sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Chip: medição sob suspeita

Problemas nos medidores digitais de energia da Ampla levam Inmetro a questionar cálculos da empresa. Segundo o instituto, consumidores podem ter pago contas até 10 vezes mais caras

Falhas constatadas em medidores digitais (chips) de energia da Ampla levaram o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) a questionar todo o faturamento da concessionária desde 2005, quando o sistema passou a ser instalado. Moradores que tinham suas residências equipadas com três modelos defeituosos do aparelho podem ter recebido contas de cinco a 10 vezes maiores que seu consumo real, segundo o diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Luiz Carlos Gomes da Silva.

Além disso, em memorando interno, o chefe-substituto da Diretoria de Metrologia do Inmetro, Alex de Almeida Carvalho, recomendou em maio à direção do órgão a suspensão de qualquer autorização para instalar os medidores da Ampla. Apesar de alertada pelo Inmetro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prorrogou o prazo para a empresa ampliar o uso do sistema digital em caráter experimental.

A pedido do Ministério Público Federal, novas perícias feitas pelo instituto em oito aparelhos coletados em residências da Região Metropolitana do Rio, em 26 e 27 de junho, detectaram falhas em mais dois modelos de software (programa de computador) dos medidores, além de outro em que já havia sido comprovado o mesmo problema.

280 MIL COM O CHIP

Na Justiça, já são 956 ações movidas contra a Ampla por moradores dos municípios em que o medidor digital foi instalado. Em Duque de Caxias, Magé, São Gonçalo, Itaboraí, Niterói e Macaé, são ao todo 280 mil clientes da empresa, que já instalou o chip nesses municípios. Até dezembro deste ano, a expectativa da concessionária é chegar aos 300 mil clientes usando o sistema, que, segundo a Ampla, coíbe o furto de energia. Ao todo, a concessionária atende 2,3 milhões de clientes em 66 municípios do estado.

Os documentos citados nesta reportagem já estão com a CPI da Ampla, na Assembléia Legislativa do Rio (Alerj). Os deputados ouvem, na próxima semana, depoimentos de técnicos do Inmetro que participaram das aferições.

Fonte: O Dia Online

Nenhum comentário: