quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Metrô em linha direta para unir Central à Linha 2

Rio - Transtornos dos passageiros na transferência de linha no metrô já têm data para acabar. Em março de 2010 deverão estar concluídas as obras do trecho que ligará a estação Central à Linha 2, a partir da estação de São Cristóvão. A parada no Estácio será desafogada. Com a mudança, os passageiros poderão ir da Pavuna a Botafogo sem mudar de composição.

A medida faz parte do acordo entre o governo do estado e a Opportrans para prorrogar a concessão da exploração do transporte metroviário até 2038. O governador Sérgio Cabral anunciou ontem que os entendimentos com a concessionária estão concluídos e só dependem do parecer da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes (Agetransp) para sair do papel.

O novo contrato com a Opportrans prevê ainda a construção de nova estação na Cidade Nova, perto da sede da Prefeitura. Outro terminal poderá ser feito na Rua Uruguai, na Tijuca, no fim da Linha 1.

Com a nova ligação, o governo do estado abandonou o projeto de estender a Linha 2 até a Carioca e a construção de uma nova estação na Praça da Cruz Vermelha, no Centro.

NITERÓI-SÃO GONÇALO

Outra novidade no transporte metroviário virá do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade Urbana, que deverá ser anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o fim do mês que vem.

Como antecipou o ‘Informe do DIA’, a Linha 3, entre Niterói e São Gonçalo, deverá ser contemplada com R$ 550 milhões. Segundo o governo, a verba será suficiente para construir 12 dos 17 km da nova linha, que ligará as barcas de Niterói a Zé Garoto, em São Gonçalo.
(O Dia online)

Nenhum comentário: