terça-feira, 23 de outubro de 2007

TCE adia a licitação de vans

Sem saber da decisão, 500 topiqueiros fazem ato contra o edital

Rio - Depois de aprovar, semana passada, por 3 votos a 2, o edital de licitação para o transporte complementar de passageiros nos trajetos intermunicipais, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) adiou a abertura dos envelopes, marcada para hoje. “Quero analisar o texto para garantir a universalização do processo e evitar jogo político”, limitou-se a explicar o conselheiro Marco Antônio Barbosa de Alencar, autor do pedido de vista.

O TCE se reúne hoje para apreciar o pedido de Marco Antônio. Se o plenário rejeitá-lo, o cronograma da licitação será retomado amanhã; caso os conselheiros o aprovem, o texto poderá ser alterado, e o processo, adiado sem data para recomeçar.

Desconhecendo a determinação do TCE, cerca de 500 topiqueiros protestaram ontem contra o edital. Nas regiões Norte e Noroeste, Centro-Sul, Médio Paraíba e Serrana — as primeiras a serem licitadas — a oferta é de 66 licenças em 30 linhas. Em duas horas, os manifestantes seguiram a pé da Avenida Presidente Vargas, no Centro, até o Palácio Guanabara, em Laranjeiras. Não houve tumulto nem grandes engarrafamentos no trajeto.

“O planejamento sobre o número de linhas foi elaborado com base em dados de 1998. A demanda de passageiros hoje não é a mesma”, contesta Márcio Pires, presidente da Federação das Cooperativas de Transporte Alternativo (Fecotral). Topiqueiros criticam o número de concessões, a exigência de viagem sem paradas no meio do caminho e o valor das tarifas, 10% mais caras que a de ônibus.

Ontem, o Detro aplicou 111 multas e apreendeu 47 ônibus de transporte intermunicipal em 20 terminais na Região Metropolitana e no Interior do estado.
(O Dia Online)

Nenhum comentário: