quarta-feira, 19 de setembro de 2007

DIA MUNDIAL SEM CARRO


A Prefeitura do Rio e a Associação Transporte Ativo, comemoram no dia 22 de setembro, pela primeira vez, o Dia Mundial sem Carro. O objetivo é incentivar o uso dos transportes públicos integrados às bicicletas e valorizar a qualidade de vida através de formas sustentáveis de locomoção.
Além da cidade do Rio de Janeiro, outras três mil cidades do mundo estarão celebrando o Dia Mundial sem Carro. No Rio, um passeio ciclístico terá início às 10h na Av. Delfim Moreira, no Leblon, em frente à Rua Jerônimo Monteiro. Os participantes seguirão pela ciclovia, através de Ipanema, em direção à Copacabana, onde encontrarão interditada ao tráfego de automóveis a pista da avenida Atlântica junto à orla, usufruindo de mais espaço para pedalar até o término do passeio, em frente à rua Prado Junior.
Na pista aberta ao uso exclusivo de pedestres e ciclistas, das 7h às 18h, entre as ruas Santa Clara e Figueiredo de Magalhães, serão realizadas atividades lúdico-educativas, tendo como temas: trânsito, mobilidade por bicicleta, meio ambiente, saúde e cidadania.
Nesse dia, por iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, será permitido o embarque de ciclistas com bicicletas, sem acréscimo nas passagens, em todas as estações do metrô e nas estações de trem de Saracuruna, Belford Roxo, Austin, Campo Grande e Central.
Os ciclistas poderão desembarcar na estação do Metrô Cantagalo e pedalar em direção à avenida Atlântica, utilizando o acesso à praia pela rua Xavier da Silveira, que estará interditada aos veículos motorizados também das 7h às 18h.
No dia 22 de setembro, saia a pé ou de bicicleta. Utilize o transporte público. Usufrua da sua cidade sem seu carro.

Nenhum comentário: