quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Município na luta contra o aquecimento global


Foi lançado, ontem, o Protocolo de Intenções do Rio, com o qual a Prefeitura se compromete unir esforços junto com governos, empresas, organizações da sociedade civil e cidadãos na luta conta o aquecimento global. De acordo com o documento, será encaminhado ao Governo Federal o pleito da para a cidade sediar a Conferência da ONU sobre Mudança Global do Clima, prevista para acontecer na América Latina, em 2009. Entre os objetivos do Protocolo, estão o apoio à mobilização da sociedade e a ampla conscientização a respeito da gravidade da questão climática.

Faz parte do Protocolo um conjunto de ações iniciais a serem implementadas pela Prefeitura, tais como implementar o Programa de Educação Ambiental sobre o Aquecimento Global para a rede escolar e a população em geral; e o aumento da cobertura florestal da cidade, com a ampliação em 10% ao ano das áreas de reflorestamento, o que representa cerca de 1,2 milhão de mudas por ano. A arborização das ruad e outras áreas públicas também será incrementada e a meta é plantar 25 mil árvores por ano, começando por acari, pavuna e Madureira.

O setor de transportes é um dos pontos prioritários para as ações da Prefeitura que, para reduzir a emissão de gases que promovem o aquecimento global, vai criar redes especiais de integração formadas pala Supervia (trens), Metrô e corredores especiais para ônibus de alta capacidade, além de outras medidas para racionalizar o serviço de ônibus. O Município também adotará Mecanismos de Desenvolvimento Limpo na cidade e instituirá o Dia Carioca de Mobilização Contra o Aquecimento Global, entre outras ações.

Fonte: Site da Prefeitura do Rio de Janeiro - www.rio.rj.gov.br

Nenhum comentário: