sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Corredor de ônibus para aliviar Rebouças

Prefeitura aposta na nova ligação entre Barra e Penha, mas especialista diz que isso é pouco

Rio - A prefeitura aposta no Corredor T5 — que fará a ligação da Barra à Penha com ônibus expressos — para reduzir o fluxo de veículos no Túnel Rebouças, por onde passam 190 mil veículos por dia. Especialistas de trânsito, porém, não crêem que só o T5 poderá aliviar o Rebouças. Ontem, em seu ex-blog, o prefeito Cesar Maia defendeu o T5 como caminho para o Rio deixar de ser refém do túnel. “É fundamental acelerar a construção do corredor, de forma a garantir a redução do fluxo da Barra ao Centro”, escreveu.

Na próxima semana, Cesar deve mandar à Câmara de Vereadores projeto de lei que regulamenta a ocupação ao longo da nova via, que custará R$ 630 milhões. O edital de licitação está pronto e aguarda só a conclusão de estudo sobre as desapropriações, que deverá custar R$ 140 milhões. “Vamos licitar ainda este ano”, prevê o secretário de Transportes, Arolde de Oliveira.

Para Arolde, a nova via pode ser alternativa para moradores da Baixada e subúrbio do Rio que costumam ir à Barra passando pelo Centro. O T5 fará integração com três ramais de trem (Deodoro, Belford Roxo e Saracuruna) e com a Linha 2 do metrô, em Vicente de Carvalho.

“Não se pode fazer ações isoladas, mas buscar soluções definitivas que dependem de planejamento de trânsito para a cidade e o Grande Rio”, argumenta Ronaldo Balassiano, engenheiro de trânsito. Ele lembra que é fundamental melhorar o transporte público. “Só assim as pessoas deixarão o carro em casa”, defende.

O Rebouças foi inaugurado há 40 anos com duas pitas para 70 mil veículos por dia. Na década de 80, perdeu o acostamento e ganhou mais uma pista nos dois sentidos, o que aumentou a capacidade para 110 mil carros. Hoje, está sobrecarregado: 190 mil veículos diários. No horário de rush, a via expressa recebe 76 mil carros.

O T5 será exclusivo para ônibus. O projeto prevê veículos articulados com capacidade para levar 380 mil passageiros por dia. O Terminal Alvorada, na Barra, deve ganhar bilheterias e roletas. Será construído terminal, no Largo da Penha. O projeto começou a ser elaborado em 2003. Em abril, Arolde chegou a prometer abrir a licitação em um mês.

Outro projeto analisado para melhorar o trânsito é o Metrô sobre Pneus, que criaria oito linhas de ônibus em faixas exclusivas. Uma delas ligaria a Zona Sul à Barra, via orla. Nenhuma empresa apresentou proposta em licitação, no início do ano.

(O Dia)

Nenhum comentário: