Francisco de Santander,
trecho entre a Rua João Neves da Fontoura e a Av. Rio Branco;
Rua Buenos Aires, lado ímpar, e/f aos nº 79 e 81, trecho entre a Rua Miguel Couto e a Praça Olavo Bilac;
Rua Buenos Aires, lado ímpar, no trecho iniciado a 5,00m do alinhamento com a Rua Uruguaiana até a edificação de nº.
135, trecho entre a Rua Uruguaiana e a Rua dos Andradas.
(Redação)

Cariocas correm à farmácias atrás de máscaras

Vinte brasileiros com sintomas da gripe suína — que estiveram em locais de risco ou em contato com pessoas que passaram por eles — estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde. Entre eles, há duas mulheres no Rio: na capital e em Volta Redonda. O número pode chegar a 22 — ontem à noite o Governo do Estado de Goiás detectou mais dois pacientes que podem ter os sintomas. Aviões que chegam dos EUA, Canadá e México estão sendo desinfectados. No Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, funcionários do desembarque, da faxina e da farmácia estão trabalhando de máscara.
Nas drogarias do Rio, houve corrida atrás do acessório. “Trabalho em farmácia há sete anos e nunca vendi tanta máscara. Um homem comprou uma caixa com 50. Mais de 100 pessoas já perguntaram pelo Tamiflu (remédio que, ao lado do Relenza, combate a gripe suína). Vendi os últimos segunda-feira”, conta Francisco Chagas, que trabalha na farmácia Rede Bem Star, no Centro. Na farmácia do Tom Jobim, as máscaras estavam sendo vendidas por R$ 0,65. “Não vendíamos nada. Hoje já foram mais de 40 em poucas horas”, afirmou a operadora de caixa Adriana Campos Bento, 20, também de máscara.
(O Dia Online)

Parque Aquático Julio Delamare será demolido

A Prefeitura do Rio confirmou no fim da tarde de hoje que o Parque Aquático Julio Delamare será demolido. A afirmação foi feita pelo secretário especial da Copa de 2014 e da Rio 2016, Ruy Cezar Reis. Inaugurado em 1978 ao lado do Maracanã o parque irá a abaixo para se tornar um estacionamento.
Segundo o Comitê Rio 2016, um novo parque aquático será construído em Jacarepaguá, na região entre o Maria Lenk e o Riocentro. O custo previsto é de US$ 37,8 milhões. Se a CBDA quiser contar com duas instalações olímpicas, melhor cruzar os dedos e torcer para que o Comitê Olímpico Internacional escolha o Rio como sede das Olimpíadas de 2016.
(O Globo Online)

Passeio marítimo pela Baía de Guanabara


Realizado a bordo do Rebocador Laurindo Pitta pela Baía de Guanabara, o passeio é um dos mais belos do Rio de Janeiro, permitindo ao visitante conhecer os principais pontos turísticos e históricos da cidade.
No Passeio Marítimo, o rebocador passa ao largo das Ilhas das Cobras, Fiscal, das Enxadas e Villegagnon e da cidade de Niterói. O visitante conhecerá a história de cada ilha, suas utilizações pela Marinha e as principais características dos navios de guerra atracados na Ilha das Cobras. Outros pontos turísticos e históricos também podem ser avistados durante o trajeto. O passeio tem duração de uma hora e vinte minutos.
Saídas: Espaço Cultural da Marinha, Av. Alfredo Agache s/n, Praça XV, Centro
Visitação: de 5a feira a domingo, às 13h15 e 15h15
Venda de ingressos: nos dias do passeio, das 11h às 16h
Local: Espaço Cultural da Marinha
Valores: R$ 10,00 - adultos/ R$ 5,00 - estudantes, crianças até 12 anos e adultos com mais de 60 anos
Agendamento para grupos: 2233-9165 ou 2104-6992
(Redação)

Anvisa aumenta número de voos monitorados por causa da gripe suína

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aumentou o número de voos que serão monitorados, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, por causa da gripe suína. Além dos passageiros que chegam do México, Estados Unidos e Canadá, voos vindos do Reino Unido, Espanha e Nova Zelândia também vão receber atenção especial.
Ontem, terça-feira, foi criado um gabinete de emergência para agir rapidamente se algum caso for confirmado.
(Bom Dia Rio)

Veja os locais dos radares móveis de hoje no Rio

Muro da Rocinha começa a ser construído na próxima semana

Um muro de aproximadamente três quilômetros de extensão começará a ser erguido na próxima semana na Rocinha, reforçando um ecolimite que não foi respeitado. Segundo a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio (Emop), há 48 famílias vivendo hoje além do ecolimite, em área de mata que deveria estar preservada, apenas numa das três áreas de invasão, junto ao local conhecido como Portão Vermelho. Elas devem ser realocadas e a área será transformada num parque ecológico.
(O Globo online)

Ordem Pública retira propagandas ilegais no Rio

Uma equipe da Coordenação de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Especial da Ordem Pública, acompanhada de agentes da Defesa Civil habilitados na técnica de rapel, retirou nesta terça-feira (28) dois engenhos de publicidade ilegal, Copacabana e em São Cristóvão, nas zona Sul e Norte do Rio, respectivamente. Um terceiro, no Jardim Botânico, deverá ser retirado ainda nesta terça.
A ação consiste na segunda fase da operação Tim Maia, que a Seop vem realizando junto aos síndicos de 110 prédios onde existem painéis de publicidade sem autorização da Prefeitura. Desse total, 94 compareceram à Secretaria para serem notificados e 17 já retiraram a propaganda. Vale lembrar que o objetivo da Coordenação de Licenciamento e Fiscalização (CLF) é legalizar, se for possível, a publicidade nas empenas dos edifícios.
(Agência Rio de Notícias)

terça-feira, 28 de abril de 2009

Mudas são plantadas no Santa Marta para conter expansão da comunidade

Funcionários da Secretaria municipal de Meio Ambiente deram início nesta terça-feira, ao plantio das cem primeiras das mil mudas de sabiá - ou sansão do campo - que cobrirão todo o muro construído pelo estado ao longo do trecho entre a comunidade Santa Marta e a mata adjacente, em Botafogo, Zona Sul do Rio. O objetivo é conter a expansão da comunidade. Vídeo mostra plantio de mudas no Santa Marta .
O secretário de Meio Ambiente do município, Carlos Alberto Muniz, e o presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), Ícaro Moreno, participaram do evento. Cinquenta e duas famílias que ocupam a área de risco serão retiradas e 52 casas serão erguidas próximo ao muro, mas dentro do limite da comunidade. Outras 23 residências já estão prontas e serão entregues ainda esta semana.
(O Globo online)

Centro Histórico de Petrópolis ganha faixa exclusiva para charretes

Em meio ao caos que o excesso de ônibus e a inversão de mão de direção em diversas ruas provocaram no trânsito do Centro Histórico de Petrópolis, uma faixa exclusiva para charretes é a nova excentricidade do trânsito da cidade na Região Serrana. Criado pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) o "charretódromo", como a novidade vem sendo chamada, tem poupado os cavalos de passar por uma subida íngreme mas acabou por apertar ainda mais o nó que há pelo menos dois anos sufoca o trânsito na cidade.
A faixa exclusiva para as charretes (também conhecidas como "Vitórias") que saem da entrada do Museu Imperial é demarcada com tinta amarela no chão e passa diante da Catedral de São Pedro de Alcântara, outro ponto turístico famoso de Petrópolis. O "charretódromo" foi a alternativa encontrada pelas autoridades municipais em resposta à Defensoria Pública, que determinou que a subida da Rua Raul de Leoni (onde recentemente pelo menos dois cavalos chegaram à exaustão e desmaiaram durante passeios com turistas), fosse retirada do roteiro das charretes.
(O Globo online)

COI avalia obstáculos para Rio 2016

Integrantes da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI), responsável por avaliar as quatro cidades candidatas à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 estarão até o dia 3 de maio no Rio de Janeiro.
Nos sete dias que passarão na cidade, os 13 membros participarão de reuniões sobre os 17 temas apresentados no Dossiê de Candidatura e visitarão instalações esportivas que fazem parte do projeto Rio 2016.
Para o Deputado Arolde de Oliveira que fez parte da organização e execução dos Jogos Panamericanos, em 2008, há algumas pendências quanto ao início das obras de infra-estrutura e isso pode atrapalhar a avaliação do Rio que concorre com Chicago, Madri e Tóquio.
“O Rio de Janeiro é um forte candidato, com uma infra-estrutura para a realização de jogos específicos a essa competição, “ diz ele
Para Arolde, o problema está na disponibilização e aplicação de recursos para a execução de projetos de infra-estrutura quanto à hospedagem da família olímpica e imprensa internacional, de transportes, específico para a família olímpica e para a população de um modo geral, da segurança, durante a realização dos jogos.
Esses projetos de infra-estrutura são enumerados por Arolde de Oliveira: “1) transportes, do metrô Barra-Zona Sul e o Corredor T 5, que ligará a Barra à Penha e 2) meio-ambiente, a despoluição da baía da Guanabara e do sistema de lagoas da Barra.”
Segundo o deputado, não há previsão quanto ao início de construção e obras. “Se os recursos forem disponibilizados imediatamente e aplicados, ainda há tempo para concluí-los.” (De aroldedeoliveira.blogspot.com)

Vândalos atacam estátuas de Niemeyer e JK em Niterói

As duas estátuas da praça Juscelino Kubitschek, em Niterói, que homenageiam o próprio JK e o arquiteto Oscar Niemeyer, foram atacados por vândalos. Os braços da estátua de Niemeyer foram serrados, e a de JK foi pichada.
A prefeitura de Niterói informou que as partes roubadas foram recuperadas, e que já estão em processo de restauração.
(G1)

Diesel S-50 reduz emissão de poluentes no Rio

Produzido pela Petrobras desde o início do mês e fornecido há quatro meses à frota cativa de ônibus urbanos do município do Rio de Janeiro, o diesel S-50, com reduzido teor de enxofre, já traz benefícios à qualidade do ar respirado pelos cariocas. Através de testes, foi verificada redução de 15% nos níveis de emissão de fumaça dos ônibus, comparativamente a 2008, quando ainda era utilizado o diesel S-500, com maior teor de enxofre. A informação foi dada nesta segunda-feira (27), em coletiva de imprensa na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Região Metropolitana do Rio.
A Reduc é a primeira refinaria da empresa a produzir o combustível. Os testes foram realizados pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do RJ (Fetranspor), através de monitoramento em 47 empresas do município, num total de 8.500 ônibus. Os resultados indicam tendência de redução das emissões de material particulado para o meio ambiente. Os testes da Fetranspor têm caráter preliminar, mas são coerentes com os realizados em laboratório pelo Centro de Pesquisas da Petrobras. Os testes da empresa indicaram redução de 11,3% nas emissões de material particulado ao se substituir o diesel S-500 pelo S-50 em veículos.
(Agência Rio de Notícias)

Vagas na Festa do Trabalhador

O Dia do Trabalho, na sexta-feira, poderá ser comemorado também por quem está em busca de uma colocação no mercado. Durante o evento de 1º de Maio na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, a Secretaria Estadual de Trabalho e Renda vai oferecer 2 mil vagas de emprego. Entre as oportunidades que serão disponibilizadas, estão as de eletricista, carpinteiro, operador de máquina, atendente de lanchonete, vendedor, operador de telemarketing e muitas outras.
A Secretaria de Trabalho informou ontem que será feito um cadastro com todos os interessados. Se o candidato tiver o perfil exigido para uma determinada oportunidade, ele será encaminhado para a entrevista com o empregador já na semana que vem. Caso não haja vaga imediata, o trabalhador será integrado ao banco de oportunidades da secretaria.
(O Dia Online)

Veja os locais dos radares móveis de hoje no Rio

Iniciativas estimulam a leitura hoje no centro do Rio em homenagem ao Dia da Eduçaão

A Cinelândia, no centro do Rio, vai se transformar hoje em uma grande sala de leitura. Para comemorar o Dia da Educação, livros serão distribuídos de graça de 9h até 13h. A ideia é que as pessoas peguem os livros em bibliotecas móveis ou nos bancos da praça e, depois, repassem a outras pessoas. Tudo para estimular a leitura.
Em Nova Iguaçu, outro projeto estimula o hábito de ler, principalmente entre os mais velhos. É que na terceira idade a leitura é um estímulo para memória e para o raciocínio. Universitários também vão incentivar os idosos a escrever textos, poesias, e cartas. O primeiro encontro da leitura e contadores de histórias é de graça, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, na Rua Getúlio Vargas, número 51, no centro de Nova Iguaçu, de 13h até 17h.
(Bom Dia Rio)

Médica de Volta Redonda com sintomas de gripe é monitorada

Uma médica que chegou no dia 15 de abril de Cancun, no México, e desde o dia 26 apresenta sintomas parecidos com a gripe suína foi afastada temporariamente do trabalho e está em casa, em quarentena, em Volta Redonda, na Região Sul Fluminense.
Segundo a direção de um dos hospitais públicos do município, que confirmou o afastamento, o caso é apenas uma suspeita e por isso a médica vem sendo monitorada. Um dos sintomas apresentados pela médica é febre alta.
A decisão de afastá-la do trabalho é uma medida de precaução. A médica, que não teve o nome divulgado, passa por exames. Os resultados devem sair até o final da semana. O objetivo, segundo os órgãos públicos, é descartar qualquer hipótese de gripe suína. Uma equipe da Secretaria estadual de Saúde deve ir a Volta Redonda para a realização de exames e detectar que tipo de vírus causou a gripe.
(G1)

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Anvisa faz alerta sonoro contra gripe suína no Tom Jobim

Começou agora um alerta da Anvisa no Aeroporto Internacional Tom Jobim dirigido exclusivamente a brasileiros que vem do México. No comunicado, o locutor pede que estas pessoas, caso apresentem sintomas de gripe suína (dores musculares fortes nas pernas, dor de cabeça, tosse e febre acima de 39 graus), procurem a agência imediatamente para comunicar o fato. No entanto, nenhum cartaz no saguão do aeroporto alerta para o problema. A mensagem sonora está apenas em português.
(JB Online)

Prefeitura promete combater a proliferação de fradinhos

O secretário de Obras e Conservação, Luiz Antônio Guaraná, disse que vai atacar o problema da proliferação de fradinhos e canos nas calçadas do Rio.
– O motorista brasileiro, e em geral do mundo todo, é muito mal educado, por isso foram colocando obstáculos, como os fradinhos e essas bolas, o que é ruim para todos, principalmente para deficientes visuais. – disse o secretário.
As calçadas do município são responsabilidade dos donos dos imóveis, pois não se trata de uma via pública. A instalação de fradinhos, canteiros e jardins precisa ser autorizada pela prefeitura. O condomínio que construir obstáculos sem autorização pode ser multado. Já em canteiros de divisão de pistas a responsabilidade pelas obras é da administração municipal.
(JB Online)

Dicas para acertar no presente do Dia da Sogra

Nesta terça-feira (28) se comemora o Dia da Sogra. E se você quer fazer um agrado à mãe de quem você ama, não há nada errado em levar uma lembrancinha, segundo a consultora de etiqueta Glória Kalil. “Por mais que muita gente acredite que é mais uma data comercial, é uma oportunidade para se fazer uma graça”, acredita Glória.
Na hora do presente, ela tem a “dica de ouro”. “Você tem que dar um presente de mulher. Nunca de mãe”, recomenda Glória. Por isso, perfumes, roupas de festa, maquiagens e roupas são investimentos certeiros. “Nada de panela. Nada de pijama, chinelinho”, diz a consultora. “A sua sogra tem que perceber que ela é vista como mulher e não como a mãe do seu esposo. Se ela notar isso, com certeza o presente vai ser bem recebido”, orienta Glória Kalil.
(G1)

Sindicato dos Médicos: Rio não resiste a nenhum caso epidêmico

RIO - O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio, Jorge Darze, considera preocupante a situação dos hospitais públicos da cidade diante do alerta mundial da crise suína. O Rio é a principal porta de entrada do país de turistas estrangeiros e a doença já atingiu México, Estados Unidos e Espanha.
- A cidade está desguarnecida para doenças simples, ainda mais em escala epidêmica - comentou Darze. - Já estamos no limite das condições e o Rio não resistiria a nenhum caso de grandes proporções.
(JB online)

Comissão do COI vê no Rio projetos para 2016

Uma comissão do Comitê Olímpico Internacional (COI) chegou nesta segunda-feira (27) ao Rio de Janeiro para uma visita de sete dias. O objetivo é conhecer os detalhes da candidatura da cidade às Olimpíadas de 2016. O município é finalista na disputa, junto com Chicago (Estados Unidos), Tóquio (Japão) e Madri (Espanha). Aguardando a visita da comissão a campanha Rio 2016 agitou a tarde de domingo (26) no Maracanã. Na primeira partida da final do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Botafogo, faixas e bandeiras coloriram o estádio em apoio à candidatura do Rio de Janeiro à sede das Olimpíadas de 2016.
(Agência Rio de Notícias)

Linha Vermelha ganha painel eletrônico com informações sobre o trânsito


Quem trafega pela Linha Vermelha conta, a partir desta segunda-feira (27), com um novo aliado. Um painel eletrônico de informações começou a funcionar nesta madrugada.
O painel foi instalado na pista sentido Centro, perto do posto da Polícia Militar, no fundão. O equipamento vai transmitir informações em tempo real sobre o trânsito e o melhor caminho a seguir. A previsão é que até julho outros painéis sejam instalados na cidade.
(G1)

Elevado da Perimetral vai ganhar cabines de vigilância da Polícia Militar

Três cabines de vigilância da Polícia Militar serão instaladas nos próximos 90 dias no Elevado da Perimetral. As torres blindadas, com dois andares cada, ficarão nos entroncamentos da via com a Praça Mauá, o Cemitério do Caju e a Avenida Francisco Bicalho. De acordo com a Subsecretaria de Gestão Estratégica, da Secretaria de Segurança, o modelo foi inspirado no usado pela Polícia Rodoviária Federal, na ponte Rio-Niterói e o contrato com a empresa vencedora da licitação será assinado até o fim desta semana. O prazo para instalação da primeira cabine é de 45 dias.
(Radio Tupi)

Projeto leva cinema dentro de caminhão para crianças da Santa Marta

Crianças da comunidade Santa Marta tiveram um domingo muito especial, com sessões de cinema dentro de um caminhão. O projeto começou em favelas de São Paulo e, até o fim de maio, vai percorrer vários estados brasileiros.
O caminhão estacionou ontem de manhã em frente ao Batalhão da PM, perto da comunidade Santa Marta, em Botafogo. Logo, apareceram as crianças e adolescentes, ansiosos para viver uma nova aventura. Dentro do caminhão, estava uma sala com tela de cinema, poltronas macias, pipoca e refrigerante. De repente, muitas gargalhadas. Na primeira sessão, as trapalhadas de um urso panda no mundo do kung fu. Foi um domingo inesquecível.
(Bom Dia Rio, 27/04)

Projeto para menos ônibus na Zona Sul

Prefeitura estuda novas faixas exclusivas e sinalização para coletivos. Proposta é reduzir linhas também

A Zona Sul do Rio de Janeiro poderá ficar livre da enorme quantidade de ônibus em circulação. A Prefeitura do Rio estuda implantar nos bairros da região um sistema semelhante ao utilizado na Avenida Brasil, com faixas exclusivas para coletivos. O corredor já é demarcado hoje em dia, mas tem sinalização precária e, por isso, desrespeitada. O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, explicou que será calculada a demanda e oferta atuais de ônibus. A intenção com o projeto é usar menos veículos. “Vamos estudar também a possível extinção de algumas linhas”, disse Sansão.

Segundo o secretário, dados preliminares do estudo devem ser concluídos em 30 dias. “Nossa ideia é reaproveitar um projeto antigo de organizar o trânsito na Zona Sul, usando parte das vias para o acesso dos coletivos”, adiantou. A secretaria utilizará painéis eletrônicos, sinais de trânsito e muitas placas. Mas o plano ainda será submetido à análise do prefeito Eduardo Paes.

Outros projetos também estão em análise na prefeitura — todos com o objetivo de transformar a cidade em sede das Olimpíadas. Um corredor exclusivo para ônibus, ligando a Barra da Tijuca ao bairro da Penha, conhecido como T5, também deverá sair do papel. A obra, investimento em torno de R$ 800 milhões, é uma das prioridades do secretário Alexandre Sansão, segundo ele, com previsão para três anos.

Serão três corredores expressos com ônibus de alta tecnologia. Outras ligações — Barra-Zona Oeste e Barra-Zona Sul — poderão ser licitadas neste semestre. Além das vias rápidas para ônibus, há projeto de estender o metrô até a Barra, que já era proposta dos Jogos PanAmericanos. A promessa é que fique pronto em 2014.

(O Dia)

Veja os locais dos radares móveis de hoje no Rio

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Show raro de Paralamas e Legião Urbana é registro histórico dos anos 80

Assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=vZQU8b5-W38
Em 1988, Cláudia Abreu ainda não tinha 18 anos, Bussunda acabara de estrear como um dos redatores do humorístico "TV Pirata" e Tony Ramos protagonizava a novela "Bebê a bordo", de Carlos Lombardi. E todos ouviam sem parar Os Paralamas do Sucesso e Legião Urbana. No auge da febre do rock Brasil, foi promovido um encontro até então inédito entre as bandas. Foi ao ar uma única vez, em 3 de setembro daquele ano. Relançado agora em DVD o registro histórico é também um viagem no tempo sem escalas, rumo aos anos 80. Basta reparar no "visual" dos convidados especiais do programa e nos elogios dirigidos por eles aos dois grupos.
Na época, Paralamas e Legião estavam entre os artistas mais populares do Brasil.
- É uma manifestação dessa época. Eu mesmo, que não tenho esse (suspiro) pique (risos), fui descobrindo nas letras e nas manifestações deles coisas ótimas - declara Tony Ramos, então com 40 anos.
O especial batizado "Paralamas e Legião Juntos", passa ao largo da memória mais infantilizada da década e abre espaço para os questionamentos de Renato e Herbert, então com 28 e 27 anos, respectivamente.
(O Globo online)

Veja os locais dos radares móveis de hoje no Rio

Internet na tomada

Imagine o quanto sua vida seria mais fácil se a Internet chegasse à sua casa com a mesma facilidade que a energia elétrica. Em qualquer tomada da casa, eletricidade e banda larga estariam à disposição. E possivelmente a preços mais baixos dos que os pacotes de banda larga atuais. A tecnologia para isso existe, já está em testes no Brasil, e seus parâmetros técnicos foram regulamentados na semana passada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio da resolução 527. A Anatel já homologou alguns modems para uso doméstico.
O princípio básico do sistema PLC (do inglês para comunicação por rede elétrica) é que, como a energia elétrica e a transmissão de dados são feitas em frequências diferentes, elas podem conviver harmoniosamente no mesmo meio físico, no caso, a rede elétrica. E se houver queda no fornecimento de energia, o sinal de banda larga não é necessariamente interrompido. “Pense no que fizeram com as linhas telefônicas. O fio era para voz. Então colocaram equipamentos especiais, um filtro na casa do consumidor para separar os sinais de dados e voz e um modem. Assim chegou a Internet pela linha telefônica. Na rede elétrica, deve ser feito algo semelhante”, explica o professor Marcos Tadeu von Lutzow Vidal, professor de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense (UFF).
(O Dia online)

Mais quatro eventos que comemoram Ano da França no Brasil estarão em cartaz no Rio

O Rio terá pelo menos quatro eventos em cartaz até o fim do mês. A mostra "A rua é nossa... É de todos nós!", com fotografias, vídeos e projetos de arquitetura e urbanismo, estará aberta a partir de quinta (23) no Centro Cultural da Justiça Federal. Quem for lá até 4 de junho poderá conferir o trabalho concebido por François Ascher, professor do Institut Français d'Urbanisme, e Mireille Apel-Muller.
Também na quinta (23), no Rio, a Caixa Cultural abre a exposição "Ser jovem na França", com 104 fotografias selecionadas pelo fotógrafo Milton Guran. Já no próximo dia 28, a estreia na cidade é da exposição "Meias verdades", no Oi Futuro. Com vídeos e fotos de Sophie Calle, Pierrick Sorin e Valérie Belin. No dia seguinte, será a vez de entrar em cartaz "Tesouros do Louvre", com esculturas de Jean Antoine Houdon, no Museu Histórico Nacional.
(O Globo online)

Show de fogos encantador

O Réveillon fora de época que tomou conta da Lagoa na noite de ontem, na abertura do Ano da França no Brasil, contagiou até o prefeito Eduardo Paes, que convidou os organizadores para participar da festa de fim de ano em Copacabana. “Foi sensacional, já está fechado, é isso que o Rio merece. Vive la France!”, exultou, apesar da chuva que desabou sobre a cidade.
Ao seu lado, o vice-governador Luiz Fernando Pezão também estava extasiado com a apresentação do Groupe F, que por 30 minutos exibiu um belo espetáculo de luz, cores, formas, sons e fogos, muitos fogos, como nunca se viu no Rio. “É maravilhoso, deslumbrante", disse Pezão.
(O Dia online)

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Espetáculo pirotécnico marcará abertura oficial do Ano da França no Brasil

O Ano da França no Brasil será aberto oficialmente amanhã (21), no Rio de Janeiro, com uma programação especial que promete levar ao público uma queima de fogos de artifício com o dobro de duração da que tradicionamente ocorre na festa do réveillon em Copacabana. Durante meia hora, o espetáculo inédito no país será realizado sobre o espelho d´água da Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul da cidade.
Os fogos serão detonados a partir de uma estrutura flutuante em forma de y, com 1.500 metros de extensão. O show O encontro da água e do fogo será comandado por computadores instalados em quatro balsas posicionadas em pontos estratégicos, além de sistema de monitoramento por satélite. De acordo com o diretor executivo da empresa responsável pela montagem do show, Steffen Dauelsberg, o espetáculo envolve o trabalho de mais de 500 profissionais, entre técnicos brasileiros e franceses, equipes de mergulhadores, especialistas em engenharia náutica e pescadores.
Será um show exclusivo e muito emocionante. A beleza do que será apresentado no Rio inclui não apenas a bomba que explode acompanhada de vários fogos tão intensos. O espetáculo traz uma dinâmica própria, com momentos de intensidade e outros de poesia explicou Dauelsberg.
Quem quiser participar da festa, que tem entrada franca, deve chegar Lagoa Rodrigo de Freitas por volta das 17h.
(Gazeta Online)

‘Lambe-lambe digital’ do Jardim do Méier luta para resistir à tecnologia

Pela lente das mais de 100 máquinas fotográficas que teve em cinco décadas de atividade, o português Bernardo Lobo, 82 anos, registrou as transformações de hábitos e cenários do Rio. Mas não ficou no passado: fotógrafo lambe-lambe no Jardim do Méier desde os anos 50, Lobo se adaptou à tecnologia, uma das causas da decadência de sua profissão, e hoje usa máquina digital para resistir na função — quase extinta.
“Em 53, éramos oito lambe-lambes, e a gente brigava pelos clientes. Existia até um rodízio porque todos queriam ficar nas entradas do jardim”, recorda Lobo. Naquela época, ele tinha média de 50 clientes por dia. Num domingo ensolarado, clicava até 120 pessoas e sempre enchia o bolso.
Agora, quando clica cinco fregueses em uma semana, dá graças a Deus. “A tecnologia acabou com a gente”, lamenta. A máquina de tripé com quase 20 quilos, feita há 80 anos na Fábrica São Bernardo, em São Paulo, ainda está lá. Mas é só para chamar a atenção. Quando chega um cliente, Lobo saca uma digital de 7,5 megapixels, imprime ali mesmo e entrega as fotos em 10 minutos.
“Tem gente que se assusta, diz que preferia a máquina velha. Mas são poucos”, comenta Lobo, que para tentar aumentar a clientela distribui cartões de visita com telefones, e-mail e até Orkut.
(O Dia online)

Caças da Força Aérea sobrevoaram vários bairros da cidade

Quem ficou no Rio de Janeiro pôde aproveitar a praia neste sábado de sol forte e ainda foi surpreendido por um show de seis caças da Força Aérea Brasileira (FAB), que sobrevoaram vários bairros da cidade.
Eram onze da manhã quando eles passaram por Copacabana. Também sobrevoaram o Cristo Redentor, o Maracanã, o Engenhão, além dos bairros de Madureira e Campo Grande. Em um segundo voo passaram pela Barra da Tijuca, novamente por Copacabana, pelo Piscinão de Ramos e a Igreja da Penha.
Esta apresentação fez parte das comemorações da Semana da Aviação que começaram na sexta-feira na base aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Nove esquadrões de todo o Brasil chegaram à cidade a bordo desses caças. São 40 aeronaves.
(O Globo online)

Vacinação de idosos contra gripe será lançada na quarta

A partir da quarta-feira (22) começa mais uma Campanha Nacional de Vacinação do Idoso Contra a Gripe. Este ano, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% da população com mais de 60 anos. Na quarta, uma solenidade no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, com o governador Sérgio Cabral, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, marca o lançamento da campanha, que se estende até 8 de maio. A vacina estará disponível em todos os postos de saúde do Estado a partir do sábado (25), o “Dia D” da campanha, quando as unidades funcionarão excepcionalmente, das 8h às 17h.
(Agência Rio de Notícias)

Fla vence o Bota e é campeão da Taça Rio

Em uma tarde de Maracanã lotado, com mais de 80 mil pessoas, o Flamengo venceu o Botafogo por 1 a 0 e conquistou a Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca, neste domingo (19). Com o título, o Rubro-Negro vai decidir o Estadual com o Alvinegro, que foi o vencedor da Taça Guanabara. O gol que sagrou o Fla campeão foi contra, marcado pelo zagueiro botafoguense Emerson.
Agora Flamengo e Botafogo vão se enfrentar em dois jogos, nos próximos domingos (26 de abril e 3 de maio), para decidir o título do Carioca 2009. O Rubro-Negro vai em busca do seu 31º título estadual e de se tornar o clube que mais vezes ganhou a competição. Já o Alvinegro quer conquistar o título que escapou de suas mãos em 2007 e 2008.
(Agência Rio de Notícias)

Feriado de Tiradentes será com chuva e frio

Quem aproveitou o belo dia de sol de ontem (domingo) no Rio vai sentir alguma diferença na tarde de hoje, com a aproximação de uma frente fria que muda o tempo no feriado de Tiradentes, comemorado amanhã, terça-feira.
Nuvens provocarão chuva na maior parte do dia em todo a região sudeste. Poderá ventar bastante em algumas regiões e o mar deverá ter nova ressaca.
A temperatura prevista para hoje é de até 31 graus e mínima de 16 graus, segundo o Instituto ClimaTempo. Já amanhã, a previsão é de ainda mais frio: máxima de 26 graus e mínima de 18 graus.
O sol só deve voltar a aparecer na quarta-feira, mas mesmo assim com pancadas de chuva ao longo do dia. O frio ainda permanecerá, embora menos intenso. A máxima prevista é de 29 graus e a mínima de 17 graus.
(JB online)

Arte nos Arcos da Lapa

Tombados como patrimônio histórico, os Arcos da Lapa recebem apliques do francês JR à base de fotos de mulheres do Morro da Providência, após autorização do Iphan. As fotografias fazem parte da série Women, iniciada pelo artista na África, em 2008. A abertura da exposição será no dia 24 a partir das 10h, com entrada franca, na Casa França-Brasil. O trabalho de JR já percorreu bens tombados em todo o mundo, como o Muro das Lamentações, em Jerusalém, e o Museu do Louvre, em Paris.
(Jornal do Brasil)

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Dia Mundial da Hemofilia alerta para a importância da doação de sangue

A principal característica da hemofilia é a dificuldade de coagulação do sangue. A doença é hereditária e afeta só os homens. Não tem cura mas, se tratada, os pacientes conseguem ter uma boa qualidade de vida. Esta sexta-feira é o Dia Mundial da Hemofilia e tem uma série de palestras sobre o assunto no HemoRio. As doações são importantíssimas, não só para o hemofílico como para a população em geral. Os hemofílicos
Os hemofílicos precisam fazer rotineiramente transfusão de sangue, dependem deste medicamento, que é chamado fator de coagulação, um derivado da doação de sangue. A doação pode ser feita na Praça Cruz Vermelha, 23, Centro.
(Redação)

B-52s lança turnê brasileira e começa pelo Rio

Começa nesta sexta-feira (17) a turnê brasileira do grupo B-52s e o primeiro show da banda norte-americana será no Rio. A banda sobe ao palco do Citibank Hall às 22h e o valor dos ingressos varia entre R$ 140 e R$ 200.
A banda de rock e new wave, formada por Kate Pierson, Fred Schneider, Keith Strickland e Cindy Wilson vai apresentar canções inéditas do álbum "Funplex", lançado em 2008. A turnê garante ser uma boa oportunidade para conhecer os novos hits e matar a saudade dos antigos, que também farão parte do repertório do show. Depois da apresentação desta sexta-feira, o grupo segue para São Paulo e Porto Alegre.
(Agência Rio de Notícias)

Nos pênaltis, Botafogo é eliminado na Copa do Brasil

Foi dramático. E o final não foi o que se esperava. Depois de conseguir levar a partida para os pênaltis somente aos 47 minutos da segunda etapa, o Botafogo desperdiçou a primeira cobrança das cinco possíveis e viu o Americano converter todas as penalidades e se classificar para a próxima fase da Copa do Brasil. Para o Alvinegro, Maicosuel, herói no tempo normal de jogo, desperdiçou a cobrança que fez o clube sair mais cedo na Copa do Brasil.

(Jornal O Dia)

Luta a favor da preservação do Cinema Icaraí continua

A luta pela manutenção do Cinema Icaraí continua. Neste domingo, às 10 horas, acontece um manifesto, em frente ao prédio, em favor da preservação da estrutura do local e que o espaço volte com sua função anterior: a de sala de exibição.

O movimento está sendo organizado pelo Núcleo Leste Metropolitano do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), em parceria com o Grupo Niterói Cidadania, que alegam que o tombamento estadual do prédio não é suficiente para resguardar o cinema.

Durante o manifestação, a população poderá levar camisetas para serem estampadas com a frase: "Salve o Cine Icaraí!". Também serão distribuídos adesivos.

"O objetivo do manifesto é trazer a população mais para perto dessa causa e não deixar que o problema do Cinema Icaraí caia no esquecimento. O cinema ainda não está salvo. Queremos conscientizar a população sobre isso", disse Camille Brêtas, que é membro do Grupo Niterói Cidadania.

(O Fluminense)
Segundo o presidente do Núcleo Leste Metropolitano do IAB, Augusto César Alves, há indícios de que existam outros interesses por trás do problema do Cinema Icaraí.

Barcas S/A vai comprar três catamarãs para Paquetá com empréstimo do estado

Em vez de reformar duas embarcações antigas para reforçar a travessia Rio-Niterói, os R$ 8 milhões do empréstimo do governo do estado às Barcas S/A serão usados para reformar apenas uma barca e na compra de três catamarãs novos com capacidade para 150 passageiros, que seriam utilizados na ligação entre Rio e Paquetá. A mudança foi decidida nesta quinta-feira na primeira reunião do grupo de trabalho para discutir propostas de melhorias no serviço prestado pela empresa Barcas S/A.
Os catamarãs, por serem menores e mais velozes, são capazes de fazer o percurso entre a Praça XV e a ilha em 35 minutos, a metade do tempo gasto hoje. A expectativa dos integrantes da comissão é de que esses novos catamarãs comecem a operar em até cinco meses. ficou também acertado que uma das duas embarcações de grande porte, usadas atualmente na travessia para Paquetá, será deslocada para atender a linha Rio-Niterói, onde a demanda de passageiros é muito maior.
(O Globo online)

Muros em favelas no Rio

Discutida como novidade, a polêmica instalação de muros entre favelas e áreas verdes já é uma realidade concreta na cidade. Tanto o poder público quanto a iniciativa privada já ergueram barreiras para conter a expansão de comunidades irregulares no Rio. Há 25 anos, por exemplo, um grupo de moradores do Alto Gávea patrocinou a construção de um muro de 500 metros de extensão, que até hoje impede a Rocinha de cercar completamente o Morro Dois Irmãos. Também na década de 80, o então prefeito Marcello Alencar inaugurou um muro no Morro da Chacrinha do Mato Alto, em Jacarepaguá. A barreira ainda serve de limite para a comunidade, que aprova a medida como forma de preservar o meio ambiente e levar mais segurança para os moradores das favelas.
(O Globo Online)

Estoques de sangue do Rio precisam de doadores

A Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil divulgou uma nota, nesta quinta-feira, para informar que os estoques de sangue da cidade, que abastecem 180 hospitais, estão muito baixos. Por isso, o órgão, em parceria com o Hemorio, está fazendo uma campanha para incentivar a população a fazer doação de sangue e ajudar a salvar vidas.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), menos de 2% da população doa sangue regularmente. Para que as demandas transfusionais possam ser atendidas é necessário que 4% de toda a população adquira esta prática. Informações sobre os locais que recebem doações podem ser obtidas no site www.saude.rio.rj.gov.br , Disk-sangue, 0800-282-0708, ou Hemorio: 2240-2494
(O Globo online)

Ministro do Meio Ambiente abre no Rio o Circuito Tela Verde

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participa hoje (17), na sede do IAB, no Flamengo às 10h, da abertura do Circuito Tela Verde, com longas e curtas metragens sobre experiências de projetos de educação ambiental no estado. Ele lançará o edital de curtas de animação, que selecionará dez projetos sobre mudanças climáticas para veiculação nacional em TVs públicas.
Em seguida, às 11h30, Minc participa do lançamento e da assinatura do contrato entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para realização do concurso público nacional de Projeto de Arquitetura e Urbanismo para Instalação do Centro de Visitantes e de Interpretação Ambiental da Mata Atlântica e Núcleo de Apoio ao Turismo no Complexo do Corcovado e Paineiras, no Parque Nacional da Tijuca. Essa é uma das primeiras ações do Programa de Revitalização do Complexo Turístico e Ambiental do Corcovado e seu entorno.
(Agência Brasil)

Guarda Municipal promove terapia com cães

A Guarda Municipal inicia nesta sexta-feira o projeto social Cinoterapia na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-Rio), em Benfica. O evento marca a ampliação do programa que, além de idosos, passará a atender também crianças com deficiências físicas e mentais.
Durante seis meses, sempre às sextas-feiras, das 10h às 12h, quarenta e cinco crianças, divididas em três grupos, estarão interagindo com os cães especialmente selecionados no Grupamento de Cães de Guarda da GM-Rio. Realizado desde 2005, o projeto auxilia no tratamento médico de pessoas que sofrem de distúrbios mentais, físicos e afetivos, além de estimular o aprendizado das crianças.
Explorando o afeto proporcionado pelo cão, a Cinoterapia é empregada em diversas áreas - como psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia e fisioterapia – para melhorar a auto-estima, a interação social e até o sistema imunológico de pacientes.
(JB Online)

Operação 'Lei Seca' conscientiza motoristas na Ponte Rio-Niterói

A operação "Lei Seca" vai conscientizar os motoristas que passarem pela Ponte Rio-Niterói, nesta sexta-feira e sábado, no sentido da Região dos Lagos, para aproveitar o feriado de Tiradentes. Os motoristas que estiverem saindo do Rio para o fim de semana prolongado vão receber panfletos educativos sobre a importância de não dirigirem depois de beber.
Os folhetos serão distribuídos por 20 cadeirantes vítimas de acidentes de trânsito, fruto da imprudência da mistura de álcool e direção.
Na sexta, das 14h às 19h (panfletagem do pedágio sentido Rio-Niterói) e no sábado das 13h às 18h (panfletagem do pedágio sentido Rio-Niterói).
(O Dia online)

Veja o que abre e o que fecha no Rio durante os feriados

Às vésperas de uma semana com dois feriados –Tiradentes na terça-feira (21) e São Jorge, na quinta (23) – e, pelo menos, mais um dia de ponto facultativo para servidores estaduais e municipais, o Rio tem pela frente uma semana atípica.
As concessionárias responsáveis pelas principais estradas terão esquema especial de trânsito, enquanto a Rodoviária Novo Rio estima que cerca de 208 mil pessoas circulem pelo terminal entre sexta (17) e quarta-feira (22).
Mas não só de folga vivem os cariocas: feiras livres e supermercados, por exemplo, funcionarão normalmente. Confira abaixo o que abre e o que fecha no Rio.

Repartições
Foi decretado ponto facultativo nas repartições públicas estaduais e municipais nesta segunda-feira (20), véspera do feriado de Tiradentes. Nesses dois dias, só funcionarão os serviços essenciais. O mesmo ocorre na quinta-feira (23), feriado de São Jorge.

Bancos
De acordo com a Febraban, os bancos funcionarão normalmente na segunda-feira (20) e não abrem na terça (21). As contas com vencimento nesse dia podem ser pagas na quarta-feira (22), sem multa. Os canais eletrônicos – como telefone e internet - vão estar operando normalmente.

Shoppings
Os shoppings funcionarão normalmente na segunda-feira (20). Na terça, terão horário especial. Segundo a Associação Empresa Lojistas em Shoppings do Rio (Aloserj), em geral as praças de alimentação abrem das 12h às 22h e as lojas, das 15h às 21h.
(G1)

PM também vai ganhar helicópetro blindado

A Polícia Militar do Rio vai receber do governo federal R$ 16 milhões para aquisição de um helicóptero blindado - a Polícia Civil já tem um 'caveirão do ar' desde o ano passado. A decisão foi tomada agora à tarde pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.
De acordo com o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, a aeronave blindada era uma antiga demanda do governo do estado mas, por falta da liberação da verba, ainda não havia sido autorizada a compra. Os recursos para aquisição do helicóptero sairão do Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci). O modelo a ser comprado é um Huey 2, idêntico ao da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) da Polícia Civil. Conhecido como 'Sapão', é semelhante a uma das aeronaves usadas pelos Estados Unidos na Guerra do Vietnã, na década de 60.
(G1)

Ipanema e Leblon ganharão internet sem fio gratuita no Rio

Os bairros de Ipanema e Leblon, no Rio de Janeiro, terão acesso à internet sem fio gratuita em toda a orla até o fim do primeiro semestre deste ano. A informação foi confirmada pelo sub-secretário de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Rio de Janeiro, Julio Oscar Lagun, nesta quinta-feira (16), durante o Digital Cities 2009 - 2º Seminário Nacional de Cidades Digitais. O evento, que debate as políticas públicas de tecnologia da informação no país, é realizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
O processo faz parte da ampliação do projeto Orla Digital, iniciado em julho de 2008 no bairro vizinho de Copacabana, e será realizada nos mesmos moldes do que já está disponível em toda a extensão da Avenida Atlântica. "Serão 20 pontos de acesso espalhados ao longo das avenidas Vieira Souto, em Ipanema, e Delfim Moreira, no Leblon, com conexão WiFi utilizando a frequência livre de 2,4 GHz", explica o professor da COPPE/UFRJ Luis Felipe de Moraes, coordenador técnico do projeto Orla Digital.
(G1)

Após o fim da greve, circulação de trens volta ao normal

Após o fim da greve dos maquinistas no Rio, a circulação dos trens voltou ao normal na manhã desta sexta-feira (17).
Segundo informações de passageiros, não há registro de tumulto nas estações, nem de superlotação e atrasos nas composições.
Confira o intervalo dos trens no seguintes ramais:
Deodoro: 7 minutos
Japeri e Santa Cruz: 15 minutos
Gramacho: 10 minutos
Belford Roxo: 15 minutos
Saracuruna: 30 minutos
(G1)

quinta-feira, 16 de abril de 2009

CPI das Barcas chega a São Gonçalo, dia 30/4

Dia 30 próximo, a audiência pública da CPI das Barcas da Alerj chega à Câmara Municipal de Vereadores de São Gonçalo. Já houve em Paquetá, Niterói e no Rio de Janeiro. Às 14h. A Câmara de São Gonçalo fica na Rua Feliciano Sodré, 100, no Centro. O Disque Denúncia é 08002825888. E o e-mail é cpibarcas@alerj.rj.gov.br

Circulação de trens é suspensa nos ramais de Belford Roxo e Saracuruna

No quarto dia da greve dos ferroviários, passageiros que utilizam os trens encontraram os ramais de Saracuruna e Belford Roxo fechados ao trânsito ferroviário. Alguns só souberam da interrupção ao chegar na estação. Nos demais ramais, os trens saíram com intervalos de 20 e até 40 minutos. Apesar das composições chegarem lotadas, não houve tumulto no desembarque nas estações da Zona Norte.

Veja os locais dos radares móveis de hoje no Rio

Tempo permanece chuvoso nesta quinta-feira

A passagem de uma frente fria pela Região Sudeste ainda deixa o tempo nublado a encoberto e com chuva, nesta quarta-feira, no Estado do Rio de Janeiro. Temperatura em ligeiro declínio. A mínima deve atingir os 14 graus e a máxima não passa dos 26, de acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Grande Rio e na capital fluminense, mínima de 20 e máxima de 24 graus.
O céu também fica nublado a encoberto com previsão de pancadas de chuvas e trovoadas no Espírito Santo. Tempo de encoberto a nublado com pancadas de chuva em Minas Gerais, exceto no sul do estado, que terá céu claro a parcialmente nublado. O Inmet prevê tempo parcialmente nublado com chuvisco em São paulo. A temperatura mínima na região pode atingir os 7 graus. A máxima não passa dos 32 graus.
(JB Online)

Bondes de Santa Teresa terão a circulação interrompida na tarde de hoje

Os bondes de Santa Teresa terão a circulação interrompida, logo mais, entre 12h30 e 16h30, para a troca de um poste de luz, pela Light, que ameaça cair no Largo dos Guimarães. De acordo com a secretaria Estadual de Transportes o funcionamento será retomado a partir das quatro e meia, com intervalos de 20 minutos.
(Rádio Tupi)

Greve dos ferroviários no Rio chega ao quarto dia

Em assembléia realizada ontem à noite (15), o Sindicato dos Ferroviários do Rio de Janeiro decidiu manter a greve que chega ao seu quarto dia hoje (16), prejudicando quase meio milhão de passageiros que utiliza os trens diariamente para trabalhar.
A concessionária SuperVia está operando com 60% da frota no horário de pico e com 40% no restante do dia. Assim como nos dias anteriores, ontem a empresa resolveu encerrar as operações uma hora e meia mais cedo por conta da falta de pessoal. Por razões de segurança, a concessionária decidiu suspender a circulação de trens em dois dos cinco ramais que administra. Hoje à tarde, os sindicalistas vão à Delegacia Regional do Trabalho denunciar as condições de trabalho e justificar a greve.
(Agência Brasil)

"Só por um momento", com Alexandre Pires

O sucesso das fms é a música "Só por um momento", com Alexandre Pires. Aqui para nossos internautas.

Depósito guardava bebida junto a vaso sanitário e baratas

A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) estourou mais dois depósitos clandestinos de mercadorias de ambulantes no Centro. Desde o início das operações Choque de Ordem, já foram desmantelados 16 estabelecimentos irregulares.
Desta vez, foram retirados desses locais onze caminhões (cerca de 55 toneladas), principalmente com carroças, carrinhos de transporte, triciclos, dvds piratas, bebidas e alimentos (churros, tapioca, pães, salsichas, doces, etc) armazenados em meio a baratas e junto a um vaso sanitário com fezes. Até contas de luz por vencer em nome de diversas pessoas estavam em um dos depósitos, utilizado também como guarda-volumes.
(O Dia online)

Falta de motivação é a principal causa da evasão escolar

Quarenta por cento dos brasileiros de 15 a 17 anos deixam de estudar porque não se sentem motivados. É o que revela a pesquisa ‘Motivos da Evasão Escolar’ divulgados ontem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O desinteresse supera fatores como a necessidade de trabalhar, apontada por 27%, e a falta de vagas em colégios, a razão de 10,9%. O levantamento, porém, tem uma boa notícia: no Rio, o problema não é alarmante, e os índices têm melhorado.
A pouca oferta de trabalho para jovens influencia para que o Rio não se destaque no ranking da evasão. “O percentual é mais alto na Grande São Paulo (18,7%). Ou seja, estudantes pobres, que vivem em regiões mais ricas, têm mais chance de trabalhar e largam os estudos. A crise, ironicamente, é um ponto positivo para mantê-los na escola”, ressalta o pesquisador Marcelo Neri.
(O Dia online)

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Operação Salto alto: subprefeitura do Centro começa a vistoriar as calçadas

A Subprefeitura do Centro começou ontem (14) a fiscalizar as calçadas da Rua Sete de Setembro, no primeiro dia do projeto "De Salto Alto". Até agora, 28 estabelecimentos já foram notificados por não manterem as calçadas em bom estado. Os proprietários terão 30 dias para restaurar o passeio ou receberão multa de R$ 484,27.
A Rua Sete de Setembro é a primeira a ser vistoriada pelo projeto, que prevê visitas diárias de agentes da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) e da Subprefeitura em ruas do Centro para identificar calçadas esburacadas. Segundo o subprefeito do Centro, Marcus Vinícius,a responsabilidade da manutenção da calçada é do proprietário do imóvel.
(O Globo Online)

Câmara aprova auxílio a quem ocupa área de risco ou de proteção ambiental em favela

A Câmara aprovou ontem (14), por 25 votos a um, em última discussão, um projeto de lei que prevê a concessão de auxílio-financeiro para incentivar moradores de favelas localizadas em áreas de risco ou de preservação ambiental a manterem o ecossistema desses locais. A instituição do benefício, batizado de "Bolsa-Floresta" - e que teria, entre outras fontes recursos, o Fundo municipal de Conservação Ambiental (Fecam) e multas por agressões ao meio ambiente - surpreendeu especialistas por premiar justamente aqueles que vivem em situações em que a Lei Orgânica do Município impede a legalização e determina a remoção.
- Para mim isso não é uma Bolsa-Floresta. Na verdade é uma Bolsa-Invasão, porque vai estimular novas ocupações. Os que têm consciência ambiental não precisam de auxílio financeiro para preservar - reagiu Regina Chiaradia, representante da Federação das Associações de Moradores do Município (FAM-Rio) no Conselho Municipal de Políticas Urbanas (Compur).
(O Globo online)

Polícia estoura depósito de remédios falsificados

Policiais da Delegacia de Crimes contra a Saúde Pública estouraram, na manhã desta terça-feira, um depósito onde eram armazenados medicamentos falsificados vindos do Paraguai, entre eles remédios de tratamento da AIDS e 100 caixas do estimulante sexual Cialis.
A mercadoria foi apreendida em um sobrado na Rua Barão de São Félix, atrás da Central do Brasil, próximo ao terminal rodoviário Américo Fontenele. No local, os policiais também encontraram ferramentas que eram vendidas em camelôs da região como máquinas, furadeiras e adesivos de marcas conhecidas. Os adesivos eram afixados nos produtos falsificados.
(O Dia online)

Rio lança manual de ordem pública

A Secretaria de Ordem Pública do Rio de Janeiro lançou ontem (14) uma cartilha aos cidadãos cariocas para que contribuam com a ordem na cidade. A novidade da cartilha é que há lâminas que podem ser destacadas e entregues na rua para aqueles que estiverem contribuindo com a desordem. Além disso, um telefone e um e-mail (queroordem@rio.rj.gov.br) foram colocados à disposição para que os cariocas denunciem atos de desordem na cidade. O número do Disque Ordem é 153.
A cartilha, que terá uma tiragem inicial de 400 mil exemplares deterina sete mandamentos da ordem pública: não jogar lixo nas ruas; não andar com o cachorro sem coleira e não deixar de recolher as fezes dos animais; não comprar produtos piratas; não avançar sinal e parar na faixa de pedestre ou fechar cruzamentos; não estacionar o carro na calçada; não andar de bicicleta sem capacete e fora da ciclovia e não dar dinheiro para menores em sinal. O manual será distribuído pelas Subprefeituras, Regiões Administrativas e Associações de Bairros.
(Agência Rio de Notícias)

Greve dos ferroviários do Rio entra no terceiro dia

O Tribunal Regional do Trabalho do Rio multou o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona da Central do Brasil em R$ 50 mil - por não ter mantido 60% dos maquinistas trabalhando durante o horário de pico, entre 4h30 e 8h30 desta terça-feira - mas a greve dos maquinistas entrou em seu terceiro dia nesta quarta-feira, prejudicando novamente mais de 300 mil usuários de trens na Zona Oeste da cidade e nos municípios da Baixada Fluminense.
A SuperVia informou que nesta terça-feira os poucos maquinistas que ainda trabalhavam encerraram as atividades às 21h30m, antecipando o expediente em uma hora, e anunciaram que nesta quarta-feira haverá uma passeata que vai sair da Central do Brasil e percorrer as ruas do Centro da cidade até e porta da sede do BNDES - Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social - na Avenida Chile. No fim da tarde, os ferroviários reiniciam assembléias na Central do Brasil.
(Agência Rio de Notícias)

Poucos camelôs nas ruas do Rio

A Secretaria da Ordem Pública calcula que apenas 20% dos interessados conseguirão licenças para trabalhar como camelôs nas ruas da cidade. A legislação prevê apenas 18.400 vagas para ambulantes e a prefeitura estima em 80 mil o número de pessoas que buscarão as autorizações.
Ontem, o secretário Rodrigo Bethlem reuniu assessores para discutir detalhes do início, no dia 18 de maio, das inscrições para a obtenção das licenças. Terão preferência, entre outros, pessoas acima de 45 anos, viúvas com filhos e ex-presidiários.
(O Dia online)

Veja os locais dos radares móveis de hoje no Rio

terça-feira, 14 de abril de 2009

Cidades do Rio de Janeiro terão R$ 48 milhões para projetos ambientais

Os municípios da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, vão receber R$ 48 milhões para novos projetos e cursos de preservação ambiental. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, confirmou a liberação do dinheiro na cerimônia de apresentação do plano de manejo da Área de Preservação Abiental (APA) de Massambaba, entre Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, e da formação do consórcio dos municípios para instalação de um aterro sanitário, na divisa de Araruama e Saquarema.
Minc elogiou os projetos já em andamento e os resultados obtidos e garantiu a continuidade dos trabalhos de preservação de áreas de conservação e de despoluição da Lagoa de Araruama – que no início deste ano sofreu com a mortandade de toneladas de peixes em conseqüência da decisão da Pró-Lagos (empresa de águas e esgotos da região) de despejar esgoto in natura na lagoa.
(Agência Brasil)

Rio tenta parcelar IPTU de 82 mil inadimplentes

Os 82 mil contribuintes do Rio que não pagaram o IPTU de 2007, no total de R$ 650 milhões aproximadamente, começaram a receber cartas da Procuradoria da Dívida Ativa do município com o valor do débito e informações sobre a cobrança facilitada, com parcelamento em até 84 vezes, conforme decreto 30.416/09.
No comunicado desta segunda-feira, no Diário Oficial do Município, estão relacionadas as cinco lojas de atendimento da Dívida Ativa (Centro, Botafogo, Barra da Tijuca, Madureira e Campo Grande), de segunda a sexta, das 9h às 16h, e o telefone 3523-4003 para mais informações.
(Agência Rio de Notícias)

Presidente Lula visita feira de segurança e defesa no Rio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, estarão no Rio nesta terça-feira (14) para participar da Latin America Aero & Defence 2009 (Laad), a principal feira de defesa e segurança da América Latina, que reúne empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços para as três Forças Armadas, forças especiais, consultores, serviços de segurança em geral e agências governamentais.
O Ministério da Defesa terá um estande no evento – que acontece no Riocentro, na Zona Oeste do Rio, nos dias 14, 15 e 16 de abril – e promoverá ainda, em paralelo ao mesmo, O IV Simpósio Internacional de Logística Militar, voltado para alunos das escolas militares e que receberá palestrantes de países como França, Estados Unidos e Canadá, entre outros.
(Agência Rio de Notícias)

Greve dos ferroviários afeta 300 mil pessoas no Rio

Pelo menos 300 mil passageiros continuam sendo prejudicados pela greve dos ferroviários que entrou em seu segundo dia nesta terça-feira (14) na Zona Oeste do Rio e em municípios da Baixada Fluminense. Os trens estão saindo em intervalos maiores das estações de Belford Roxo e Saracuruna - cerca de 30 minutos entre uma composição e outra - e de Santa Cruz e Japeri - de onde as composições estão partindo a cada 15 minutos.
Para tentar reduzir os transtornos dos usuários, a Supervia permanece com um esquema especial, mas mesmo parcial a greve trouxe muitos transtornos para moradores de várias cidades e bairos da Zona Oeste, com reflexos nos subúrbios da Central.
Empresas puseram ônibus extras, há um maior número de vans circulando mas com um número maior de carros e ônibus nas ruas há engarrafamento nas principais vias de acesso ao Centro do Rio, como por exemplo na Rodovia Washington Luiz, com reflexos na Avenida Brasil e na Linha Vermelha.
(Agência Rio de Notícias)

Projeto leva mães e bebês juntos ao cinema

Recém-lançado no Rio, o projeto CineMaterna tem o objetivo de levar as mães ao cinema sem que elas tenham que deixar seus bebês em casa. A idealizadora do evento, Irene Nagashima, conta que a idéia surgiu de uma experiência pessoal: “Existem poucos programas culturais para as mães e seus bebês. Normalmente são programas infantis. Depois de passar pela experiência de não poder ir ao cinema porque tinha um filho de colo, resolvi organizar algumas sessões. E deu certo”, conta Irene.
A segunda edição do projeto foi realizada na última quinta-feira (9), em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A ideia é que as sessões ocorram sempre às quintas-feiras, às 14h. O filme da semana é votado pela internet e o ambiente é adaptado especialmente para receber os bebês.

Veja os locais dos radares móveis de hoje no Rio

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Governador descarta aumento de tarifa

O governador Sérgio Cabral anunciou nesta segunda-feira a liberação de R$ 8 milhões para a melhoria das barcas e descartou o aumento de tarifa do serviço, durante reunião no Palácio Laranjeiras com o presidente da concessionária Barcas S/A Amaury Andrade e autoridades.
"Não tem aumento de tarifa neste momento. Nem se conversa sobre o assunto. A prioridade agora é aumentar a qualidade do serviço prestado", determinou Cabral.
O objetivo da reunião era encontrar soluções imediatas para acabar com os atrasos na travessia Rio-Niterói, que resultaram no tumulto da última quarta-feira, na estação da Praça XV, e com a má qualidade do serviço da linhas para Paquetá, na Baía de Guanabara, e para a Ilha Grande, em Angra dos Reis.
(O Dia Online)