segunda-feira, 9 de abril de 2007

Estado retoma obras de duplicação da RJ-140 nesta segunda-feira

Um dos mais importantes projetos do governo do Estado para o desenvolvimento turístico fluminense ficará pronto até julho. As obras de duplicação do último trecho da RJ-140 e a construção dos acessos à nova Ponte do Ambrósio, sobre o Canal do Itajuru, na Região dos Lagos, recomeçam nesta segunda-feira. Elas estavam paralisadas desde novembro do ano passado.

A retomada das obras, que incluem a construção de um trevo para acabar com o cruzamento nos acessos a Búzios e Rio das Ostras, ao lado da Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, custarão ao Estado R$ 38 milhões, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

"Como são prioritárias para os municípios da principal região turística do Estado e estão quase prontas, o governador determinou a imediata conclusão dessas obras", enfatizou o governador em exercício e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão.

A duplicação da RJ-140, via estadual que liga São Pedro da Aldeia a Cabo Frio, com uma extensão de 14 quilômetros, além de ser acesso a Arraial do Cabo, acabou com os extensos congestionamentos entre as cidades, comuns em épocas de feriados prolongados. Na época da paralisação das obras, faltava duplicar somente um pequeno trecho.

Quanto à nova ponte sobre o Canal do Itajuru, o presidente do DER, Henrique Ribeiro, disse que não apenas dará fluidez ao trânsito de veículos como permitirá ampliar de 30 para 300 o vão do canal e a sua profundidade de um para três metros. O trabalho de dragagem será feito pela Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla).

"A ampliação do trecho que liga o Canal do Itajuru à Lagoa de Araruama renovará a água da lagoa em cerca de 80% e o aumento na profundidade do trecho facilitará a navegação de embarcações maiores", ressaltou o presidente do DER.

Também faz parte dos planos do governo estadual a duplicação da RJ-102 (Estrada do Guriri), que recentemente foi pavimentada e é a opção mais rápida entre Cabo Frio e Búzios.


O Fluminense

Nenhum comentário: