terça-feira, 19 de junho de 2007
Torcida carioca otimista para os Jogos
Rio - Na contagem regressiva para o início dos Jogos Pan-Americanos, que começam dia 13 de julho, os torcedores cariocas já não têm mais dúvidas: a competição será boa para o Rio.
Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo (Ipet), da Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade mostra que 70% dos entrevistados acreditam que a cidade está pronta para sediar grandes eventos esportivos. No pódio dos principais benefícios trazidos pelos Jogos, na opinião das pessoas ouvidas no estudo, a medalha de ouro vai para o aumento da segurança na capital, citado por 45% delas.
Entre os impactos negativos do Pan, destaque para um velho conhecido dos cariocas: o trânsito. Campeão de reclamações (55%), ele aparece como forte favorito ao título de vilão dos Jogos. Completam o ranking das maiores preocupações as deficiências no transporte urbano (25%), o aumento do número de camelôs nas ruas (13%) e a prostituição (7%).
“A pesquisa mostra que a população do Rio vê no Pan a solução para muitos problemas que enfrenta no seu dia-a-dia e nunca são resolvidos. Problemas que, a exemplo da segurança, interferirão de maneira direta na beleza dos Jogos, caso não sejam resolvidos”, destacou o professor Bayard Boiteux, coordenador da pesquisa.
Segundo Bayard, a confiança dos cariocas no sucesso dos Jogos constatada no estudo é fundamental para que o Brasil conquiste o direito de sediar outros grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de futebol e as Olimpíadas.
“Esse apoio é muito importante, porque para uma cidade ser escolhida para sediar essas competições leva-se em conta o engajamento da população nos preparativos que as antecedem. E, se tudo der certo, mostraremos ao mundo que estamos preparados para esses desafios”, completou o professor.
Ansiosas pelo início dos Jogos, as amigas Hélvia Carvalho, 23 anos, Mariana Bacelar, 26, e Andreya Prestes, 29, já estão prontas para entrar em campo na torcida pelos atletas brasileiros que vão disputar o Pan. “Estamos superanimadas para participar desta festa que, com certeza, será perfeita”, destacou Hélvia.
A pesquisa foi realizada entre 5 de maio e 6 de junho, e contou com a participação de 1.000 moradores do Rio, 60% homens e 40% mulheres, com mais de 18 anos.
(O Dia on line)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário