quinta-feira, 12 de março de 2015

Bicicletas invadem a Zona Oeste com bicicletada

Toda segunda sexta-feira do mês, um grupo de ciclistas se reúne no Largo do Pechincha, em Jacarepaguá, produz cartazes e pedala até algum ponto da cidade, que é decidido na hora, pedindo respeitos aos que usam a bicicleta como meio de transporte.

Massa Crítica (do inglês, Critical Mass) ou Bicicletada (termo usado na maioria das cidades brasileiras) é um evento que ocorre em muitas cidades pelo mundo,onde ciclistas, skatistas, patinadores e outras pessoas com veículos movidos à propulsão humana, ocupam seu espaço nas ruas.

O evento é totalmente gratuito. Os principais objetivos são divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte da população.

A Massa Crítica é simplesmente um grupo que se encontra mensalmente para aproveitar o prazer e segurança de andar pela cidade em grupo. A frase “não estamos no trânsito, nós somos o trânsito” expressa bem sua filosofia.
Um dos motes da Massa Crítica é “um carro a menos“, usado principalmente para tentar obter um maior respeito dos veículos motorizados que trafegam nas ruas saturadas das grandes cidades.
O evento começa às 19h para concentração dos participantes e a saída ocorre sempre 20h30. Em caso de chuva, aí é que tem mesmo. (Catraca/redação)

Nenhum comentário: