terça-feira, 18 de março de 2008

Dengue: Rio pede socorro


Representantes da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e do Ministério da Saúde estão abrindo negociações com os hospitais federais e universitários e dos hospitais das Forças Armadas, para aumentar o número de leitos para tratamento de pacientes com dengue.

Entretanto, os leitos destinados à dengue nos hospitais das Forças Armadas já estão ocupados pelos próprios militares e dependentes. Na próxima segunda-feira (24), haverá reunião com representantes das Forças Armadas para analisar a disponibilidade de novos leitos.

Já a negociação com os hospitais universitários e com hospitais federais já teve um primeiro resultado positivo, com a abertura de 134 vagas para pacientes com dengue. Nas próximas semanas, estarão disponíveis mais 85 leitos nos hospitais federais e 49 nos universitários.

O secretário de Saúde do Estado do Rio, Sérgio Côrtes, explicou que a Central de Regulação de Leitos garante não só a vaga, mas também a transferência dos pacientes, além de regular o tempo de internação.

"Não tem cabimento um plantonista ligar para um colega de outro hospital e implorar por uma vaga. A central de regulação de leitos é para isso: o plantonista entra em contato com a central, informa o quadro clínico do paciente, e a central informa onde há esse leito disponível. Uma vez disponível esse leite, nós garantimos a transferência do paciente numa ambulância do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] ou do Corpo de Bombeiros. Estamos garantindo não só a vaga, mas também a transferência", disse Côrtes.
(Agência Rio de notícias)

Nenhum comentário: