segunda-feira, 11 de junho de 2007

Pólio: sábado é dia de vacinar as crianças

Rio - As crianças com menos de 5 anos têm um compromisso inadiável no sábado, dia da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2007. De acordo com o Ministério da Saúde, a meta deste ano é imunizar cerca de 16,3 milhões de crianças menores de 5 anos, o que corresponde a 95% da população do País nesta faixa etária. A segunda etapa será em 25 de agosto.

Todas as crianças com menos de 5 anos devem ser vacinadas, mesmo as que foram vacinadas nos anos anteriores”, explica Cristina Lemos, gerente de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina contra a poliomielite é considerada a única maneira de erradicar a doença no mundo. Apesar dos altos índices de vacinação alcançados no Brasil, nem todos os municípios conseguem 95% de cobertura vacinal. Por isso, é importante a mobilização da população em todo o País.

“É fundamental não perder a oportunidade de se vacinar. Os pais que perderam a caderneta de vacinação devem levar os filhos aos postos mesmo sem ela”, explica Cristina, acrescentando que a vacinação na segunda etapa complementa a primeira. No Município do Rio, a meta é vacinar 450 mil crianças.
(O Dia on line)

Nenhum comentário: