Portadores de doença celíaca, que possuem intolerância alimentar ao glúten, podem fazer acompanhamento no ambulatório de nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF). A doença celíaca é uma patologia crônica, causada por fatores genéticos, imunológicos e ambientais, que provoca intensa reação inflamatória na mucosa do intestino delgado a cada vez que este é exposto a alimentos que contenham glúten, que está presente em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e a aveia.. E, o objetivo do programa da universidade é realizar o controle de sua progressão e seus sintomas.
O tratamento é realizado exclusivamente pela dieta terapêutica. O paciente terá um cardápio planejado que além de cortar alimentos com glúten, irá corrigir possíveis carências nutricionais. Durante o atendimento, o nutricionista avalia os alimentos ingeridos pelo portador e seu estado nutricional e orienta o preparo dos alimentos e para a leitura dos rótulos dos produtos alimentícios.
As consultas são gratuitas, mas os interessados precisam apresentar exames médicos que comprovem serem portadores de doença celíaca. Outras informações, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone(21) 2629-9850 (UFF/Redação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário