terça-feira, 24 de junho de 2008

Mototáxis se espalham pelo Rio

O serviço é anunciado em cartazes e faixas em ruas e avenidas da Zona Norte à Zona Sul. Em Vila Isabel, a barraca usada pelos mototaxistas ocupa parte da Praça Barão de Drummond e há até tabela de preços para mais de 20 itinerários.
Em Copacabana, na subida da Ladeira dos Tabajaras, há uma fila de motos à espera de passageiros, que aparecem a todo momento. Apesar da procura, o serviço não oferece segurança. A viagem é feita sem capacete, o que aumenta o risco em caso de acidentes.
Flagramos três pessoas em uma moto, todas sem proteção - entre elas, uma criança. No ponto de mototáxis em frente à estação do metrô de Irajá, mais flagrantes de irresponsabilidade.
“Eu esqueci o capacete em casa, imprudência minha”, admite o mototaxista Bruno Castor.
“Eu sei que é arriscado, mas infelizmente você tem que pegar às vezes uma moto dessas por não haver ônibus no local“, justifica o técnico de eletrônica Paulo Raimundo.
O Código de Trânsito Brasileiro não prevê o transporte comercial de passageiros em veículos de duas rodas, por isso, a atividade dos mototaxistas é considerada ilegal. Quem desrespeita a lei pode ser punido com multa e quatro pontos na carteira, além de ter a moto apreendida.
(RJTV, 1a. edição)

Nenhum comentário: