quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Rebouças reabre

Rio - Após nove dias de interdição que deram um nó no trânsito do Rio, tumultuando a vida dos cariocas, o Túnel Rebouças foi reaberto às 5h desta quarta-feira nos dois sentidos.

À noite, operários implantavam muro de contenção de madeira resistente e uma cúpula metálica na saída da galeria sentido Zona Sul para garantir a segurança dos motoristas.
O acesso ao Cosme Velho pelo Túnel Rebouças, que está sendo usado como área de serviços para máquinas e operários, continuará interditado pelo menos até a semana que vem. O secretário municipal de Transportes, Arolde de Oliveira, vai avaliar o fechamento do acesso ao Rebouças. A liberação vai depender da transferência dos funcionários e equipamentos para um acesso na Favela do Cerro-Corá, no alto da encosta. O prefeito Cesar Maia pediu ontem que a população ande de metrô.

Obras vão durar até seis meses.

No último dia da interdição do túnel, operários construíram estrutura metálica de proteção de 17 m de altura sobre a saída da galeria para a Lagoa. Segundo o engenheiro Luiz Antonio Silva Costa, da Geo-Rio, as chuvas previstas para os próximos dias não deverão causar acidentes, e a construção da cortina de concreto pode durar seis meses. As placas de cimento terão árvores para não criar choque visual. O secretário municipal de Transportes, Arolde de Oliveira, respondeu às queixas de moradores da Zona Norte, que usam o Rebouças de manhã para chegar à Zona Sul, contra a escolha da prefeitura pelo sentido Rio Comprido: “Se fosse o contrário, a Zona Norte iria reclamar também. O critério da escolha foi que o fluxo no túnel de manhã é, em média, 15% maior no sentido Rio Comprido”, afirmou. Com o túnel aberto, circulam até 10 mil veículos, nas duas direções, na hora do rush.
(O Dia online)

Nenhum comentário: