quarta-feira, 23 de julho de 2008

Uerj lança livro sobre a história da imprensa no Brasil

RIO - A editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro lança nesta quarta-feira, às 19h, no Museu da República, Rua do Catete, 153, o livro Entre a Monarquia e a República: Imprensa, Pensamento Político e Historiografia (1822-1889). A obra, organizada pelas professoras do Programa de Pós-Graduação em História da Uerj, Mônica Leite Lessa e Silvia Carla Pereira de Brito Fonseca, faz uma reconstituição histórica do lugar da imprensa na história política brasileira no período que vai do primeiro Reinado, do Regente Dom Pedro I, até a Proclamação da República.
Segundo Mônica Lessa e Silvia Carla, o livro oferece um painel de pesquisas temáticas, temporais e geográficas. E permite ainda que seja analisada a trajetória da imprensa em terras brasileiras, "ao mesmo tempo tão impares e tão análogas a outros processos desenvolvidos em outras partes e outras épocas".
O livro será lançado em comemoração aos 200 anos da imprensa no Brasil. Nascida com o nome Imprensa Régia em 13 de maio de 1808, o jornalismo tomou forma no país ainda neste mesmo ano, com a criação do Correio Brasiliense em 1º de junho e da Gazeta do Rio de Janeiro, em 10 de setembro.
(JB online)

Nenhum comentário: