segunda-feira, 14 de maio de 2007

Governo lança programa de incentivo à venda de laptops


Computador portátil terá financiamento com juros menores.
O sistema operacional precisa ser o Linux, principal concorrente do Windows.


Depois do computador popular, é a vez do notebook popular. O governo federal vai anunciar nesta segunda-feira (14) um programa de incentivo à venda de laptops. Com isso, o computador portátil passa a ter acesso a financiamento com juro abaixo do vigente no varejo.



As linhas de crédito são oferecidas pela Caixa Econômica Federal, pelo Banco do Brasil e por varejistas credenciados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

No computador de mesa, a linha de crédito ainda não emplacou. O governo diz que, até o momento, foram vendidos 530 mil PCs nas especificações do projeto Computador para Todos. Só que apenas 11.509 foram adquiridos com financiamento dos bancos públicos. Uma possível explicação está nas dificuldades para obter o financiamento.

Para ter direito à linha de crédito, o notebook deve ter tela de 14 polegadas, processador de 1,4 GHz, placa de acesso à rede sem fio (Wi-Fi), gravador de CD, 512 megabytes de memória, disco rígido com capacidade de 40 gigabytes e peso de no máximo 3 quilos - configurações similares às dos laptops básicos disponíveis no mercado.

Linux

O sistema operacional precisa ser o Linux, principal concorrente do Windows, da Microsoft. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), 18% dos 8,2 milhões de computadores vendidos no país ano passado saíram de fábrica com o Linux.

A idéia é combater o chamado mercado cinza, computadores geralmente montados de forma irregular e trazidos via contrabando. Para o PC de mesa, a iniciativa já surtiu efeito.

Agência do Estado

Nenhum comentário: