sexta-feira, 13 de junho de 2014

Exposição sobre campos de futebol na periferia na Luciana Caravello Arte Contemporânea

A Luciana Caravello Arte Contemporânea apresenta a exposição “Pelada”, do fotógrafo Leonardo Finotti, em cartaz até o dia 19 de julho, com entrada franca, na Rua Barão de Jaguaripe, 387 - Ipanema, telefone: 21 2523-4646.

A mostra conta  com 11 fotografias aéreas inéditas e recentes sobre campos de futebol na periferia de São Paulo, com curadoria de Waldick Jatobá.

Além do interesse natural em olhar para a arquitetura do que se constrói para Copa do Mundo, Finotti se interessou em lançar sua mirada em uma direção contrária. Na exposição “Pelada”, ele investigou entre 2007 e 2013 a relação entre os campos localizados na periferia da cidade de São Paulo e o contexto em que estão inseridos.   Sua fotografia é organizada em torno da estrutura espacial de cada projeto, mas neste projeto a favela ocupa um espaço onde a estrutura planejada é quase inexistente. Construção espontânea e contínua compõe uma imagem aleatória quase caótica.

Ao fotografar a periferia da cidade de São Paulo a partir do ar, ele descobre que os campos de futebol introduzem uma referência espacial, uma estrutura, algo sagrado de alguma forma. Estes campos, na maioria dos casos, são os únicos espaços públicos dos bairros, e são verdadeiras áreas de resistência do domínio público. Estabelecem uma nova imagem cívica de respeito pelo espaço comum. Mostram, sem publicidade e sem patrocinadores, o verdadeiro poder da relação entre o futebol e as pessoas, a arte e a política. (Catraca/Redação)

Nenhum comentário: