quinta-feira, 10 de março de 2011

Fiscalização no BRS Copacabana começa na segunda

A fiscalização eletrônica para coibir a invasão do corredor preferencial de ônibus de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o BRS, começa na próxima segunda-feira (14). Portanto, quem andar de carro na faixa exclusiva para ônibus já poderá ser multado.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), mesmo sem a fiscalização eletrônica, o êxito do corredor nesses primeiros dias de operação deveu-se ao respeito dos motoristas às novas normas de circulação na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, onde a frota de ônibus foi reduzida em 24% e a velocidade do transporte público aumentou.
Apenas ônibus municipais e táxis ocupados com passageiros poderão circular pelo corredor preferencial. Táxis especiais adaptados para portadores de necessidades e veículos de transporte escolar também podem acessar o lado direito da Av. Nossa Senhora de Copacabana para embarcar ou desembarcar passageiros.
Os demais veículos terão que circular nas duas pistas à esquerda, mas para dobrar em ruas ou acessar garagens à direita da via o acesso será permitido. O embarque e/ou desembarque dos passageiros de táxi deverá ser feito pelo lado esquerdo da via ou nas ruas transversais. A carga e descarga deverá ser feita em locais destinados para este fim nas ruas transversais. Não haverá barreira física que os impeça de rodar nas faixas da direita, mas o motorista que o fizer por mais de uma quadra será multado pela fiscalização eletrônica.
O efetivo de guardas municipais e agentes da CET-Rio continua espalhado pela via para coibir as irregularidades e orientar os cidadãos. O estacionamento na pista da esquerda nos dias úteis só será permitido depois das 21h; após as 14h nos sábados; e o dia inteiro nos domingos e feriados. Nos horários em que o estacionamento estiver liberado na pista esquerda, qualquer veículo poderá acionar o corredor livremente. Agência Rio/Redação

Nenhum comentário: