quinta-feira, 30 de abril de 2009

O vírus da gripe suína (por enquanto) está na cabeça

Gripe suína por que tanto medo?

É brilhante este artigo de Fábio Santos que reproduzimos em parte. É exemplo de jornalismo de serviço por excelência. Do jornal Destak Online
"Impressionante a reação das pessoas frente às notícias sobre a tal gripe suína. Não existe nenhum caso de morte confirmado no Brasil. Mesmo assim as farmácias estão sendo invadidas por gente em busca de máscaras e remédios.
Em São Paulo, há relatos de pessoas comprando todo tipo de antigripais, mesmo que sejam ineficazes contra essa forma da doença. No Rio, esgotou-se o estoque de Tamiflu, o antiviral recomendado para quem já contraiu a gripe - atenção: apenas a quem já está doente. E olha que o medicamento custa entre R$ 70 e R$ 150, a depender da apresentação. Os compradores são gente de classe média e alta, que, supunha-se, são mais bem informadas.
O mais impressionante é que, por ora, a mortalidade da gripe suína no México não chega nem aos pés do estrago que a nossa tão conhecida dengue provoca todos os anos. No ano passado, apenas no Rio, foram 156 fatalidades. Os mexicanos reviram seus números e, em vez de 22, dizem agora que apenas sete morreram.
E por que tanta preocupação com uma doença que está ainda tão distante de se mostrar uma ameaça grave? Não adianta dizer que a culpa é da imprensa. Não, senhor. TV e jornais têm acompanhado as notícias com amplos esclarecimentos sobre como agir, ressaltando que não há casos confirmados, que não é necessário tomar remédios, que a carne de porco não transmite o vírus e assim por diante.
Mas por que a dengue não provoca esse tipo de reação? Uma hipótese é que o medo vem do desconhecido. A dengue é uma velha companheira de cama dos brasileiros. Novas epidemias trazem consigo uma mística toda especial, é como se fosse uma nova praga bíblica, ainda mais quando ameaçam se espalhar pelo mundo. Creio que todos nós carregamos no inconsciente episódios como a gripe espanhola e a peste negra, que arrasou a Europa na Idade Média.
Há uma outra possibilidade, que não exclui a primeira: as pessoas que estão mais expostas à gripe suína são as que viajam com frequência ou convivem com quem o faz. Ou seja, é gente que tem algum dinheiro. Será por isso? Quem sabe? O certo é que não há razão nenhuma para pânico. O vírus, por ora, está na nossa cabeça. "



Nenhum comentário: