terça-feira, 7 de agosto de 2007

Polêmica de 76 toneladas

Rio - A carne que virou churrasco em Ricardo de Albuquerque não deveria ter sido enterrada, como a Receita Federal ordenou. Segundo o Ministério da Agricultura, enterrar alimentos de origem animal para destruir o material apreendido não é um procedimento adotado no País. Ontem, a quantidade de carne jogada fora foi oficialmente informada: 76,17 toneladas, quase o suficiente para abastecer um churrasco para a cidade inteira de Volta Redonda, calculando 300 gramas para cada um dos 258 mil habitantes.
A ausência de um exame laboratorial sobre o estado da “carne do Exército”, como os moradores de Ricardo Albuquerque apelidaram as 76 toneladas do alimento, não preocupou muito as pessoas que desenterraram e comeram o produto. Embora o alimento estivesse congelado e embalado quando foi retirado da terra, a carne foi apontada como “imprópria” pela Receita Federal, porque a documentação estava irregular e a carne veio de outro país, sem inspeção válida.

Uma vizinha apareceu ontem na rua Boaçu, que dá acesso ao local em que a carne estava, para perguntar sobre a saúde dos moradores: “Alguém morreu?”. Ouviu que as pessoas que comeram não passaram mal e soltou: “Então agora vou cozinhar meu pedaço”.

Segundo a nutricionista Marinéia Branco, se o alimento estivesse contaminado com alguma bactéria, os moradores de Ricardo de Albuquerque já teriam apresentado sintomas. Em relação a problemas como a doença conhecida como “mal da vaca louca”, porém, são necessários meses para o diagnóstico.

Ontem, soldados do Exército foram escalados para tapar os burados feitos pelos moradores e enterrar novamente as caixas que ficaram remexidas. Enterrado na noite de quinta-feira, o produto já está descongelado e atraía a presença de urubus.

Os moradores contam que, apesar de o Exército ter avisado sobre a impropriedade do consumo, muitos militares “encheram o jipe” de carne. Até uma Kombi lotada de caixas foi vista nas proximidades da vala em que o alimento foi enterrado. (O Dia online)

Nenhum comentário: