terça-feira, 13 de maio de 2008

Pesquisadores desenvolvem sabonete que espanta mosquito da dengue

RIO - Três pesquisadores do Laboratório de Ciências Químicas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) desenvolveram um sabonete repelente capaz de afastar o mosquito transmissor da dengue. Segundo os pesquisadores, a eficácia do produto sobre a pele seria de até seis horas. O sabonete é composto de glicerina, essências naturais de plantas como o cravo-da-índia, citronela e capim-limão, e outras substâncias químicas que ajudam a aumentar o tempo de ação do produto.
De acordo com o coordenador da pesquisa e chefe do Setor de Síntese Orgânica do Laboratório de Ciências Químicas da Uenf, Edmilson José Maria, a eficácia do sabonete foi comprovada em testes com cobaias e com humanos. Segundo ele, o sabonete foi aplicado em camundongos, que ficaram em contato com mosquitos Aedes aegypti criados em cativeiro no laboratório e que não têm o vírus da dengue.
O produto também foi testado no próprio pesquisador, que se tornou voluntário para as pesquisas. O sabonete foi aplicado na mão e no antebraço de Edmilson, que foram colocados em gaiolas cheias de mosquitos para verificar se haveria algum tipo de contato dos insetos com a pele. Segundo o pesquisador, não houve nenhum contato entre seus membros e os insetos.
(O Globo online, 13/05)

Nenhum comentário: