domingo, 27 de abril de 2008

Prefeitura do Rio barra caminhões

Os veículos só vão poder circular em 26 vias nos intervalos das 6h às 10h e das 17h às 20 h

A partir do dia 5, a prefeitura espera reduzir o caos nos horários de pico no trânsito. É quando começa a valer o decreto do prefeito Cesar Maia que proíbe o tráfego de caminhões e veículos de carga em toda a Zona Sul, Centro, parte da Zona Norte, como Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e Méier, e bairros da Zona Oete, como Jacarepaguá e Barra. O decreto cria uma "muralha" que começa na Estrada da Barra da Tijuca, sobe pela Geremário Dantas e desce a D. Hélder Câmara.

"Vamos retirar cerca de 30 mil veículos de circulação das 6h às 10h e das 17h às 20h. Esperamos aumentar em pelo menos 10% a fluidez no trânsito", explicou ontem o subsecretário de Transportes, Dalny Sucasas.

Para o Presidente do Conselho de Varejo da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Daniel De Plá, a medida merece elogios. "Vivemos numa megacidade. Ações como essa são necessárias e urgentes para levar qualidade de vida aos moradores. Talvez tenha um custo adicional, isso precisa ser estudado", avaliou De Plá.

Já o Sindicato das Empresas do Transporte de Cargas e Logística do Rio lamentou o decreto. "Estamos preocupados. Teremos de reformular a logística de abastecimento e ver se é possível adaptar o setor", reclamou o presidente César Holanda.

Em Botafogo, onde o problema prejudica quem mora ou trafega pela ruas Voluntários da Pátria, São Clemente e Mena Barreto, a decisão foi comemorada. "A medida é muito boa, resta saber se a fiscalização será tão boa quanto", disse a presidente da Associação de Moradores do bairro, Regina Chiaradia.

De acordo com a prefeitura, a fiscalização ficará a cargo da CET-Rio e da Guarda Municipal. O decreto prevê exceções como o tráfego de veículos de emergência e serviços, como caminhões dos Bombeiros, da Comlurb, reboques e carros-fortes.

(Jornal O Dia - Sábado, 26 de Abril - Flávia Salme)

Nenhum comentário: