quinta-feira, 27 de março de 2008

Morte de bandidos por populares é bem vista pela maioria dos niteroienses

Em pesquisa realizada no site do Jornal O Fluminense, após os dois casos em que policiais – um em Niterói e o outro em Itaboraí – atiraram em bandidos que tentavam assaltá-los, chegou-se a um resultado surpreendente. Para aproximadamente 89% dos leitores os policiais atuaram com correção ao reagir com violência e atirar em seus respectivos assaltantes. Tal resultado leva a uma reflexão sobre o que está levando o cidadão fluminense à tamanha intolerância à atividade criminosa.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Estudos em Criminologia e Direitos Humanos da Universidade Federal Fluminense (Nuesc–UFF), a socióloga Edna Del Pomo, é preocupante a influência que estes dois casos podem exercer sobre o cidadão comum. De acordo com ela, é necessário que todos tomem cuidados porque pessoas sem treinamento podem se sentir estimuladas a andarem armadas e a reagir. O resultado mostra a insatisfação e a impaciência do cidadão com a violência que tomou conta do estado do Rio de Janeiro. Del Pomo vai mais além e afirma que as pessoas estão próximas de viver no Rio a "lei da selva".

Apesar do resultado da pesquisa, segundo os últimos dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (IFS), foram registrados em um mês sete casos de auto resistências em Niterói e São Gonçalo, três a menos que os dez registrados no mesmo espaço de tempo, no ano passado.

(O Fluminense)

Nenhum comentário: