O calor e a falta de chuva têm provocado incêndios em todo o Estado do Rio de Janeiro. Em alguns pontos não chove há 28 dias. Somente neste final de semana mais de 113 focos de incêndio foram regitrados pelo Grupamento Florestal do Corpo de Bombeiros, 75 deles entre às 7h e 17h15 deste domingo. Nas as áreas de difícil acesso, os bombeiros utilizaram helicópteros para auxiliar no combate ao fogo.
O fogo atingiu a vegetação da Estrada do Corcovado, o lado norte da Pedra da Gávea e vários pontos da Floresta da Tijuca. Na Barra da Tijuca foram registrados dois casos de incêndio: um na Estrada da Barra da Tijuca e outro na rua Senador Rui Carneiro, no Recreio dos Bandeirantes. A região da Baixada Fluminense, uma das mais quentes do Estado, também foi bastante atingida. Segundo o Corpo de Bombeiros, diversas ocorrências foram registradas em São João, Nova Iguaçu, Caxias e Nilópolis.
Os focos de incêndio são comuns nesta época do ano, quando a forte onda de calor, adicionada a estiagem das chuvas torna a vegetação muito seca e vulnerável. De acordo com o Climatempo o calor intenso de março é explicado pela ausência de frentes frias. Uma forte massa de ar seco e quente se intensificou sobre o Sudeste do Brasil no fim de fevereiro, bloqueando as frentes frias no Sul do Brasil. Desde o início do verão, o Corpo de Bombeiros registrou mais de 1313 saídas para combates de incêndio em todo o Estado. A situação não deve melhorar nos próximos dias. Pancadas de chuva estão previstas apenas para o sul do Estado, entre terça e quinta-feira.
Nesta segunda-feira a forte massa de ar quente, que causou o recorde de temperatura no último sábado com o registro de 40,4 graus na Praça Mauá, continua sobre o Estado. Segundo o Climatempo o sol continua forte, mas a umidade aumenta aos poucos provocando o crescimento de nuvens ao longo do dia. A previsão é que a semana comece com a temperatura entre 20 e 38 graus. O calor será intenso em todo o Estado do Rio até a próxima sexta-feira. No domingo, a temperatura máxima registrada foi de 37.9 graus na Praça Mauá e a mínima de 19,5 graus em Jacarepaguá.
Fonte: Agência JB
Nenhum comentário:
Postar um comentário