segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Começa retirada do lixo flutuante da Baía de Guanabara

Começou nesta segunda-feira (4), a operação de retirada de lixo flutuante da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. O trabalho será feito por três embarcações, cedidas pela Secretaria do Ambiente: duas traineiras e um barco de menor porte.
O lixo flutuante é o principal responsável pelas panes nos motores das embarcações que fazem o transporte marítimo de passageiros. Esses incidentes acabam provocando atrasos e transtornos no transporte de passageiros.
A secretária do Ambiente, Marilene Ramos, explica que a passagem das duas traineiras, interligadas por uma rede, funcionará como um arrastão, retirando o lixo.
"Já utilizamos ecobarreiras na foz de alguns rios que deságuam na margem leste da baía, como na saída do Canal do Cunha e no Canal do Caju, no Rio. Agora, vamos instalar também ecobarreiras na foz dos rios Brandoa e Maruí, em Niterói, que hoje são dois pontos de emissão de lixo para a baía. A idéia é expandir o trabalho de remoção desse material para a área de tráfego das barcas", comentou. (Agencia Rio de Notícias)

Nenhum comentário: