terça-feira, 26 de agosto de 2008

Campanha de vacinação contra a rubéola

A Cidade do Rio de Janeiro está em plena Campanha contra a Rubéola. Pessoas entre 12 e 39 anos terão até o dia 12 de setembro para se imunizar contra a doença. É importante ressaltar que todos que estiverem nessa faixa etária devem se vacinar independente de já terem tomado outras doses. Estão à disposição da população 165 postos de vacinação na cidade, de segunda e sexta-feira, das 8 às 17horas. A vacina não tem contra-indicação e apenas as mulheres grávidas não devem tomar.

Os países das Américas assumiram um compromisso de eliminar a rubéola e a rubéola congênita no continente até 2010. Com esse intuito, o Brasil organiza a maior campanha já feita no país. No município o objetivo é imunizar 2,8 milhões de pessoas.

A rubéola é uma doença viral que se caracteriza por febre baixa, manchas vermelhas, que se iniciam na face e se espalham para o tronco e membros. Adolescentes e adultos podem apresentar dor nas articulações, conjuntivite, coriza e tosse. A preocupação é maior com as mulheres grávidas, que podem passar a doença para o feto, causando má-formação e aborto.

As vacinas usadas são a tríplice viral, de 12 a 19 anos, que protege contra rubéola, sarampo e caxumba ou a dupla viral, de 20 anos em diante, contra rubéola e sarampo. A vacinação é a única medida eficaz de prevenção da doença.

Mais informações sobre onde se vacinar estão no site www.saude.rio.rj.gov.br ou pelo telessaúde 2273-0846.

Nenhum comentário: