sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Prefeito participa de início dos eventos no Rio pelo centenário da imigração japonesa


Prefeito Cesar Maia foi o anfitrião, no Palácio da Cidade, em Botafogo, do lançamento oficial do calendário de eventos comemorativos pelo Centenário da Imigração Japonesa do Estado do Rio. O evento que aconteceu ontem à noite, teve a presença do embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanouchi, e do Cônsul-geral do japão no Rio, Masahiro Fukawa, celebrou o início oficial do Ano de Intercâmbio entre o Brasil e aquele país.

Em seu discurso durante a cerimônia, Cesar Maia - que também é vice-presidente de honra da Comissão de Eventos Comemorativos do Centenário no Rio - lembrou a presença, sobretudo na educação, da colônia agrícola japonesa que se instalou na região de Santa Cruz há exatos 70 anos.

"A colônia foi importante pelas escolas que deixou, e que hoje fazem parte da Rede Municipal de Ensino, e pela tradição de disciplina dos seus alunos", ressaltou. Toda a história foi levantada em detalhes pelo educador Sinval de Souza, que é professor de uma das escolas fundadas pelos japoneses em Santa Cruz, a E.M. Joaquim da Silva Gomes.
(www.rio.rj.gov.br)

Nenhum comentário: