quinta-feira, 17 de maio de 2007

Guarda acusa chefe de assédio

Ministério Público Estadual investiga denúncia de que agente era constrangida no trabalho


Rio - Uma denúncia de assédio sexual movimenta a Guarda Municipal de Niterói. O Ministério Público da cidade investiga uma acusação feita pela guarda E., que está lotada há quase três anos na instituição. Segundo a denunciante, de 25 anos, ela teria sido assediada pelo próprio chefe, um oficial da Polícia Militar e secretário de governo municipal.

A denúncia faz parte de um processo (número 165/05) movido por outros guardas municipais, que acusam o secretário de aplicar punições indevidas. A 1ª Promotoria de Tutela Coletiva de Niterói investiga eventual improbidade administrativa do secretário.
Dia 24, haverá uma reunião para ouvir todos os envolvidos.

PUNIÇÃO

De acordo com E., o assédio teria começado há um ano. “Primeiro foram convites para sair, que sempre recusei. Mas a coisa piorou. Chegou ao ponto dele trancar a porta da sala quando eu entrava e até me perseguir no alojamento feminino”, reclamou.

E. afirma ainda que, depois que apresentou a denúncia ao MP em fevereiro, teria sofrido punições na corporação. “O assédio parou, mas fui perseguida. Ele dizia que estava me vigiando no pátio da Guarda. Se me atrasava alguns minutos, sofria suspensão de vários dias convertida em multas, ou seja, tinha que trabalhar, mas não recebia por isso.”

Essas punições também foram aplicadas a outros guardas, que denunciaram o caso ao Ministérios Público. O presidente da Associação dos Guardas Municipais de Niterói, Rolnei Pereira, disse que foi chamado para a reunião no MP sobre as punições. Ele não comentou o assédio.

A assessoria da prefeitura informou que a ouvidoria recebeu e-mail não assinado com a denúncia de assédio e que o secretário foi convidado pelo MP para falar sobre o caso no mês passado. Na ocasião, ele se apresentou espontaneamente. Ainda segundo a assessoria, o secretário não vai se pronunciar sobre o assunto.

Atacada ao sair do trabalho

E. está afastada do trabalho por licença médica desde sexta-feira, quando foi violentada em Niterói. Ela foi atacada por três homens que a vendaram e a colocaram dentro de um carro. O crime aconteceu por volta das 21h30, horário em que a vítima saía do trabalho, em Icaraí. Segundo relato da jovem, ela foi espancada e estuprada por mais de seis horas, mas não conseguiu ver o rosto dos agressores.

A vítima, cheia de hematomas, foi abandonada pelos agressores numa rua do Centro de Niterói e registrou a violência na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade. Ela fez exame de corpo de delito e está tomando medicações.

À delegada Alba Maria Alves Ferreira, da Deam, no depoimento sobre o estupro, a guarda contou que vinha sendo assediada pelo chefe no trabalho. O promotor Cláudio Henrique Viana, que apura a possível improbidade administrativa da chefia da Guarda Municipal de Niterói, disse que a denúncia de assédio sexual é criminal e deveria ser investigada pela polícia isoladamente. “A apuração sobre possível improbidade administrativa é demorada, já que os guardas têm várias reclamações”, afirmou.

POLÍCIA EM BUSCA DOS 3 AGRESSORES

A polícia procura os acusados de atacar E. e chegou até a solicitar imagens das câmeras do trânsito da cidade, que não registraram a abordagem. A vítima diz que não conseguiu ver o carro, mas que foi levada para uma casa abandonada. “Ela não sabe dizer o local para onde foi levada nem a descrição dos criminosos. Estamos investigando”, disse a delegada Alba Maria Alves Ferreira. A polícia pede que denúncias sobre o crime sejam feitas pelo telefone 3399-3702.

Em depoimento na Deam, a guarda não apontou autoria da violência e afirmou também que não conhecia os agressores. Ainda de acordo com a delegada Alba Maria, E. fez um outro registro na Deam, em fevereiro, por possível ameaça que teria sofrido no trabalho.

Na época, a vítima contou que outro colega da Guarda Municipal teria dito para ela “tomar cuidado porque tinha dois filhos”, em relação ao atraso dela no trabalho.

O Dia Online

Nenhum comentário: