terça-feira, 26 de agosto de 2008

Desde 2007, cidade do Rio teve pelo menos 1.455 novas ocupações

RIO - Há pouco mais de um ano, um terreno atrás do Parque Alegria, no Caju, foi ocupado. Os invasores seriam moradores da própria favela, controlada por uma facção criminosa. Sem sofrer qualquer tipo de repressão, vários dos mais de cem barracos de madeira já viraram casas de alvenaria. A nova comunidade, segundo a Associação de Moradores do Parque Alegria, ganhou o nome oficial de "Vila do Mexicano". Mas o lugar é mais conhecido como "Toco" e "Portelinha", o último numa referência à favela fictícia criada na novela Duas Caras.
Pelo menos 1.455 novas invasões ocorreram no Rio recentemente. Essa é a quantidade de ações de reintegração de posse só de áreas favelizadas (20,68% do total desse tipo de ação), impetradas de janeiro de 2007 até junho deste ano na capital, conforme levantamento da Corregedoria do Tribunal de Justiça.
Segundo dados da Corregedoria, no bairro de Bonsucesso 71,76% das ações de reintegração de posse, propostas em um ano e meio, são de áreas de favelas - 101 de um total de 141. Em Manguinhos, mais da metade delas são de favelas (26 de 48). Em números absolutos é em favelas de Bangu onde ocorreram mais invasões: 458 (quase um terço das ações de reintegração de posse no bairro).
(O Globo online)

Nenhum comentário: