sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Rio: 443 anos amanhã

Amanhã, 1º de março, a cidade do Rio de Janeiro estará aniversariando: 443 anos de sua fundação . Reproduzimos algumas declarações de ilustres sobre a Cidade Maravilhosa: a do imperador D. Pedro I, do cientista Charles Darwin e do escritor Stefan Zweig que viveu no Rio de Janeiro. O Rio, na verdade, mereceu declarações apaixonadas desde cedo: do Governador Tomé de Souza, do Pe. José de Anchieta, do escritor Saint Hilaire, do cientista Carl Seidler, entre outros.

D. Pedro I
Presidente e Vereadores do Senado da Camara da Cidade do Rio de Janeiro; Eu o Imperador Constitucional e Defensor Perpetuo do Imperio do Brazil vos Envio muito saudar.-Tomando em consideração as muitas e mui decisivas provas de patriotismo, lealdade, e adhesão á Minha aug'usta pessoa, e á causa do Brazil, dadas pelos habitantos desta Capital no memoravel dia 9 de Janeiro de 1822 até hoje, seu anniversario ; e Desejando concorrer, quanto me. seja possivel, para perpetuar a memoria dos heroicos esforços de tão generoso povo, e paradar-lhes uma pequena prova do meu justo e devido reconhecimento: Hei por bem Conceder à Cidade do Rio de Janeiro o titulo de - Muito Leal e Heroica -, de que ficará gozando perpetuamente. O que Me pareceu participar-vos para vossa intelligencia, e execução. Escripta no Palacío do Rio de Janeiro em 9 de Janeiro de 1823, 2° da lndependencia e do lmperio. (Carta Imperial de 9/1/1823 dá à cidade do Rio de Janeiro o título de Mui Leal e Heróica)

Charles Darwin
...De uma altitude de 500 a 600 pés, apresentou-senos uma dessas vistas esplêndidas que são tão comuns em tôda parte no Rio. Desta elevação a paisagem atinge o seu mais brilhante colorido, e cada fm'ma, cada sombra, tão completamente excede em magnificên-cia tudo o que o europeu sempre viu em seu país de origem que êle não sabe como exprimir as suas sensações. O efeito geral freqüentemente lembra, as mais alegres cenas de ópera ou dos grandes teatros. [1832].

Stefan Zweig
No Rio, a vida pode ser boa para todos. A idéia de aqui ser rico, de viver em uma dessas casas maravilhosas cercadas de parques e situadas nos outeiros da Tijuca é muito sedutora. É mais fácil ser pobre aqui do que noutra grande cidade. O mar é livre para o banho, e a beleza para todos os olhos; as pequenas necessidades da vida custam pouco dinheiro; as pessoas são afáveis e é infinda a multiplicidade das pequenas surprêsas diárias que fazem feliz uma pessoa, sem que ela saiba o porquê disso. Há na atmosfera, algo de brando e repousante que faz com que o indivíduo se torne menos combativo, talvez também menos enérgico. Esta paisagem, com tudo o que é belo e sem-par na terra, dá ao indivíduo um misterioso consôlo. De noite com os milhões de estrêlas e luzes; de dia com as côres claras e vivíssimas, ardentes e explosivas; no crepúsculo com a sua leve neblina e jogos de nuvens, em seu calor fragrante e em seus aguaceiros tropicais, esta cidade é sempre encantadora. Quanto mais tempo a conhecemos, tanto mais gostamos dela. Mas quanto mais tempo a conhecemos, tanto menos podemos descrevê-Ia. [1936] (Extraído da mensagem da Empresa Municipal de Informática S.A _ IPLAN_ por ocasião do aniversário da cidade, 1º de março, 29/2)

Nenhum comentário: