quarta-feira, 23 de maio de 2007

Novo Atlas Geográfico Escolar do IBGE coloca Brasil no centro do mundo



O Dia Online - 21/05/07
Rio - O IBGE lança nesta segunda-feira a quarta edição do seu Atlas Geográfico Escolar. O livro traz como principal inovação o modo de apresentar os mapas temáticos do mundo, colocando o Brasil no centro do planisfério. Novos temas foram incluídos, como “Nosso Lugar no Universo”, que consiste em um breve relato sobre o Universo, o Sistema Solar, e a Terra, além de um histórico das viagens do homem ao espaço.

A publicação é rica em fotos e ilustrações, que acompanham diversos mapas temáticos do Brasil e do mundo, facilitando o entendimento dos temas abordados. Imagens de satélite mostram as principais regiões do planeta, ilustrações de formações geológicas, relevo e tipos de vegetação, buscam mostrar a diferença entre as características de cada estrutura. O mapa de vegetação do mundo, por exemplo, foi enriquecido com uma descrição resumida de cada classe.
Nesta edição, os mapas temáticos do Brasil e do mundo tiveram dados e temas atualizados. Podem ser consultados assuntos como PIB, acesso à Internet e uso de celulares . Além disso, há informações de ordem ambiental, como níveis de emissão de dióxido de carbono e uso dos recursos naturais. O Atlas traz também informações sintetizadas de diversas pesquisas e estudos do IBGE, facilitando a consulta dos estudantes e do público em geral. Há informações sobre o uso de agrotóxicos e fertilizantes, incluindo um mapa de assentamentos rurais, de distribuição de coleta de lixo e limpeza urbana, entre outros. O Atlas Geográfico Escolar estará disponível por R$ 40 em todas as livrarias do IBGE e outras do país a partir do dia 21 de maio, e na loja virtual, em www.ibge.gov.br/lojavirtual/livrarias.php.

Nenhum comentário: