quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Túnel Rebouças está fechado por tempo indeterminado

Cerca de 100 toneladas de terra deslizaram por causa da chuva

Rio - Desmoronamento de terra na noite desta terça-feira sobre a galeria do Túnel Rebouças, no Cosme Velho, provoca a interdição das duas pistas por tempo indeterminado. O primeiro deslizamento aconteceu na encosta do Morro dos Guararapes, por volta das 21h. Outros ocorreram no início da manhã desta quarta-feira e a previsão é de que continuem enquanto estiver chovendo. Cerca de 100 toneladas de terra já deslizaram. De acordo com a Defesa Civil, ninguém ficou ferido.

Segundo agentes da GeoRio e da Defesa Civil, o desabamento foi provocado pelas chuvas que deslocaram faixa de terra, pedra e até árvores da encosta. Homens da Comlurb chegaram a iniciar o trabalho de remoção de terra, mas, devido a um novo desmoronamento, os trabalhos foram suspensos. A GeoRio afirma que a situação é de alto risco.

Pelo Rebouças trafegam diariamente 190 mil veículos. Sem previsão para liberação das pistas e temendo grandes engarrafamentos na cidade, as autoridades de trânsito apelaram para que as pessoas evitassem sair de carro nesta quarta e usassem os transportes coletivos.

Trânsito

O trânsito está caótico no Rio na manhã desta quarta. O transporte coletivo é mais indicado. O metrô reduziu o intervalo entre as composições de quatro para três minutos. Os trens estão lotados. Pelo menos sete bairros estão sem luz, entre eles, Copacabana, Freguesia, Anil, Barra da Tijuca, Santa Teresa e Tijuca. Alguns semáforos estão desligados.

Confira as condições de trânsito ao vivo:

Câmeras da CET-Rio
Ponte Rio-Niterói
ViaLagos
Rodovia Presidente Dutra
Rodovia Rio-Petrópolis - Juiz de Fora
Rodovia Rio-Teresópolis-Além Paraíba

Aeroportos

O Aeroporto Santos Dumont está fechado para pousos e decolagens para aeronaves acima de 20 t desde às 6h, quando começaram as operações, devido à chuva. Com isso, vôos da ponte aérea Rio-São Paulo estão suspensos. Segundo a Infraero, dos 18 vôos que estavam previstos até as 9h, nenhum partiu ou chegou.

O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão) funciona por instrumentos para pousos e decolagens. Dos 39 vôos previstos entre 6h e 9h, quatro sofreram atraso superior a uma hora. Não houve cancelamentos no período.

(O Dia Online e G1)

Nenhum comentário: