segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Idosos terão centro de referência em Niterói

Niterói vai ganhar o primeiro centro de referência de atenção voltado exclusivamente para a terceira idade. A iniciativa faz parte do RioSolidário, a obra social do Estado do Rio presidida pela primeira-dama Adriana Ancelmo Cabral, e vai funcionar no imóvel conhecido como Casa da Princesa, localizado em Charitas. O espaço vai contar com academia de ginástica, anfiteatro, sala de cinema, sala de fisioterapia, espaço ecumênico e trilhas para caminhada.

O projeto, que também será chamado de Casa da Princesa, tem como objetivo principal ser um local onde os idosos possam exercer sua autonomia e se divertir. Serão oferecidos três modelos de assistência ao idoso: o Centro Dia, o Centro de Convivência e o Atendimento de Longa Permanência. Da Suíça, onde acompanhava o marido em viagem pela campanha pelas Olimpíadas de 2016, Adriana Ancelmo disse que a idéia partiu do próprio governador Sérgio Cabral Filho.

"Sérgio me pediu que realizasse um trabalho voltado para a terceira idade. O projeto foi sendo montado e se tornou esse superprojeto com todas as modalidades de atendimento ao idoso. O local é privilegiadíssimo, e o público idoso poderá vir de diversos locais, como Niterói, São Gonçalo e outras localidades próximas. Mas o fundamental é que o idoso poderá contar, além de serviços, com diversão", explicou Adriana.

A equipe técnica será formada por geriatras, assistentes sociais, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, nutricionistas e acompanhantes de idosos. O Centro Dia será destinado ao atendimento de idosos que precisam de atenção especial em conseqüência de alguma dificuldade na realização de tarefas diárias. Serão oferecidas palestras sobre cuidados com a saúde, atividades lúdicas, oficinas de memória e esclarecimentos sobre as leis de proteção, tendo como principal objetivo preservar vínculos familiares e afetivos, reforçando a autonomia e orientando a família sobre a realidade do idoso. O Centro Dia terá capacidade para atender cerca de 40 pessoas.

( O Fluminense)

Um comentário:

Unknown disse...

morei muitos anos nesse casarao,e gostaria que tivesse fotos pra eu poder mostrar a meus filhos