quinta-feira, 26 de abril de 2007

Secretaria de Educação vai convocar concursados de 2004


Rio - A Secretaria Estadual de Educação convocará 2.600 professores de 5ª a 8ª séries e de Ensino Médio aprovados no concurso de 2004. A medida foi a saída encontrada pelo secretário Nelson Maculan para tentar resolver o déficit de 4 mil profissionais na sua rede de ensino.

“Vou me reunir com o governador Sérgio Cabral terça-feira para definir as convocações”, disse. O anúncio acalmou cerca de 300 manifestantes que protestaram ontem, em frente ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, para reivindicar 26% de reajuste e a incorporação da gratificação do Nova Escola.

Houve tumulto quando PMs tentaram impedir que o carro de som se aproximasse da sede do governo. Eles jogaram gás de pimenta sobre os mestres, que fizeram fogueira próxima ao Palácio.

Após muita confusão, comissão formada por diretores do Sepe, pais e responsáveis de alunos foi recebida no palácio por Maculan. No encontro, ficou definida audiência na semana que vem com as secretarias ligadas à área financeira para discutir o reajuste. Professores fizeram ontem paralisação de 24 horas, que se repetirá nos dias 23 e 24 de maio para exigir o cumprimento de promessas de campanha.

Secretário não define prazos

O governo dispensará a apresentação do exame médico no processo de admissão para agilizar a efetivação dos concursados de 2004. A exigência será suspensa conforme parecer da Procuradoria-Geral do estado, que já havia autorizado a admissão de 2 mil professores sem o exame. Serão chamados mestres para assumir turmas de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Para Física, Filosofia e Ensino Técnico, não há mais concursados de 2004. Nesse caso, a secretaria vai recorrer ao banco de contratos.

“Não vamos falar em prazo. Estamos tentando resolver o problema, colocando novos professores nas salas de aula”, minimizou Maculan. Segundo ele, as 1.400 contratações temporárias continuarão sendo feitas pela ordem de classificação do concurso de 2001, que já expirou, e do banco de contratos. Dos 388 que se apresentaram às coordenadorias, só 133 estão em sala.

De acordo com Maculan, a convocação dos 2.600 concursados será possível graças a R$ 70 milhões do Fundo da Educação Básica (Fundeb). O vice-governador, Luiz Fernando Pezão, não garantiu novo reajuste no índice pedido pela categoria.

O Dia Online

Nenhum comentário: