quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Esquema de trânsito do Parapan começa sábado

RIO - O esquema de trânsito especial do Parapan começará a funcionar a partir de sábado. Ônibus adaptados para deficientes sairão do Terminal Alvorada especialmente para os locais das competições. Em todas as instalações, haverá estacionamento para carros de portadores de deficiência.

Apenas algumas ruas próximas aos estádios serão interditadas para estacionamento no Parapan. As faixas laranjas exclusivas do Pan serão preferenciais para as delegações. Os motoristas poderão trafegar pelas faixas, mas haverá multas para quem não der preferência aos atletas.

Para o funcionamento do esquema, foi preciso realizar um remanejamento dos ônibus da cidade, e alguns trajetos vão ficar sem veículos para deficientes durante o Parapan.

- Nós sabemos que têm linhas que não se utilizam tanto desses ônibus adaptados. Então, esses ônibus foram remanejados para dar um reforço para o transporte do público no Parapan - explica Arolde de Oliveira, Secretário municipal de Transportes.

Do Terminal Alvorada, sairão 76 veículos para o Riocentro e para o Complexo Esportivo do Autódromo, e também para o Engenhão, além de 24 veículos da linha Alvorada - Del Castilho. Para os atletas e as delegações, serão usados 43 ônibus adaptados para cadeiras de rodas e outros 45 ônibus e 65 vans.

O Terminal Alvorada foi adaptado para portadores de deficiência na reforma feita em junho. Orelhões mais baixos foram instalados para uso de cadeirantes e sete rampas foram construídas. As calçadas ganharam corrimão e um banheiro exclusivo para quem usa cadeira de rodas foi construído. Porém, ainda faltam placas em braile para pessoas cegas.

O diretor da RioÔnibus, Paulo Valente, afirmou que as obras são um benefício para a cidade:

- As obras que estão sendo feitas nos terminais que a RioÔnibus está assumindo são para a cidade, não apenas para o atendimento ao Pan ou ao Parapan.

As interdições no transito serão menores que as feitas no Pan-Americano. Apenas alguns trechos de ruas no caminho do Engenhão, no Complexo Esportivo de Deodoro e também no Complexo Esportivo do Autódromo serão fechados. Além disso, desta vez, será permitido estacionar no entorno das instalações esportivas.

- Nós estamos tomando no Parapan o mesmo número de medidas e preocupações e de ocupações que tivemos nos Jogos Pan-Americanos. Mas a cidade continua com a sua vida normal - afirma o secretário municipal de Transportes, Arolde de Oliveira. (RJTV de 08/08/07)

Nenhum comentário: