sexta-feira, 27 de abril de 2007

Desconfia do posto? Saiba se a gasolina é adulterada antes de abastecer


Desconfia do combustível no posto onde você abastece? Não precisa esperar o carro começar a falhar e apresentar outros problemas para saber se a gasolina era ou não adulterada com mistura a mais de álcool. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP), o consumidor tem direito de pedir, na hora em que for abastecer seu veículo, o "teste da proveta".

Atualmente, a proporção do derivado de cana-de-açúcar ao de petróleo é autorizada em 23% do total. Segundo especialistas, total acima de 25% prejudica o motor dos carros comuns, que não possuem a tecnologia bicombustível.

Como identificar?
Por outro lado, de nada adianta pedir o teste se você não sabe identificar o resultado. Portanto, fique atento ao que o frentista do posto vai fazer para que, na hora, você saiba se a conta deu mesmo o que deveria dar. Vale lembrar que o teste é feito com a mistura da gasolina a uma solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl):

Em uma proveta de vidro de cem mililitros, com divisões demarcadas a cada mililitro, serão colocados 50 ml da amostra de gasolina e os outros 50 ml da solução;
Deve-se chacoalhar - não muito rápido - o frasco cerca de dez vezes;
Depois disso, esperam-se 15 minutos para que as duas soluções fiquem separadas em duas camadas;
No máximo 23%
Segundo a ANP, a gasolina, de tom amarelado, ficará na parte de cima do frasco. A água e o álcool (que vai misturado à gasolina), de tom transparente, ficarão na parte inferior. Dessa forma, veja qual foi o volume desse líquido transparente: o resultado deve ser subtraído por 50 mililitros (a quantidade da solução aquosa inicial). Esse resultado deve ser multiplicado por dois e, o novo resultado, deve ser adicionado a um.

Supondo que a altura da camada inferior (álcool e solução) seja 61 ml. Subtraindo-se 50 ml de água destilada, chega-se ao volume de 11 ml de álcool anidro. Multiplicando-se este último valor por dois e somando mais um, obtém-se 23 ml ou 23% de álcool - o máximo permitido pelo governo. Veja:
61 ml - 50 ml = 11 ml
11 ml x 2 = 22 ml
22 ml + 1 = 23 ml
23 ml = 23%
Contudo, a assessoria de imprensa da ANP informou que há uma tolerância para essa proporção, de um ponto percentual para cima ou para baixo. Em outras palavras, o resultado dessa soma pode dar entre 22% e 24%.

Denúncia
Caso o posto venda gasolina adulterada, a pessoa deve fazer uma denúncia à ANP. Esse contato pode ser feito por meio do site www.anp.gov.br

Yahoo Notícias

Nenhum comentário: