quarta-feira, 16 de maio de 2007

Prefeitura apresenta planejamento de trânsito para o Pan

O Dia Online/ 16.05.07
A Prefeitura do Rio apresentou, em entrevista coletiva no Planetário da Cidade, na Gávea, os planejamentos de trânsito e de transportes para o público e os atletas que vão participar dos Jogos Pan-Americanos.

As ações programadas para o período de competições (entre 13 e 29 de julho) foram demonstradas pelo secretário Municipal de Transportes, Arolde de Oliveira, e pelo representante da Prefeitura no Comitê Organizador dos Jogos (CO-Rio), Claudio Versiani, com a presença de diretores das empresas concessionárias de transportes que atuam na Cidade.

Entre as ações já definidas está a utilização de faixas exclusivas para a passagem da "Família Pan" – composta pelos atletas, dirigentes e todas as equipes técnicas envolvidas nos Jogos –, que começam a operar no dia 8 de julho, uma semana antes da abertura oficial do Pan Rio 2007. As faixas serão reservadas nas principais vias expressas cariocas, e nas ruas e avenidas que dão acesso aos locais de competição.
De acordo com o secretário de Transportes, o esquema de faixas exclusivas foi planejado pelos técnicos da Prefeitura de maneira a causar o menor impacto possível no trânsito da Cidade, em especial no Centro e nas zona Sul e Oeste, onde se concentram os locais das provas. Entre as vias contempladas estão as linhas Amarela e Vermelha, o Elevado da Perimetral, as avenidas das Américas, Ayrton Senna, e Abelardo Bueno, e ainda a Estrada do Galeão, na Ilha do Governador, que dá acesso ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Outra medida a ser tomada pela Prefeitura é a implantação de linhas de ônibus especiais para levar o público aos locais de competição, e a sinalização das linhas regulares que passam nas vias próximas aos equipamentos esportivos e pontos da Cidade onde haverá provas. Essas linhas serão amplamente divulgadas durante o período dos Jogos.

Vale lembrar ainda que o acesso aos locais de competição terá restrições aos automóveis, e o próprio Comitê Organizador recomenda ao público que evite usar o carro para chegar aos locais, dando preferência aos transportes públicos de massa. Se possível, os motoristas também devem evitar as ruas e vias próximas a esses locais, para não prejudicar o trânsito.
Essa tendência vai ser estimulada já a partir da cerimônia de abertura, pois será proibido estacionar nas ruas e áreas livres no entorno do Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã). Apenas os ônibus e demais veículos especiais destinados ao evento, devidamente identificados, poderão estacionar na área. Os táxis, no entanto, terão livre acesso, e haverá pontos especiais junto aos equipamentos e locais onde ocorrerão as disputas.

Para completar, bicicletários serão instalados em pontos estratégicos das áreas de competição, sobretudo na Zona Sul, de modo a aproveitar a malha cicloviária já existente no Rio.


Nenhum comentário: