quarta-feira, 12 de setembro de 2007

‘Cidade limpa’ no Rio

Cesar Maia se empolga com experiência em São Paulo e quer acabar com a poluição visual de outdoors, faixas e cartazes

Rio - A Lei da Cidade Limpa, que em São Paulo rendeu críticas e louros para o prefeito Gilberto Kassab, está prestes a chegar ao Rio. O prefeito Cesar Maia está entusiasmado com a idéia e debateu o assunto ontem em São Paulo em almoço com Kassab. Hoje, o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Paulo Cerri, apresenta projeto que prevê limites e multas para quem inundar a cidade com publicidade.

A medida também impõe a remoção da maioria das placas já instaladas. “Será proibida a instalação de anúncios em vias, parques, praças, zonas de uso residencial, postes e passarelas”, adianta Cerri. Com a retirada de propagandas de áreas residenciais, Copacabana seria o primeiro bairro a sofrer mudança drástica no visual.

O vereador explica que o projeto deve passar por discussão para que o município forme um conceito para separar os “anúncios indicativos dos publicitários”. A idéia, por enquanto, é extinguir os reclames. “Temos que reduzir a interferência na paisagem urbana causada por outdoors, backlights e faixas. Também é preciso definir os locais onde podem ou não ser veiculados”, afirma o vereador, que já espera “muita reclamação”.

REAÇÕES FURIOSAS

Em São Paulo, quando o prefeito Kassab iniciou as medidas de limpeza, enfrentou reações furiosas, que vinham de trabalhadores da indústria da propaganda a cartazistas autônomos. Ele chegou a protagonizar bate-boca com homem que protestava contra a Lei da Cidade Limpa, chamando o manifestante de “vagabundo”.

Agora, o programa, adotado há um ano, é o carro-chefe da administração paulistana. Com a redução da publicidade, as fachadas de prédios históricos foram revitalizadas, melhorando a imagem dos bairros. Nos edifícios comerciais, a lei também fez diferença.

Sem o emaranhado de informações vindos dos enormes painéis e profusão de cores e letras das faixas, os moradores têm sensação de maior espaço entre as vias. “Estava em um táxi em São Paulo, olhando pelo vidro, e falei para o motorista que a cidade parecia diferente. Então ele me disse que era a Lei da Cidade Limpa”, contou Cerri.

Em São Paulo, a publicidade em táxis e ônibus também é proibida. A maioria dos anúncios depende de autorização municipal. O desrespeito à regra é punido com multa de R$ 10 mil.


O Dia Online

Nenhum comentário: