quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Patrulha Ambiental: um olhar pela preservação


A população carioca pode ajudar a Prefeitura do Rio a preservar o meio ambiente. Em setembro de 2001, foi criado o programa Patrulha Ambiental, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o objetivo de realizar o pronto-atendimento de qualquer demanda emergencial da fiscalização ambiental da cidade. Para minimizar e impedir danos ao meio ambiente, o serviço disponibiliza um telefone para reclamações e denúncias, diariamente das 7h às 19h.

Dentre as ocorrências atendidas pela Patrulha Ambiental estão as relacionadas à poluição hídrica, do ar e do solo. Não são cobertas pelo serviço as denúncias sobre poluição sonora. A Patrulha Ambiental conta com duas equipes compostas por técnicos da secretaria e guardas de Defesa Ambiental, bem como toda a infra-estrutura necessária para o combate ao crime ambiental, tais como, carros, material de combate a incêndio, GPS portátil (equipamento de localização), barcos e material de resgate em floresta.

Seja você também um fiscal do meio ambiente. Ligue para o Disque-Patrulha Ambiental e denuncie as irregularidades.

Disque-Patrulha Ambiental: 2498-1001
(Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro)

3 comentários:

Unknown disse...

Tratamento desrespeitoso ocorre quando aqueles que estão no poder tratam as árvores e os animais silvestres como se fossem meros objetos! As árvores, os esquilos ,os pássaros e os micos têem tanto direito de estarem aqui quanto os humanos. Nós colhemos o que plantamos! Para muitas espécies simplesmente não há para onde ir. O ser humano deveria amar os animais e as árvores como o experiente ama o inocente, e como o forte ama o vulnerável!!! Pena que a patrulha do meio ambiente só se interesse por GRANDES agressões á natureza, vcs deviam se tocar que as agressões de grande proporção começam com atos pequenos contra animais silvestres que habitavam as grandes ávores da rua Marquês de Olinda, que lhes pediu socorro e não foi atendido! Por preconceito por ser uma "amendoeira gigante" não merece a mesma consideração de um jacarandá!!! Imagina a minha pretensão! TENTAR EM VÃO, CONSEGUIR AJUDA DA PATRULHA P SALVAR ANIMAIZINHOS TÃO INSIGNIFICANTES P OS HOMINAIS que se acham os donos da TERRA!!!!! Ecochata sou eu né, vcs são só mais um orgão, mais uma secretaria! Atenciosamente.

Albano disse...

Quero ver a patrulha ambiental prender quem está desmatando irregularmente a floresta da Boiúna.
Já derrubaram algumas arvores mas a patrulha não atende meu chamado.
O local e na rua dos biólogos, com rua dos físicos.
delonge dá pra ver os atos dos criminosos.

Stella disse...

Hoje liguei para o telefone da Patrulha Ambiental às 8:45 e ninguém atendeu! Vocês resgatam animais silvestres em perigo na rua?