terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Libertadores tem três jogos de grupos de brasileiros

Depois de passarem pela seletiva para a Copa Libertadores, Tolima, da Colômbia, e Vélez Sarsfield, da Argentina, estréiam hoje na principal competição sul-americana com a vantagem de já estarem em ritmo de competição e já terem deixado para trás a ansiedade que acompanha as estréias, mas com a enorme desvantagem de estrearem fora de casa, assim como o Gimnasia, que estréia hoje contra o Defensor.

Pelo Grupo 3, o Tolima joga contra o Cúcuta sob todas as tensões envolvidas nas finais do Campeonato Colombiano, decidido em 20 de dezembro, que resultaram no primeiro título nacional do Cúcuta após um empate em 1 a 1 e vitória no primeiro jogo, por 1 a 0. Os gremistas estarão atentos às informações vindas da Colômbia porque o Grêmio foi sorteado nesse grupo, junto com o Cerro Porteño, adversário em sua estréia na quinta-feira, no Paraguai. Será a primeira participação do Cúcuta em Libertadores e a quarta do Tolima. O início da partida está previsto para as 22h15 de Brasília.


Uma das atrações da partida estará no banco de reservas. O treinador Jorge Luis Pinto, que levou o Cúcuta a seu primeiro título, deixou o clube para assumir a seleção colombiana e para seu lugar foi contratado Jorge Luis Bernal, exatamente ex-técnico do Tolima.


"O Cúcuta está pronto para seguir em frente. É necessário deixar de lado os sentimentos, mas desejo que o Tolima também consiga se classificar para a próxima fase. Seria algo extraordinário para o futebol colombiano", disse Bernal.


Em Montevidéu, o Defensor Sporting recebe o Gimnasia La Plata, pelo Grupo 8. Se histórico valesse alguma coisa para o resultado do jogo, o Defensor sairia com vantagem, pois disputa sua terceira Libertadores enquanto o Gimnasia estréia pela segunda vez.


A equipe argentina estará desfalcada dos volantes Sebastián Dubardier e Juan Cuevas, que têm de cumprir suspensão de uma partida em jogos internacionais, e serão substituídos por Jonathan Chávez e Germán Basualdo.


Para pegar experiência internacional, o Defensor disputou partidas na Argentina contra Cerro Porteño, do Paraguai (1 a 1) e Millonarios, da Colômbia (4 a 0). O técnico Jorge da Silva aprovou o desempenho.


"A equipe amadureceu e alcançou um nível importante de jogo. Sabemos que a Libertadores será difícil, mas temos confiança em alcançar nosso primeiro objetivo, que é alcançar a classificação para a próxima fase", disse Da Silva.


O resultado dessa partida interessa ao Santos, que após se classificar na Pré-Libertadores, disputará uma das duas vagas para a próxima fase também com o Deportivo Pasto, a quem enfrenta no dia 22, na Colômbia. O jogo está marcado para as 20 horas de Brasília.


Pelo Grupo 4, o mesmo do Internacional, atual campeão da Copa Libertadores, o Vélez faz o outro jogo do dia, contra o Emelec, no Equador. Com o pensamento na Libertadores, o Emelec foi derrotado por 4 a 2 pelo El Nacional no Campeonato Equatoriano, sábado.


Mesmo com toda concentração hoje, o Emelec precisará de muita disposição para segurar o Vélez. A equipe estréia disposta a conseguir a vitória no Equador e na seletiva conseguiu impor seu objetivo. Venceu o Danúbio na Argentina por 3 a 0 e administrou a vantagem no Uruguai, se classificando apesar da derrota por 2 a 1 no jogo de volta, além de ter derrotado o Newell´s Old Boys por 2 a 0 no último sábado, pelo Campeonato Argentino. O jogo começa à 0h30 de Brasília.


Hegemonia


Clubes do País venceram a Libertadores nos dois últimos anos, com o São Paulo (2005) e Inter (2006). Com isso, o futebol brasileiro chegou a 13 títulos da competição - ainda bem longe das 20 conquistas dos argentinos.


Dessa vez, cinco dos seis representantes do Brasil já foram campeões do torneio: São Paulo, Inter, Vasco, Flamengo, Grêmio e Santos, sobrando apenas o estreante Paraná.


A estréia dos brasileiros na fase de grupos será na quarta-feira. O São Paulo joga contra o Audax Italiano, no Chile (Grupo 2), e o Flamengo enfrenta o Real Potosí, na Bolívia (Grupo 5).


Na quinta-feira, mais dois times brasileiros entram em campo. O Paraná joga na Venezuela, contra o Unión Maracaibo (Grupo 5), e o Grêmio vai ao Paraguai para enfrentar o Cerro Porteño (Grupo 3).

Fonte: Agência do Estado (AE-AP)

Nenhum comentário: